Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1)

CAPÍTULO 4

Influências Espirituais e a Mente

MCP1 - Pag. 27  

Religião e Saúde

A religião pessoal é da mais alta importância. João escreveu a Gaio: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." III João 2. A saúde do corpo depende em grande parte da saúde da alma; portanto, quer comais, quer bebais, ou o que quer que façais, fazei tudo para glória de Deus. A religião pessoal revela-se pelo comportamento, pelas palavras e atos. Produz crescimento, até que afinal a perfeição reivindica o elogio do Senhor: "Estais perfeitos nEle!" Col. 2:10. Carta 117, 1901.

A Religião Pura Traz Serenidade, Calma e Força

A religião pura, imaculada, não é um sentimento, mas a prática de obras de misericórdia e amor. Tal religião é necessária à saúde e felicidade. Ela penetra no poluído templo da alma e com um açoite expulsa os pecaminosos intrujões. Subindo ao trono, ela consagra a todos por sua presença, iluminando o coração com os brilhantes raios do Sol da justiça. Abre as janelas da alma em direção ao Céu, dando entrada ao brilho do amor de Deus. Com este vêm a serenidade e calma. Aumenta a força física, mental e moral, porque a atmosfera do Céu, como um agente vivo e atuante, enche a alma. Cristo, a


MCP1 - Pag. 28  

esperança da glória, é formado em nós. Beneficência Social, pág. 38.

Deus é a Fonte de Vida e Alegria

Deus é a fonte de vida, luz e felicidade para todo o Universo. Como raios de luz do Sol, como correntes de água irrompendo de fonte viva, assim dEle fluem bênçãos para todas as Suas criaturas. E onde quer que a vida de Deus se encontre no coração dos homens, derramar-se-á em amor e bênçãos aos outros. Caminho a Cristo, pág. 77.

Todos Recebem Vida de Deus

Todos os seres criados vivem por vontade e poder de Deus. São recipientes da vida do Filho de Deus. Por muito hábeis e talentosos que sejam, e grandes suas capacidades, são abastecidos de vida da Fonte de toda a vida. Ele é o manancial, a fonte da vida. Só Ele, que unicamente possui imortalidade, vivendo em luz e vida, podia dizer: "Tenho autoridade para entregar [a vida] e também para reavê-la." Manuscrito 131, 1897.

Satanás Usa Influências da Mente Sobre a Mente

Expulso do Céu, Satanás estabeleceu o seu reino neste mundo, e desde aquele tempo tem lutado incansavelmente para afastar os seres humanos da lealdade a Deus. Usa o mesmo poder de que se serviu no Céu - a influência da mente sobre a mente. Os homens tonam-se tentadores dos semelhantes. Acariciam os fortes, corruptores sentimentos de Satanás, e exercem um poder dominante, coercivo. Sob a influência desses sentimentos, os homens ligam-se entre si, formando confederações, em sindicatos e em sociedades secretas. Há em operação no mundo forças que Deus não tolerará por muito tempo mais. Carta 114, 1903.

O Propósito de Satanás

Satanás tem redes e laços, como os laços dos passarinheiros, todos preparados para apanhar as pessoas. É estudado desígnio seu que os homens empreguem as faculdades que lhes foram dadas por Deus para fins egoístas, de preferência a entregá-las para a glória de Deus. Deus deseja que os homens se


MCP1 - Pag. 29  

empenhem em trabalho que lhes traga paz e alegria, e lhes produza proveito eterno; Satanás, porém, quer que concentremos nossos esforços no que não aproveita, nas coisas que perecem com o uso. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 198.

Transgressão não Trouxe Novas Energias

Não devemos supor que, desde a transgressão de Adão, Deus tenha dado aos seres humanos uma nova ordem de energias e paixões, pois isto daria idéia de que Deus tivesse intervindo para implantar no gênero humano tendências pecaminosas. Cristo iniciou Sua obra de transformação logo que o homem transgrediu, a fim de que, pela obediência à lei de Deus e fé em Cristo, eles pudessem reaver a perdida imagem de Deus. Manuscrito 60, 1905.

