Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1)

CAPÍTULO 11

O Estudo Bíblico e a Mente

MCP1 - Pag. 89  

III. O Desenvolvimento da Mente

O Estudo Bíblico e a Mente

Base de Todo Estudo

A Palavra de Deus deve ser a base de todo estudo, e as palavras da revelação, atentamente estudadas, falam ao intelecto e ao coração, fortalecendo-os. A cultura do intelecto é necessária, para podermos compreender a revelação da vontade de Deus a nós. Não pode ser negligenciada pelos que são obedientes a Seu mandamento. Deus não nos concedeu as faculdades da mente para que as dedicássemos a atividades desprezíveis e frívolas. Manuscrito 16, 1896.

Firmeza de Princípios

Recebidas, as verdades bíblicas elevarão a mente e a alma. Se a Palavra de Deus fosse apreciada como deveria ser, tanto os jovens como os idosos possuiriam uma retidão interior, uma firmeza de princípios que os habilitariam a resistir à tentação. A Ciência do Bom Viver, pág. 459.

O Único Guia Verdadeiro

O familiarizar-nos com as Escrituras aguça as faculdades de discernimento e fortalece a alma contra os ataques de Satanás. A Bíblia é a espada do Espírito, que nunca deixará de vencer o adversário. É o único guia verdadeiro em todos os assuntos de fé e prática. O motivo por que Satanás tem tão grande domínio sobre a mente e o coração dos homens, é não haverem


MCP1 - Pag. 90  

eles tornado a Palavra de Deus o homem de seu conselho, e todos os seus caminhos não foram provados pela verdadeira prova. A Bíblia nos mostrará a direção que devemos seguir para tornar-nos herdeiros da glória. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 29.

A Educação Superior

Não há mais elevada educação a adquirir, do que a que foi ministrada aos primeiros discípulos, e que nos é revelada mediante a Palavra de Deus. Obter a mais alta educação é seguir implicitamente essa palavra; isto significa andar nas pegadas de Cristo e exercer Suas virtudes. Importa renunciar ao egoísmo e consagrar a vida ao serviço de Deus.

A mais elevada educação requer algo maior e mais divino do que o conhecimento que se obtém meramente dos livros. Ela significa um conhecimento individual, experimental de Cristo; quer dizer emancipação de idéias, hábitos e práticas adquiridos na escola do príncipe das trevas, e que se opõem à lealdade para com Deus. Quer dizer subjugar a obstinação, o orgulho, o egoísmo, as ambições mundanas, a incredulidade. É a mensagem da libertação do pecado. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 11 e 12.

Inspira a Mente

Na Palavra de Deus, encontra a mente assuntos para o mais profundo pensamento, para as mais altas aspirações. Ali podemos entreter comunhão com patriarcas e profetas, e ouvir a voz do Eterno ao falar com os homens. Ali vemos a Majestade dos Céus, humilhando-Se, para tornar-Se nosso substituto e segurança; para, de mãos indefesas, competir com os poderes das trevas e alcançar a vitória em nosso favor. Uma contemplação reverente de assuntos como estes não pode deixar de abrandar, purificar e enobrecer o coração, e ao mesmo tempo infundir no espírito nova força e vigor. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 52 e 53.

Revela o Propósito da Vida

Mas o que sobre todas as demais considerações deve levar-nos a apreciar a Bíblia é que nela está revelada aos homens a vontade de Deus. Ali aprendemos o objetivo de nossa criação e os


MCP1 - Pag. 91  

meios pelos quais esse objetivo pode ser atingido. Aprendemos a melhorar sabiamente a presente vida, e a conseguir a futura. Nenhum outro livro pode satisfazer às indagações do espírito, ou aos anelos do coração. Obtendo conhecimento da Palavra de Deus, e a ela dando atenção, podem os homens levantar-se das maiores profundezas da degradação, para se tornarem filhos de Deus, companheiros dos anjos imaculados. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 53 e 54.

