Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1)

CAPÍTULO 34

A Consciência

MCP1 - Pag. 319  

Exaltar a Consciência a seu Justo Lugar de Autoridade

Deus propiciou ao homem mais do que simples vida animal. Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16. Espera Ele que, aqueles pelos quais fez tão grande sacrifício, demonstrem sua estima de Seu amor, seguindo o exemplo que Cristo lhes firmou, levando vida que esteja em harmonia com a Sua vontade. Espera que correspondam ao amor que expressou por eles, negando-Se a Si mesmo para o bem dos outros. Espera que usem ao Seu serviço as faculdades da mente e do corpo. Ele lhes deu sentimento, e espera que usem para Sua glória esse dom precioso. Deu-lhes uma consciência, e proíbe-lhes abusar de qualquer modo desse dom; deve, no entanto, ser exaltado ao lugar de autoridade que lhe designou. Southern Watchman, 1º de março de 1904.

Controlar a Consciência e Cultivar Disposição Amável

Devemos todos cultivar disposição amável, sujeitando-nos ao controle da consciência. O espírito da verdade torna melhores homens e mulheres aqueles que o recebem no coração.


MCP1 - Pag. 320  

Ele atua qual fermento, até que o ser todo seja posto em conformidade com os seus princípios. Abre o coração que foi congelado pela avareza; abre a mão que sempre se manteve fechada ao sofrimento humano; e como seus frutos vêem-se caridade e bondade. Testimonies, vol. 4, pág. 59.

Uma Consciência Pura é Aquisição Maravilhosa

Uma consciência sem ofensa para com Deus e o homem é maravilhosa aquisição. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 141.

Desprezar a Consciência é Terrível Perigo

Dia a dia homens e mulheres estão decidindo seu destino eterno. Foi-me mostrado que muitos estão em grande perigo. Quando um homem faz ou diz qualquer coisa para alcançar o fim que tem em vista, nada senão o poder de Deus pode salvá-lo. Seu caráter precisa ser transformado antes de ele ter boa consciência, sem ofensa para com Deus ou o homem. O próprio eu tem de morrer, e Cristo tem de tomar posse do templo da alma. Quando, rejeitando a luz que Deus lhes deu, os homens abusam da consciência e a pisam aos pés, estão em terrível perigo de perder seu futuro bem-estar eterno. Carta 162, 1903.

Satanás Tenta Sufocar a Consciência

Satanás usa sua influência para sufocar a voz de Deus e a voz da consciência, e o mundo age como sob o seu controle. Os homens o escolheram como líder seu. Estão sob sua bandeira. Não querem ir ter com Cristo para que tenham vida. Possuídos de esquemas de prazer e divertimento, lutam por aquilo que perecerá com o uso. Manuscrito 161, 1897.

Um só Passo Errado Pode Mudar a Vida

A remoção de uma só salvaguarda da consciência, o deixar de fazer a própria coisa que o Senhor indicou, um só passo no caminho dos maus princípios, muitas vezes levam a uma inteira mudança da vida e atuação. ... Só estamos seguros ao seguir aonde Cristo toma a dianteira. O caminho se tornará mais claro, brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. Carta 71, 1898.


MCP1 - Pag. 321  

A Consciência Violada Enfraquece

A consciência uma vez violada fica grandemente enfraquecida. Carece da força de constante vigilância e oração incessante. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 199.

A Consciência Violada Torna-se Indigna de Confiança

Aquele que, após ouvir a verdade lhe vira as costas, porque, aceitá-la, retardaria seu êxito em ramos de comércio, afasta-se de Deus e da luz. Vende a alma em mercado barato. Sua consciência será sempre indigna de confiança. Fez uma barganha com Satanás, violando a consciência que, se conservada pura e sincera, ter-lhe-ia sido de mais valor do que o mundo todo. Aquele que recusa a vida, participa do fruto da desobediência, como fizeram Adão e Eva, no Éden. Manuscrito 27, 1900.

A Perda da Integridade Consciente Paralisa as Energias

Uma vez que percas a integridade consciente, tua alma torna-se, para Satanás, um campo de batalha; tens dúvidas e temores suficientes para paralisar tuas energias e levar-te para o desânimo. Uma vez afastado o favor de Deus, sabes que alguns de vós tentastes preencher o lugar, procurando compensar a perda do testemunho do Espírito Santo de que sois filhos de Deus, entregues à exaltação mundana, associando-vos aos mundanos. Carta 14, 1885.

A Consciência Violada Torna-se um Tirano

A consciência violada torna-se um tirano sobre outras consciências. Carta 88, 1896.