Escolher uma de Duas Bandeiras

Aqui se dará o grande desfecho. Aqui estão os dois grandes poderes confrontando-se: o Príncipe de Deus, Jesus Cristo, e o príncipe das trevas, Satanás. Aqui se ferirá o conflito aberto. Só há no mundo duas classes, e cada ser humano se alinhará sob uma das duas bandeiras: a bandeira do Príncipe das trevas ou a bandeira de Jesus Cristo. Carta 38, 1894.

O Pecado Afeta o Ser Todo

O pecado afeta o ser todo; assim também se dá com a graça. Carta 8, 1891.

É o coração obstinado que tem rebaixado as faculdades da alma. Todos quantos quiserem aprender a ciência da salvação precisam ser submissos estudantes na escola de Cristo, para que o templo da alma se possa tornar a morada do Altíssimo. Se quisermos aprender de Cristo, a alma precisa esvaziar-se de todos os seus orgulhosos bens, para que nela Cristo imprima Sua imagem. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 103.

A Cruz Confere à Mente Humana o Devido Nível

Que dá à mente humana o devido nível? A cruz do Calvário. Olhando a Jesus, Autor e Consumador de nossa fé, todo desejo


MCP1 - Pag. 30  

de glorificação egoísta é lançado por terra. Ao termos a devida visão, vem um espírito de humilhação do próprio eu, que promove abatimento e humildade de espírito. Ao contemplarmos a cruz, somos habilitados a ver a maravilhosa providência por ela trazida a todo crente. Deus em Cristo... devidamente visto, nivelará o orgulho e exaltação humanos. Não haverá exaltação de si mesmo, mas verdadeira humildade. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 112.

Completo em Cristo

Cristo traz Seus discípulos em viva comunhão com Ele e com o Pai. Mediante a operação do Espírito Santo na mente humana, o homem torna-se completo em Cristo Jesus. A união com Cristo promove um laço de união entre uns e outros. Esta união é a mais convincente prova ao mundo, da majestade e virtude de Cristo, e de Seu poder de tirar o pecado. Manuscrito 111, 1903.

Só Deus Pode Elevar

O valor do homem tal como Deus o estima, é por sua união com Cristo; pois Deus é o único Ser capaz de elevar o homem na escala do valor moral pela justiça de Cristo. A honra e a grandeza mundanas valem simplesmente aquilo que o Criador do homem lhes atribui. Sua sabedoria é loucura, fraqueza a sua força. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 147.

O Egoísmo e Seus Frutos

O egoísmo é a essência da depravação, e, devido a se terem os seres humanos submetido ao seu poder, o que se vê no mundo é o oposto à fidelidade a Deus. Nações, famílias e indivíduos estão cheios do desejo de fazer do eu um centro. O homem almeja governar sobre os seus semelhantes. Afastando-se de Deus e dos semelhantes em seu egoísmo, segue suas irrefreadas inclinações. Age como se o bem dos outros dependesse de se submeterem a sua supremacia. Conselhos Sobre Mordomia, pág. 24.

A Vitória Pode Ser Alcançada

Mediante o cultivo de justos princípios, pode o homem alcançar


MCP1 - Pag. 31  

a vitória sobre a tendência para o mal. Se ele for obediente à lei de Deus, seus sentidos não continuarão por mais tempo torcidos e deformados; as faculdades não são por mais tempo pervertidas e esbanjadas por se exercitarem em objetivos que são de molde a levar ao afastamento de Deus. Mediante a graça concedida pelo Céu, as palavras, os pensamentos e as energias podem ser purificados; pode formar-se um novo caráter, e ser vencido o vil pecado. Manuscrito 60, 1905.