Parábolas que Impressionam

Deus deseja que nossa mente seja impressionada, despertada e instruída por Suas sagradas parábolas. Ele queria que a Natureza frustrasse as tentativas feitas para divorciar a ciência, dos cristãos seguidores da Bíblia. Deseja Ele que as coisas da Natureza que agradam aos nossos sentidos mantenham a atenção e imprimam na mente verdades bíblicas. Youth"s Instructor, 6 de maio de 1897.

A Bíblia sem Rival

Como poderoso meio de educação, a Bíblia não tem rival. Coisa alguma comunicará tanto vigor a todas as faculdades, como quererem os estudantes apanhar as estupendas verdades da revelação. A mente gradualmente se adapta aos assuntos sobre os quais se lhe permite demorar. Se só se ocupa com assuntos comuns, com exclusão de temas grandes e altíssimos, tornar-se-á restrita e enfraquecida. Se nunca for solicitada a lidar com problemas difíceis ou obrigada a compreender verdades importantes, depois de algum tempo ela quase perderá o poder de crescimento. Testimonies, vol. 5, pág. 24.

Com Fé Simples

Deus deseja que o homem exercite suas faculdades de raciocínio, e o estudo da Bíblia fortalecerá e enobrecerá a mente como nenhum outro estudo o pode fazer. É o melhor exercício mental bem como espiritual para a mente humana. Devemos, entretanto, cuidar para não endeusar a razão, que é sujeita às fraquezas e enfermidades dos homens.

Se não quisermos que as Escrituras fiquem obscurecidas ao nosso entendimento, de modo que mesmo as claras verdades não sejam compreendidas, temos de ter a simplicidade e a fé possuídas por uma criança, prontos a aprender e rogando o auxílio do Espírito Santo.


MCP1 - Pag. 92  

O senso do poder e sabedoria de Deus e de nossa inaptidão para compreender Sua grandeza, deve inspirar-nos humildade, e devemos abrir Sua Palavra, como se fôssemos a Sua presença, com santo e reverente temor. Quando nos aproximamos da Bíblia, a razão tem de reconhecer uma autoridade superior a si, e coração e intelecto têm de curvar-se ante o grande EU SOU. Testimonies, vol. 5, págs. 703 e 704.

Não Estudar Coisa Nenhuma que Obscureça a Palavra de Deus

Jesus Cristo é nossa pedra de toque espiritual. Ele revela o Pai. Coisa alguma deve ser dada como alimento ao cérebro, que traga à mente uma névoa ou nuvem em relação à Palavra de Deus. Nenhuma descuidosa desatenção deve ser mostrada em relação ao cultivo do solo do coração. A mente tem de estar preparada a apreciar a obra e as palavras de Cristo, pois Ele veio do Céu para despertar o desejo pelo pão da Vida, e para dá-Lo a todos os que têm fome de conhecimento espiritual. Manuscrito 15, 1898.

A Escritura Reconhece o Livre-Arbítrio do Homem

Quando examinamos a Palavra de Deus, anjos estão ao nosso lado, fazendo incidir brilhantes raios de luz sobre suas páginas sagradas. As Escrituras falam ao homem como tendo ele poder de escolha entre o certo e o errado; falam-lhe em advertências, em repreensão, em súplica, em animação. A mente tem de exercitar-se nas solenes verdades da Palavra de Deus, ou do contrário se enfraquecerá. ... Temos de examinar por nós mesmos e saber as razões de nossa fé, comparando passagem com passagem. Tomai a Bíblia, e de joelhos suplicai a Deus que vós ilumine a mente. Review and Herald, 5 de março de 1884.

A Mente Encontra o Mais Nobre Desenvolvimento

Se a Bíblia fosse estudada como deve ser, os homens se tornariam fortes no intelecto. Os assuntos tratados na Palavra de Deus, a digna simplicidade de suas expressões, os nobres temas que apresenta ao espírito, desenvolvem no homem faculdades que não se poderiam desenvolver de outro modo. Na Bíblia abre-se à imaginação um campo ilimitado.


