Evangelismo

CAPÍTULO 14

O Instrutor Bíblico

Ev - Pag. 456  

Ensinar a Bíblia É o Objetivo

Necessidade de um Reavivamento no Estudo da Bíblia

Necessita-se um reavivamento no estudo da Bíblia em todo o mundo. Cumpre chamar-se a atenção, não para as afirmações dos homens, mas para a Palavra de Deus. À medida que se fizer isto, realizar-se-á poderosa obra. Quando Deus declarou que Sua Palavra não voltaria para Ele vazia, queria dizer tudo quanto disse. O evangelho deve ser pregado a todas as nações. A Bíblia deve ser aberta perante o povo. O conhecimento de Deus é a mais alta educação, e encherá a Terra com suas maravilhosas verdades, como as águas cobrem o mar. Manuscrito 139, 1898.

A Obra Bíblica Designada Pelo Par Celeste

Nossa obra foi-nos designada por nosso Pai celeste. Devemos tomar a Bíblia, e sair para advertir o mundo. Somos a mão ajudadora de Deus no salvar almas - condutos pelos quais Seu amor deve fluir dia a dia para os que perecem. Testimonies, vol. 9, pág. 150.

Um Método de Origem Celeste

O plano de se darem estudos bíblicos foi uma idéia de origem celeste. Muitos há, tanto homens como mulheres, que se podem empenhar nesse ramo de obra missionária. Podem-se assim desenvolver obreiros que se tornem poderosos homens de Deus. Por este meio


Ev - Pag. 457  

a Palavra de Deus tem sido proporcionada a milhares; e os obreiros são postos em contato pessoal com o povo de todas as línguas e nações. A Bíblia é introduzida nas famílias, e suas sagradas verdades encontram guarida na consciência. Os homens são solicitados a ler, examinar e julgar por si mesmos, e devem sentir a responsabilidade de receber ou rejeitar a iluminação divina. Deus não há de permitir que essa preciosa obra em Seu favor fique sem recompensa. Coroará de êxito todo o esforço humilde feito em Seu nome. Obreiros Evangélicos, pág. 192.

A Obra Bíblica um Método Completo

Em toda cidade penetrada, deve-se lançar sólido fundamento para uma obra permanente. Cumpre seguir os métodos do Senhor. Fazendo-se trabalho de casa em casa, dando-se instruções bíblicas nas famílias, o obreiro pode obter acesso a muitos que estão buscando a verdade. Abrindo as Escrituras, fazendo oração, exercendo fé, deve ele ensinar ao povo o caminho do Senhor. Testimonies, vol. 7, pág. 38.

Em Alguns Lugares, Melhor a Obra Bíblica

do que Reuniões Públicas

Foi-me mostrado uma vez um lugar em que havia sido realizada uma série de reuniões em tenda. Haviam sido feitos grandes preparos, sendo grande também a despesa requerida. Fez-se bastante para despertar a comunidade e, em certo sentido, ela foi despertada; mas foi para advertir dos perigosos erros mantidos por aqueles que estavam pregando a verdade. Soou um alarme, e foram uma e outra vez repetidas falsidades. O argumento do conservar-se de longe foi insistentemente apresentado com muito efeito. Os obreiros ficaram decepcionados com seus esforços, pois apenas alguns foram ouvir, e bem poucos decidiram obedecer à verdade.

Foi-me mostrado esse lugar em outra ocasião. Vi dois instrutores bíblicos sentados em uma família. Com a Bíblia aberta diante deles, apresentavam o Senhor Jesus Cristo


Ev - Pag. 458  

como o Salvador que perdoa os pecados. Suas palavras eram proferidas com vida e poder. Dirigia-se a Deus fervorosa oração, e corações eram abrandados e rendidos pela enternecedora influência de Seu Espírito.

Ao ser exposta a Palavra de Deus, vi que uma luz suave, radiosa, iluminava as Escrituras, e eu disse brandamente: "Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a Minha casa se encha." Luc. 14:23.

Esses obreiros não eram jactanciosos mas humildes e contritos de coração, compreendendo sempre que o Espírito Santo era a sua eficiência. Sob Sua divina influência, dissipava-se a indiferença, manifestando-se fervoroso interesse. A preciosa luz era comunicada de vizinho a vizinho. Altares de família que haviam sido derribados eram novamente erguidos, e convertiam-se muitos à verdade. Carta 95, 1896.

Exposição da Palavra

Justamente onde vos achais, justamente onde o povo se acha, sejam desenvolvidos diligentes esforços. A Palavra de Deus tem sido, por assim dizer, escondida debaixo do alqueire. Essa Palavra precisa ser explicada aos que se acham agora em ignorância de suas reivindicações. Examinai as Escrituras com os que desejam ser ensinados. A obra poderá ser pequena a princípio, porém outros se unirão para levá-la avante; e à medida que, com fé e confiança em Deus, for desenvolvido diligente labor no esclarecer e instruir o povo nas simples verdades da Palavra, os que ouvirem apreenderão o sentido do verdadeiro discipulado. Carta 30, 1911.