Mente Vacilante, Começo da Tentação

O começo de ceder à tentação está no pecado de permitir que a mente vacile, seja incoerente com a vossa confiança em Deus. O maligno está sempre à espreita de uma oportunidade para desfigurar a Deus, e atrair a mente para o que é proibido.

Se ele puder, fixá-la-á nas coisas do mundo. Procurará despertar as emoções, provocar as paixões, firmar as afeições no que não é para vosso bem; pertence-vos, porém, manter toda emoção e paixão sob domínio, em calma sujeição ao entendimento e à consciência. Então Satanás perde o poder de controlar a mente.

A obra a que Cristo nos chama é a de vencer progressivamente o mal espiritual em nosso caráter. As tendências naturais devem ser vencidas. ... O apetite e a paixão precisam ser dominados, e a vontade inteiramente posta do lado de Cristo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 85.

Não Perder a Esperança por Causa de Tendências Herdadas

Satanás está sempre alerta para enganar e desencaminhar. Ele usa todo encantamento para atrair os homens para a larga estrada da desobediência. Ele está empenhado em confundir os sentidos com sentimentos errôneos e remover os marcos divisórios, colocando sua falsa inscrição nos marcos que Deus estabeleceu para assinalar o caminho certo. É porque estes maus instrumentos estão empenhados em eclipsar à alma todo raio de luz, que seres celestiais são encarregados de fazer seu trabalho de ministério, guiando, guardando e


MCP1 - Pag. 32  

controlando os que hão de ser herdeiros da salvação. Ninguém precisa perder a esperança por causa das herdadas tendências para o mal, mas quando o Espírito de Deus convence do pecado, o malfeitor tem de arrepender-se e confessar e abandonar o mal. Fiéis sentinelas estão de prontidão, para guiar as pessoas em caminhos certos. Manuscrito 8, 1900.

Participante do Pecado por Motivo da Associação

A pessoa que foi desencaminhada por más influências e se tornou participante do pecado por associar-se com outros, agindo contrariamente ao espírito e caráter de Deus, não precisa desesperar. "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus." Heb. 7:26. Cristo não é só sacerdote e intercessor por nossos pecados, mas a própria oferta. Ele Se ofereceu uma vez por todas. Carta 11, 1897.

A Obra de Satanás é Desanimar; a de Cristo, Inspirar Esperança

Nem por um momento reconheçais as tentações de Satanás como estando em harmonia com vosso próprio espírito. Fugi delas como o faríeis do próprio adversário. A obra de Satanás é desalentar a pessoa. A de Cristo é inspirar fé e esperança ao coração. Satanás procura transtornar nossa confiança. Diz-nos que nossas esperanças assentam em falsas promessas, e não na segura, imutável palavra dAquele que não pode mentir. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 83.

Remédio Para Toda Tentação

Há um remédio para toda espécie de tentação. Não somos entregues a nós mesmos, a combater o combate contra o próprio eu e a natureza pecaminosa em nossas forças finitas. Jesus é poderoso ajudador, apoio infalível. ... Ninguém precisa falhar ou ficar desanimado quando foram tomadas tão amplas providências em nosso favor. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 86.

O Sangue de Cristo, o Único Remédio

A lei de Jeová é extremamente ampla. Jesus... declarou positivamente


MCP1 - Pag. 33  

a Seus discípulos que esta santa lei de Deus pode ser violada mesmo por pensamentos e sentimentos e desejos, bem como em palavras e atos. O coração que ama a Deus sobre todas as coisas, não há de maneira alguma de inclinar-se a estreitar Seus preceitos às menores reivindicações possíveis, mas a pessoa obediente, leal, há de prestar alegremente plena obediência espiritual quando a lei é vista em seu poder espiritual. Então há de os mandamentos penetrar na alma em sua força real. O pecado parecerá extremamente pecaminoso. ... Não mais há justiça própria, presunção, o honrar-se a si mesmo. Desaparece a segurança baseada em si mesmo. Profunda convicção de pecado e aversão de si mesmo, eis o resultado, e a pessoa, em seu desesperado senso de perigo, apodera-se do sangue do Cordeiro de Deus como seu único remédio. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 138.