MCP1 - Pag. 93  

O estudante sairá da contemplação de seus grandiosos temas, da associação com suas altíssimas imagens, mais puro e nobre no pensamento e nos sentimentos, do que se tivesse passado o tempo na leitura de qualquer obra de mera origem humana, a não falar nas de caráter frívolo.

As mentes jovens deixam de alcançar seu mais nobre desenvolvimento quando negligenciam a mais alta fonte de sabedoria - a Palavra de Deus. A razão de termos tão poucos homens de elevado pensamento, de estabilidade e sólido valor, está em que Deus não é temido. Deus não é amado, os princípios da religião não são postos em prática como deveriam ser. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 165.

Tesouros Escondidos

A Bíblia, tal qual nela se lê, deve ser nosso guia. Coisa alguma é tão adequada a ampliar a mente e fortalecer o intelecto, como o estudo da Bíblia. Nenhum outro estudo assim elevará a alma e dará vigor às faculdades como o estudo dos vivos oráculos. A mente de milhares de ministros do evangelho é pouco desenvolvida porque se lhes permite demorar em coisas vulgares, e não se exercitam em buscar os tesouros escondidos da Palavra de Deus. Ao ser a mente levada a estudar a Palavra de Deus, o entendimento se ampliará e as faculdades superiores se desenvolverão, para compreenderem a alta e enobrecedora verdade.

É de acordo com a espécie de assunto com que a mente se familiariza, que ela é, ou diminuída ou ampliada. Se a mente não se ergue para fazer vigorosos e persistentes esforços no empenho de compreender a verdade, comparando passagem com passagem, ela por certo se contrairá e perderá seu tono. Devemos lançar nossa mente à tarefa de perscrutar as verdades que não ficam diretamente na superfície. Review and Herald, 28 de setembro de 1897.

A Bíblia Dirige a Vida em Rumo Certo

A Bíblia toda é uma revelação da glória de Deus em Cristo. Recebida, crida e obedecida, ela é o grande instrumento na transformação do caráter. É o grande estímulo, a constrangedora força, que vivifica as faculdades físicas, mentais e


MCP1 - Pag. 94  

espirituais, dando à existência a devida orientação.

O motivo por que os jovens, e mesmo os de idade madura, são tão facilmente induzidos à tentação e ao pecado é não estudarem a Palavra de Deus, nem meditarem nela como devem. A falta de firme e decidida força de vontade que se manifesta na vida e no caráter é resultante de negligência das sagradas instruções da Palavra de Deus. Eles não dirigem, mediante diligente esforço, a mente àquilo que lhes inspiraria pensamentos puros, santos, desviando-a do que é impuro e falso. A Ciência do Bom Viver, pág. 458.

Revela as Normas de Santo Viver

O Senhor, em Sua grande misericórdia, revelou-nos, nas Escrituras, Suas normas de um viver santo - Seus mandamentos e Suas leis. Neles nos refere os pecados a evitar; explica-nos o plano da salvação e aponta o caminho para o Céu. Se obedecer a Sua injunção de "examinar as Escrituras", ninguém precisa ignorar essas coisas.

O real progresso da alma na virtude e no conhecimento divino, verifica-se segundo o plano da soma - somando constantemente as graças, que para serem postas ao alcance de todos, Cristo fez um sacrifício infinito. Somos finitos, mas devemos ter uma intuição do infinito.

A mente tem de ser forçada, contemplando a Deus e Seu maravilhoso plano da salvação. A alma será assim erguida acima das coisas vulgares e ligada às coisas eternas.