Satanás Controla a Consciência Obscurecida Pelo Álcool

O ébrio vende a razão por um copo de veneno. Satanás toma posse de sua razão, afeições e consciência. Tal homem está destruindo o templo de Deus. O beber chá ajuda a fazer essa obra. Todavia quantos há que põem esses instrumentos destrutivos em sua mesa, sufocando assim os atributos divinos. Temperança, págs. 79 e 80.


MCP1 - Pag. 322  

O Regime Alimentar Afeta a Consciência

Alimento gorduroso e estimulante torna o sangue febril, irrita o sistema nervoso e muitas vezes embota as percepções morais, de modo que a razão e a consciência são levadas de vencida pelos impulsos sensuais. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 243.

Saúde e Consciência

A saúde é uma bênção inestimável, e mais intimamente relacionada com a consciência e a religião, do que muitos imaginam. Afeta grandemente a capacidade da pessoa. Todo pastor deve sentir que, se quer ser um guarda fiel do rebanho, deve manter todas as faculdades em condições de prestar o melhor serviço possível. Obreiros Evangélicos, pág. 242; Conselhos Sobre Saúde, pág. 566.

A Consciência, Eficaz Agente na Restauração da Saúde

Se estais sobrecarregados e cansados, não precisais encolher-vos quais folhas num ramo murcho. A disposição animada e jovial e a consciência clara são melhores do que drogas e serão eficaz agente na restauração da saúde. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 175.

Conscienciosamente Errado

Muitos entretêm a idéia de que a pessoa pode praticar qualquer ato que ela creia conscienciosamente estar certo. A questão, porém, é: Tem essa pessoa uma consciência bem instruída, boa mesmo, ou é tendenciosa e distorcida por suas próprias opiniões preconcebidas? A consciência não se propõe tomar o lugar de um "assim diz o Senhor". As consciências não se harmonizam todas, nem são todas igualmente inspiradas. Algumas consciências estão mortas, cauterizadas como com ferro quente. Pode haver homens conscienciosamente errados, assim como conscienciosamente certos. Paulo não cria em Jesus de Nazaré, e caçava os cristãos de cidade em cidade, verdadeiramente crendo que estivesse ao serviço de Deus. Carta 4, 1889.

Percepções Humanas, GuiaInstável

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o


MCP1 - Pag. 323  

teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" Mat. 6:22 e 23.

Essas palavras têm um primeiro e um segundo sentidos - um sentido literal e outro figurado. São repletas de verdade com referência aos olhos físicos, com os quais vemos objetos externos. E são verdadeiras também em relação aos olhos espirituais, a consciência, com os quais nós avaliamos o bem e o mal. Se os olhos da alma, isto é, a consciência, é perfeitamente sadia, a alma será ensinada corretamente.

Quando, porém, a consciência é guiada por percepções humanas, que não são submissas e abrandadas pela graça de Cristo, a mente está enferma. Então as coisas não são vistas em suas conseqüências certas. A imaginação é trabalhada, e os olhos da mente vêem as coisas a uma luz falsa, distorcida.

Precisas de uma visão clara, compassiva. Tua consciência sofreu abusos e tornou-se insensível, mas se seguires a conduta certa, nova sensibilidade te virá. Carta 45, 1904.

Quando Podemos Confiar na Consciência

Mas dirá alguém: "Minha consciência não me condena por não estar guardando os mandamentos de Deus." Na Palavra de Deus, porém, lemos que há boas e más consciências, e o fato de não te condenar a tua consciência por não guardares a lei de Deus, não prova que estejas sem condenação à vista divina.

Leva tua consciência para junto da Palavra de Deus e vê se tua vida e caráter estão de acordo com a norma de justiça que Deus ali revelou. Poderás então determinar se tens ou não tens uma fé inteligente, e que espécie de consciência é a tua. A consciência do homem não merece confiança a menos que esteja sob a influência da graça divina. Satanás se prevalece de uma consciência não iluminada, e assim leva os homens a toda sorte de enganos, porque não fizeram da Palavra de Deus o seu conselheiro. Muitos têm forjado um evangelho seu


MCP1 - Pag. 324  

próprio, da mesma forma que substituíram a lei de Deus por outra, de sua própria feitura. Review and Herald, 3 de setembro de 1901.

A Palavra de Deus, a Norma

Não basta ao homem julgar-se seguro seguindo os ditames de sua consciência. ... O ponto a ser assentado é: Está a consciência em harmonia com a Palavra de Deus? Se não, não pode ser seguida com segurança, pois enganará. A consciência precisa ser esclarecida por Deus. Importa que se consagre tempo ao estudo das Escrituras e à oração. Assim se estabelecerá a mente, e fortalecerá, e fixará. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 141.