O Desafio do Tentador

Satanás virá ter convosco, dizendo: Sois pecador. Não permitais, porém, que ele vos encha a mente com o pensamento de que, por isso que sois pecador, Deus vos tenha rejeitado. Dizei-lhe: Sim, sou pecador, e por essa razão preciso de um Salvador. Preciso de remissão e perdão, e Cristo diz que, se for ter com Ele, não perecerei. Em sua carta para mim, leio: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9. Eu crerei na palavra que me deixou. Obedecerei às Suas ordens. Quando Satanás vos diz que estais perdidos, respondei: Sim, mas Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido. Quanto maior meu pecado, tanto maior minha necessidade de um Salvador. Carta 98b, 1896.

A Atenção Desviada, da Confusão Para as Obras de Deus

Deus convida Suas criaturas a volverem a atenção, da confusão e perplexidade que os cerca, e admirarem as obras de Suas mãos. Os corpos celestes merecem ser contemplados. Deus os fez para benefício do homem, e ao estudarmos as Suas obras, anjos de Deus estarão ao nosso lado para nos iluminar a mente e guardar-nos dos enganos satânicos. Manuscrito 96, 1899.


MCP1 - Pag. 34  

O que a Religião Faz

A verdadeira religião enobrece a mente, refina o gosto, santifica o juízo, e torna participante da pureza e santidade do Céu o seu possuidor. Traz para perto de nós os anjos e nos separa mais e mais do espírito e influência do mundo. Faz parte de todos os atos e relações da vida e nos dá o "espírito... de moderação" (II Tim. 1:7), e o resultado é a felicidade e a paz. Conselhos Sobre Saúde, págs. 629 e 630.

Aumenta a Capacidade Intelectual

Como no caso de Daniel, na exata proporção em que o caráter espiritual é aperfeiçoado, aumenta a capacidade intelectual. Review and Herald, 22 de março de 1898.

Melhora a Saúde Física

Torne-se entendida a mente, e a vontade se coloque ao lado do Senhor, e haverá uma melhora maravilhosa da saúde física. Conselhos Sobre Saúde, pág. 505.

Fazer o que é Reto, é o Melhor Remédio

A consciência de fazer o que é reto é o melhor remédio para o corpo e a alma enfermos. A bênção especial de Deus que repousa sobre o recebedor é saúde e vigor. Aquele cuja mente está calma e satisfeita em Deus encontra-se no caminho certo para a saúde. Ter a consciência de que os olhos do Senhor estão sobre nós, e de que os Seus ouvidos estão atentos às nossas orações, é realmente uma satisfação. Saber que temos um Amigo que jamais falha, a quem podemos confiar todos os segredos da alma, é uma felicidade que as palavras jamais podem expressar. Conselhos Sobre Saúde, pág. 628.

O Amor de Jesus Circunda a Alma de Fragrante Atmosfera

A alma dos que amam a Jesus será circundada de pura e fragrante atmosfera. Alguns há que ocultam a fome de sua alma. Estes serão grandemente auxiliados por uma palavra terna ou uma bondosa lembrança. Os dons celestiais, gratuita e abundantemente concedidos por Deus, devem ser por sua vez


MCP1 - Pag. 35  

gratuitamente concedidos a todos quantos chegam dentro do círculo de nossa influência. Revelamos assim amor de origem celeste, e que aumentará à medida que é francamente usado em beneficiar os outros. Assim glorificamos a Deus. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 229.

Resultados de um Momento de Irreflexão

Uma salvaguarda removida da consciência, a condescendência com um só mau hábito, uma única negligência das altas reivindicações do dever, pode ser o princípio de um procedimento de engano que vos passará para as fileiras daqueles que servem a Satanás, enquanto estais todo o tempo professando amar a Deus e a Sua causa. Um momento de irreflexão, um só passo errado, pode volver toda a corrente de vossa vida para a direção errada. Testimonies, vol. 5, pág. 398.