O pensamento de que estamos no mundo de Deus, e na presença do grande Criador do Universo, que fez o homem a Sua própria imagem, exaltará a mente para campos de meditação mais amplos e elevados do que qualquer história fictícia. O pensamento de que os olhos de Deus nos estão observando, que Ele nos ama e cuidou tanto do homem caído que deu Seu muito amado Filho para nos remir, a fim de que não perecêssemos miseravelmente - esse pensamento é grandioso, e quem quer que abra o coração para aceitar e contemplar esses grandes temas, jamais ficará satisfeito com assuntos comuns, sensacionais. Review and Herald, 9 de novembro de 1886.


MCP1 - Pag. 95  

Novo Coração quer Dizer Mente Nova

As palavras: "Dar-vos-ei coração novo" (Ezeq. 36:26), significam: "Dar-vos-ei mente nova." Essa mudança de coração sempre é acompanhada de um claro conceito do que seja dever cristão - uma compreensão da verdade. A clareza de nossa intuição da verdade será proporcional a nossa compreensão da Palavra de Deus. Aquele que der às Escrituras uma atenção íntima, acompanhada de oração, alcançará uma compreensão clara e são juízo, como se, volvendo-se para Deus, tivesse alcançado um mais alto grau de inteligência. Review and Herald, 10 de novembro de 1904.

Não uma Leitura Casual

Não é seguro para nós desviar-nos das Santas Escrituras, lendo apenas casualmente suas páginas sagradas. ... Subordinai a mente à elevada tarefa que lhe foi posta adiante, e estudai com decidido interesse, a fim de poderdes compreender a verdade divina. Os que assim fazem, surpreender-se-ão ao verificar a que ponto pode chegar a mente. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 33.

O Treino da Memória Ajuda a Mente

A mente tem de ser restringida, e não permitida a vaguear. Deve ser treinada a conviver com as Escrituras e com temas nobres, edificantes. Porções das Escrituras, mesmo capítulos inteiros, podem ser confiados à memória para ser repetidos quando Satanás se apresenta com suas tentações. O capítulo cinqüenta e oito de Isaías é proveitoso para esse propósito. Confronte-se a alma com as restrições e instruções dadas por inspiração do Espírito de Deus.

Quando Satanás quer levar a mente a demorar-se em assuntos terrenos e sensuais, mais eficazmente se lhe pode resistir com "está escrito". ... Quando ele sugere dúvidas sobre sermos ou não realmente o povo que está sendo guiado por Deus, que por testes e provas está Ele preparando para resistir no grande dia - então estai preparados para enfrentar suas insinuações apresentando, da Palavra de Deus, a clara evidência de que este é o povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Review and Herald, 8 de abril de 1884.

O Estudo da Bíblia Produz Mentes Bem Equilibradas

Os que se acham sob a direção do Espírito Santo serão capazes


MCP1 - Pag. 96  

de ensinar a Palavra inteligentemente. E se ela for feita guia de estudos, com fervorosa súplica pela guia do Espírito e uma plena entrega do coração, a fim de que seja santificado pela verdade, tudo que Cristo prometeu se cumprirá.

O resultado de semelhante estudo da Bíblia será uma mente bem equilibrada; pois se desenvolverão harmoniosamente as faculdades físicas, mentais e morais. Não haverá paralisação no conhecimento espiritual. Avivar-se-á a compreensão, serão despertadas as sensibilidades, a consciência se tornará sensível, as simpatias e os sentimentos serão purificados, criar-se-á um melhor ambiente moral e se comunicará um novo poder para resistir à tentação. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 433 e 434.

Remédio Para Insinuações Venenosas

Quando a mente está provida da verdade bíblica, seus princípios lançam profundas raízes na alma, e a preferência e os gostos sustêm a verdade, e não há desejo de literatura corruptora, aquela que excita, que enfraquece a força moral e arruína as faculdades que Deus concedeu para utilidade. O conhecimento bíblico demonstrar-se-á um remédio para as venenosas insinuações recebidas de uma leitura descuidosa. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 202.