Obreiros Pessoais e Sábios Conselheiros

Nosso Exemplo Afeta Nosso Conselho

Ao sobrevir uma crise na vida de qualquer alma, e tentardes dar conselho ou advertência, vossas palavras só exercerão, no bom sentido, o


Ev - Pag. 459  

peso e a influência que vos houverem adquirido vosso exemplo e espírito. Precisais ser bons para que possais fazer o bem. Não vos será possível influenciar os outros a se transformarem enquanto vosso coração não se houver tornado humilde, refinado e brando por meio da graça de Cristo. Quando esta mudança se houver operado em vós, ser-vos-á tão natural viver para beneficiar a outros, como o é para a roseira dar suas perfumosas flores, ou a videira produzir purpurinos cachos. O Maior Discurso de Cristo, págs. 127 e 128.

Ministério Pessoal na Obra Bíblica

É necessário pôr-se em íntimo contato com o povo mediante esforço pessoal. Se se empregasse menos tempo a pregar sermões, e mais fosse dedicado a serviço pessoal, maiores seriam os resultados que se veriam. Os pobres devem ser socorridos, cuidados os doentes, os aflitos e os que sofreram perdas confortados, instruídos os ignorantes e os inexperientes aconselhados. Cumpre-nos chorar com os que choram e alegrar-nos com os que se alegram. Aliada ao poder de persuasão, ao poder da oração e ao poder do amor de Deus, esta obra não há de, não pode, ficar sem frutos. A Ciência do Bom Viver, págs. 143 e 144.

Mulheres Como Mensageiras de Misericórdia

Necessitamos grandemente mulheres consagradas que, como mensageiras de misericórdia, visitem as mães e os filhos em seus lares, e as ajudem em seus deveres domésticos diários, caso seja necessário, antes de lhes começarem a falar da verdade para este tempo. Verificareis que, por essa maneira, salvareis almas em resultado de vosso ministério. Review and Herald, 12 de julho de 1906.

Aproximando-se dos Corações Pelo Interesse nos Enfermos

Irmãos e irmãs, dedicai-vos ao Senhor para o serviço. Não permitais que passe oportunidade alguma desaproveitada. Visitai os doentes e sofredores, e manifestai-lhes bondoso interesse. Se possível fazei alguma coisa para os cercar de maior conforto. Podereis assim conquistar o coração,


Ev - Pag. 460  

e dizer uma palavra em favor de Cristo. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 302.

Ser Amigo Para a Família

As irmãs podem fazer muito para aproximar-se do coração e enternecê-lo. Onde quer que estejais, minhas irmãs, trabalhai com simplicidade. Se vos encontrais em uma casa onde há crianças, mostrai interesse nelas. Fazei-as sentir que as amais. Se uma está doente, oferecei-vos para lhe fazer tratamento; ajudai a mãe, gasta de cuidados e ansiosa a aliviar o sofrimento de seu filhinho. Review and Herald, 11 de novembro de 1902.

O Povo é Salvo Como Indivíduos, Não em Massa

O sal deve ser misturado com a substância em que é posto; é preciso que penetre a fim de conservar. Assim, é com o contato pessoal e a convivência que os homens são alcançados pelo poder salvador do evangelho. Não são salvos em massa, mas como indivíduos. A influência pessoal é um poder. Cumpre-nos achegar-nos àqueles a quem desejamos beneficiar. O Maior Discurso de Cristo, pág. 36.

Necessidade de Mulheres Conselheiras

Se qualquer mulher, não importa quem, se põe na dependência de vossa compassiva simpatia, deveis reanimá-la, e encorajá-la, e receber cartas dela, e sentir especial responsabilidade de ajudá-la? Meu irmão, deveis mudar vossa orientação nesses assuntos, e dar um bom exemplo aos vossos irmãos pastores. Guardai vossa simpatia para os membros de vossa família, que necessitam de tudo quanto lhes possais dar.

Quando uma mulher se acha em tribulação, leve ela suas aflições a outras mulheres. Se essa mulher que vos procurou tem motivo de queixa contra seu marido, deve levar essa dificuldade a alguma outra mulher que possa, caso seja


Ev - Pag. 461  

necessário, falar convosco sem nenhuma aparência do mal.

Não pareceis compreender que vossa atitude nessa questão está exercendo errônea influência. Acautelai-vos em vossas palavras e ações. Carta 164, 1902.

Uma Grande Obra a que o Céu se Une

A obra que estais fazendo para ajudar nossas irmãs a sentirem sua responsabilidade individual para com Deus, é boa e necessária. Por muito tempo tem ela sido negligenciada. Quando, porém, essa obra for exposta em linhas claras, simples e definidas, podemos esperar que os deveres domésticos, em vez de serem negligenciados, serão cumpridos muito mais inteligentemente. O Senhor quer que insistamos sempre no valor da alma humana junto daqueles que não lhe compreendem o valor.