Deus não Opera Milagre Para Evitar a má Colheita

O Senhor manda-nos advertências, conselhos e repreensão, para que tenhamos oportunidade de corrigir nossos erros, antes de se tornarem nossa segunda natureza. Mas se recusamos ser corrigidos, Deus não intervém para frustrar as tendências de nosso próprio procedimento. Ele não opera milagre para que a semente semeada não germine e produza fruto.

O homem que manifeste uma infiel audácia ou uma obstinada indiferença para com a verdade divina, estará apenas colhendo o produto de sua própria sementeira. Essa tem sido a experiência de muitos. Ouvem com estóica indiferença as verdades que outrora lhes comoviam a alma. Semearam a negligência, a indiferença e a resistência à verdade; e tal é a colheita que recolhem. A frieza do gelo, a dureza do ferro, a impenetrável e insensível natureza do granito - tudo isto encontra um paralelo no caráter de muitos professos cristãos.

Foi assim que Deus endureceu o coração de Faraó. Deus falou ao rei egípcio pela boca de Moisés, dando-lhe as mais impressionantes provas do poder divino; mas o rei recusou, obstinadamente, a luz que o teria levado ao arrependimento. Deus


MCP1 - Pag. 36  

não mandou que um poder sobrenatural endurecesse o coração do rebelde rei, mas como Faraó resistisse à verdade, o Espírito Santo Se retirou, e ele se deixou ficar nas trevas e incredulidade que preferira. Pela persistente rejeição da influência do Espírito, os homens se desligam de Deus. Ele não tem em reserva instrumento mais poderoso, para iluminar-lhes a mente. Nenhuma revelação de Sua vontade pode alcançá-los em sua incredulidade. Review and Herald, 20 de junho de 1882.

Moldando Nosso Ambiente, em vez de Ser por ele Moldados

Há males que o homem pode atenuar, mas jamais remover. Ele deve vencer os obstáculos e formar seu ambiente, em vez de ser por ele moldado. Ele tem margem para pôr em prática seus talentos, pondo ordem e harmonia onde há confusão. Nesta obra pode ele ter auxílio divino, se o suplicar. Não é deixado a lutar com suas próprias forças contra as tentações e provas. Foi autorizado a ajudar, Um que é poderoso. Jesus deixou as cortes reais do Céu e sofreu e morreu num mundo degradado pelo pecado, para que pudesse ensinar o homem a passar pelas provas da vida e vencer as suas tentações. Aqui está um modelo para nós. Testimonies, vol. 5, pág. 312.

Deus Deseja que a Mente se Renove

Deve ser varrido o lixo dos princípios e práticas duvidosos. O Senhor deseja que o entendimento seja renovado, e o coração cheio dos tesouros da verdade. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 104.

Tratar Cuidadosamente com Mentes Diversas

Todos nós precisamos estudar o caráter e maneiras a fim de que saibamos lidar cuidadosamente com mentes diversas, e podermos fazer os melhores esforços para ajudá-los a compreender a Palavra de Deus e levar uma verdadeira vida cristã. Devemos ler a Bíblia com eles e desviar sua atenção das coisas temporais para seus interesses eternos. É dever dos filhos de Deus ser missionários Seus, tornando-se familiarizados com aqueles que carecem de auxílio. Se alguém está


MCP1 - Pag. 37  

cambaleando sob o peso da tentação, seu caso deve ser considerado cuidadosamente e tratado prudentemente, pois seu interesse eterno está em jogo, e as palavras e atos dos que trabalham em seu favor podem ser um cheiro de vida para vida ou de morte para morte. Testimonies, vol. 4, pág. 69.

Inflexível Princípio Assinala os Discípulos de Jesus

Inflexível princípio assinalará a direção dos que se assentam aos pés de Jesus e dEle aprendem. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 158.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>