Produtos da Superstição

Se os ensinamentos dessa Palavra se tornassem a influência controladora em nossa vida, se mente e coração fossem postos sob seu poder refreador, os males que agora existem em igrejas e famílias não teriam lugar. ... Os ensinamentos da Palavra de Deus devem controlar mente e coração, para que a vida doméstica possa demonstrar o poder da graça de Deus. ...

Sem a Bíblia ficaríamos confundidos por falsas teorias. A mente se tornaria sujeita à tirania da superstição e da falsidade. Estando, porém, de posse da autêntica história do começo do mundo, não precisamos nos embaraçar com conjeturas humanas e que não merecem confiança. Review and Herald, 10 de novembro de 1904.


MCP1 - Pag. 97  

Aperfeiçoa as Faculdades do Raciocínio

Se a mente se aplicar à tarefa de estudar a Bíblia para obter informação, ampliar-se-ão as faculdades do raciocínio. Submetida ao estudo das Escrituras, a mente se expande e torna-se mais equilibrada do que ocupando-se na obtenção de conhecimentos gerais dos livros que são usados e que não têm conexão com a Bíblia. Nenhum conhecimento é tão sólido, tão coerente e de tão vasto alcance, como o que é obtido do estudo da Palavra de Deus. É a base de todo verdadeiro conhecimento.

A Bíblia é como uma fonte. Quanto mais se olha para o seu interior, tanto mais profundo parece à vista. As grandiosas verdades da história sagrada possuem estupenda força e beleza, e são tão vastas como a eternidade. Nenhuma ciência se iguala à que revela o caráter de Deus.

Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios, disse porém o seguinte: "Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." Deut. 4:5 e 6. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 393.

Dota de Vigor as Faculdades

Por que não havia de este livro - este precioso tesouro - ser exaltado e estimado como apreciado amigo? Esta é nossa carta através do tempestuoso mar da vida. É nosso livro-guia, mostrando-nos o caminho para as mansões eternas, e o caráter que precisamos ter para nelas habitar. Não há livro cujo manuseio assim eleve e fortaleça o espírito como a Bíblia ao ser estudada. Aí o intelecto encontrará temas do mais elevado caráter, para despertar-lhe as faculdades. Coisa alguma proporcionará vigor a todas as nossas faculdades como pô-las em contato com as estupendas verdades da revelação. O esforço para apreender e medir esses grandes pensamentos expande a mente. Podemos cavar fundo na mina da verdade e reunir preciosos tesouros com que enriquecer a alma. Aí podemos


MCP1 - Pag. 98  

aprender a verdadeira maneira de viver, a maneira segura de morrer. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 29.

O Estudo da Bíblia Desenvolve a Mente

A Bíblia é nosso guia na segura vereda que leva à vida eterna. Deus inspirou homens para escrever aquilo que nos apresente a verdade, que seja atraente e que, posto em prática, habilitará o recebedor a obter uma força moral igual à das mentes mais altamente educadas. Ampliar-se-á a mente de todos os que fazem da Palavra de Deus o seu estudo. Muito mais do que qualquer outro estudo, sua influência é de molde a aumentar o poder de compreensão e dotar cada faculdade de novo poder. Leva a mente em contato com amplos, enobrecedores princípios da verdade. Traz todo o Céu em íntimo contato com espíritos humanos, comunicando sabedoria e conhecimento e entendimento. Youth"s Instructor, 13 de outubro de 1898.

A Bíblia, uma Revelação de Jeová

Através de todos os tempos este Livro permanecerá como uma revelação de Jeová. A seres humanos foram confiados os oráculos divinos, para serem o poder de Deus. As verdades da Palavra de Deus não são expressões de mero sentimento, mas os pronunciamentos do Altíssimo. Aquele que fizer dessas verdades uma parte de sua vida, torna-se em todos os sentidos uma nova criatura. Não lhe serão concedidos novos poderes mentais, mas são removidas as trevas que, por causa da ignorância e do pecado, obscureceram o entendimento. Review and Herald, 10 de novembro de 1904.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>