Está a Consciência Mudando sua Vida?

Podeis ter consciência, e esta pode trazer-vos convicção, mas a questão é: É essa convicção um agente atuante? Atinge essa convicção vosso coração e atos do homem interior? Verifica-se uma purificação das sujeiras do templo da alma? Isso é o que nós precisamos, porque vivemos em tempo como o dos dias dos filhos de Israel; e se tendes quaisquer pecados, não vos detenhais até que eles sejam corrigidos e removidos. Manuscrito 13, 1894.

A Influência da Verdade Sobre a Consciência e o Coração

Diz o salmista: "A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Sal. 119:130. Quando a verdade atua apenas sobre a consciência, ela cria muito desassossego; mas quando a verdade é convidada para adentrar o coração, o ser todo é levado em cativeiro a Jesus Cristo. Os próprios pensamentos são feitos cativos, pois a mente de Cristo atua onde a vontade é submetida à vontade de Deus. "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." Filip. 2:5. Aquele a quem o Senhor liberta é de fato livre, e não pode ser levado em servil cativeiro do pecado. Manuscrito 67, 1894.

A Verdade Mantida Apenas Pela Consciência, Agitará a Mente

Por sua consciência, todo judeu sincero se convencia de que


MCP1 - Pag. 325  

Jesus Cristo é o Filho de Deus, mas o coração, em seu orgulho e ambição, não se rendia. Mantinham uma oposição à luz da verdade, à qual estavam decididos a resistir e negar. Quando a verdade é considerada como tal apenas pela consciência, quando o coração não é estimulado e tornado receptivo, a verdade tão-somente agita a mente. Mas quando a verdade é como tal recebida no coração, ela passou através da consciência e cativou a alma por seus puros princípios. É posta no coração pelo Espírito Santo, que adapta a sua formosura à mente a fim de que seu transformador poder possa ser visto no caráter. Manuscrito 130, 1897.

Deus não Força a Consciência

Deus nunca força a vontade ou a consciência; porém o recurso constante de Satanás para alcançar domínio sobre os que de outra maneira não pode seduzir, é o constrangimento pela crueldade. Por meio do medo ou da força, procura reger a consciência e conseguir para si mesmo a homenagem. O Grande Conflito, pág. 591.

Quando a Consciência é Guia Seguro

Aquele cuja consciência é guia seguro, não se detém a arrazoar, quando a luz brilha sobre ele, provinda da Palavra de Deus. Ele não será guiado por conselho humano. Não permitirá que negócios mundanos lhe impeçam a obediência. Deporá todo interesse egoísta à porta do conhecimento e se aproximará da Palavra de Deus como alguém cujo interesse eterno esteja na balança. Manuscrito 27, 1900.

Emoções e Desejos Submetidos à Razão e à Consciência

Se não quisermos cometer pecado, temos de evitar seu princípio. Cada emoção e desejo tem de ser mantido em sujeição à razão e à consciência. Todo pensamento pecaminoso tem de ser instantaneamente repelido. Para a câmara de oração, seguidores de Cristo! Orai com fé e de todo o coração. Satanás está vigilante, para enlaçar-vos os pés. Precisais ter socorro do alto, se quereis escapar de seus ardis. Testimonies, vol. 5, pág. 177.


MCP1 - Pag. 326  

Pertence-vos, porém, manter toda emoção e paixão sob domínio, em calma sujeição ao entendimento e à consciência. Então Satanás perde o poder de controlar a mente. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 85.

As Cicatrizes Permanecem

Que foi que ganhou aquele homem desonesto, com os seus princípios mundanos? Que alto preço pagou por seu êxito? Ele sacrificou sua nobre varonilidade e se encaminhou para a estrada que leva à perdição. Ele poderá converter-se; poderá reconhecer a impiedade de sua injustiça aos seus companheiros - e, quanto possível, fazer restituição; as cicatrizes, porém, de uma consciência machucada permanecerão para sempre. Signs of the Times, 7 de fevereiro de 1884.

A Graça de Deus, Suficiente Para a Consciência Culpada

Quando o pecado luta pelo predomínio no coração, quando a culpa oprime a alma e sobrecarrega a consciência, quando a incredulidade obscurece a mente - lembrai-vos de que a graça de Cristo é suficiente para subjugar o pecado e banir a escuridão. Entrando em comunhão com o Salvador, penetramos na região da paz. A Ciência do Bom Viver, pág. 250.

Seguindo a Vontade

Uma vez mais vos advirto, como alguém que terá de defrontar estas linhas naquele dia em que o caso de cada qual será decidido. Entregai-vos a Cristo, sem demora! Ele, apenas, pelo poder de Sua graça, pode remir-vos da ruína. Só Ele pode pôr vossas faculdades morais e mentais em estado de saúde. Vosso coração pode aquecer-se com o amor de Deus; vosso entendimento, ser claro e amadurecido; vossa consciência, iluminada, viva e pura; vossa vontade, correta e santificada, sujeita ao controle do Espírito de Deus. Podeis tornar-vos o que preferis. Se quiserdes agora fazer meia-volta, cessai de fazer o mal e aprendei a fazer o bem, então sereis de fato felizes; tereis êxito nas lutas da vida e vos erguereis para a glória e honra na vida melhor que esta. "Escolhei, hoje, a quem sirvais." Jos. 24:15. Testimonies, vol. 2, págs. 564 e 565.


MCP1 - Pag. 327  

Não se Intrometer na Consciência Alheia

A consciência em relação às coisas de Deus é um tesouro sagrado, no qual nenhum ser humano, qualquer que seja sua posição, tem o direito de se intrometer. Nabucodonosor ofereceu aos hebreus outra oportunidade, e quando a rejeitaram, ficou irritadíssimo, e mandou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais que de costume. Disse aos cativos que os lançaria nessa fornalha. Tomados de fé e confiança, responderam: Nosso Deus, a quem servimos, é capaz de livrar-nos; se não o faz, tudo bem: entregamo-nos a um Deus fiel. Carta 90, 1897.

Não Servir de Critério aos Outros

Deus não deseja que façais de vossa consciência um critério para os outros. Tendes um dever a cumprir, isto é, tornar-vos animosos e joviais e cultivar a abnegação em vossos sentimentos, até que tornar felizes a todos os que vos rodeiam seja vosso maior prazer. Testimonies, vol. 4, pág. 62.

Os Pais Devem Ajudar os Filhos a Conservar a Consciência Pura

Sou instruída a dizer aos pais: Fazei tudo que esteja em vosso poder para ajudar vossos filhos a terem uma consciência pura, limpa. Ensinai-os a se alimentarem com a Palavra de Deus. Ensinai-lhes que são os filhinhos do Senhor. Não vos esqueçais de que Ele vos designou como guardas deles. Se lhes derdes alimento adequado e os vestirdes de forma adequada, e lhes ensinardes diligentemente a Palavra do Senhor, preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, um pouco aqui, um pouco ali, com muita oração a nosso Pai celestial, vossos esforços serão ricamente recompensados. (Isa. 28:10.) Manuscrito 4, 1905.

Deve-se Limpar a Consciência

Cada aposento do templo da alma tornou-se mais ou menos maculado, e precisa de limpeza. A câmara da consciência, coberta de teia de aranha, deve ser adentrada. As janelas da alma devem ser fechadas em direção da Terra e escancaradas para o Céu, a fim de que os brilhantes raios do Sol da


MCP1 - Pag. 328  

justiça tenham livre acesso. A memória deve ser refrigerada por princípios bíblicos. A mente deve ser mantida clara e pura, para que possa distinguir entre o bem e o mal. Ao repetirdes a oração que Cristo ensinou a Seus discípulos, e então lutardes para respondê-la na vida diária, o Espírito Santo renovará a mente e o coração e vos dará forças para cumprir altos e santos desígnios. Manuscrito 24, 1901.

Consciência Limpa Traz Perfeita Paz

Paz interior e consciência livre de ofensa para com Deus vivificará e revigorará o intelecto, qual orvalho destilado sobre as tenras plantas. A vontade é então dirigida e controlada adequadamente, é mais decidida, e todavia livre de perversidade. As meditações são agradáveis, pois são santificadas. A serenidade mental que vos será dado fruir, será uma bênção a todos aqueles com os quais vos associais. Essa paz e calma, em tempo tornar-se-á natural, e fará refletir seus preciosos raios sobre todos os que vos cercam, para de novo refluir sobre vós. Quanto mais experimentardes o sabor dessa paz celestial e quietude da mente, tanto mais aumentará. É um animado, vivo prazer, que não lança todas as energias morais num estupor, mas desperta-as para uma acrescida atividade. A perfeita paz é um atributo do Céu, que os anjos possuem. Que Deus

vos ajude a tornar-vos possuidores dessa paz! Testimonies, vol. 2, pág. 327.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>