Caso nos seja possível arranjar as coisas de modo a termos grupos organizados regulares que sejam inteligentemente instruídos quanto à parte que devem desempenhar como servos do Mestre, nossas igrejas terão uma vida e vitalidade de que há muito necessitam. A excelência da alma salva por Jesus será apreciada. Nossas irmãs têm geralmente muitos problemas com sua família em crescimento, e suas provações não apreciadas. Tenho almejado muito mulheres que se pudessem educar para ajudar nossas irmãs a se erguerem de seu abatimento, e sentirem que podem fazer uma obra para o Senhor. Isto é levar raios de luz à sua própria vida, raios que se refletirão no coração de outros. Deus vos abençoará a vós e a todos quantos se unirem convosco nessa grande obra. Carta 54, 1899.

Em Busca dos Perdidos

A Bíblia Levada à Porta de Todo Homem

A Bíblia não está acorrentada. Pode ser levada a todas as portas, e


Ev - Pag. 462  

suas verdades apresentadas à consciência de cada homem. À semelhança do nobre povo de Beréia, muitos, por si mesmos, examinarão diariamente as Escrituras, para ver se estas coisas são assim. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Jesus, o Redentor do mundo, ordena aos homens não só que leiam, mas examinem as Escrituras. É-nos cometida essa grande e importante obra e, se a fizermos, seremos grandemente beneficiados, pois não ficará sem recompensa a obediência às ordens de Cristo. Ele há de coroar com sinais especiais de Seu favor esse ato de lealdade em seguir a luz revelada em Sua Palavra. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 84.

Muitos a Espera de Serem Recolhidos

Em todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o Céu. De almas anelantes de luz, de graça, do Espírito Santo, sobem orações, lágrimas e indagações. Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos. Atos dos Apóstolos, pág. 109.

Em Busca dos Perdidos

Esta deve ser uma obra decidida. As ovelhas perdidas se acham por todo o país, ao vosso redor. Cumpre-vos procurar e salvar o que está perdido. Elas não sabem como se recuperar a si mesmas. Carta 189, 1899.

Procurar Entradas Para Estudos

Em toda cidade penetrada, precisamos lançar firme fundamento para uma obra permanente. Importa seguirmos os métodos do Senhor. Fazendo trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos em casas de famílias, o obreiro pode conseguir acesso a muitos que estão buscando a verdade. Mediante o abrir as Escrituras, a oração, o exercício da fé, ele deve ensinar ao povo o caminho do Senhor. Testimonies, vol. 7, pág. 38.


Ev - Pag. 463  

Em Busca das Almas Sinceras

Preciso fazer o melhor que me é possível no levar ao nosso povo a mensagem de que o Senhor tem almas sinceras em todas as nossas cidades, e que elas devem ser buscadas. Ele não está satisfeito com o progresso que temos feito. Muitas cidades permanecem ainda por assim dizer intatas. Os que se empenham no trabalho de advertir os habitantes de nossas grandes cidades, obterão certa educação no ganhar almas para Cristo. ... Como se converterão elas a menos que a verdade lhes seja exposta com diligência, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento? ...

Os obreiros não devem gastar o tempo passando e repassando pelo mesmo campo entre as igrejas que já estão confirmadas na verdade, ao passo que há por toda parte muitos que nunca ouviram uma exposição da mesma. Carta 8, 1909.

Obreiros Guiados a Lares de Pessoas Interessadas

Luz, luz da Palavra de Deus - eis o que o povo necessita. Caso os mestres da Palavra sejam voluntários, o Senhor os porá em íntimas relações com o povo. Guiá-los-á às casas dos que necessitam e desejam a verdade; e ao se empenharem os servos de Deus na obra de buscar as ovelhas perdidas, suas faculdades espirituais são despertadas e dotadas de nova energia. Review and Herald, 29 de dezembro de 1904.

Força Dez Vezes Maior

Se metade do tempo agora usado em pregação, fosse dado ao trabalho de casa em casa, ver-se-iam resultados favoráveis. Efetuar-se-ia muito bem, pois os obreiros poderiam entrar em íntimo contato com o povo. O tempo passado a visitar discretamente as famílias e, quando, entre elas, a falar a Deus em oração, entoar-Lhe louvores e explicar Sua Palavra, fará muitas vezes mais benefício do que uma série de conferências públicas. Muitas vezes a mente é impressionada com força dez vezes maior por apelos pessoais do que por qualquer outra espécie de trabalho. A


Ev - Pag. 464  

família assim visitada recebe pessoalmente o que se fala. Os membros não se encontram em uma congregação promíscua, em que podem aplicar aos outros as verdades que ouvem. Fala-se a eles próprios, sinceramente, e com benigna solicitude. Eles têm permissão de exprimir livremente suas objeções, e estas podem ser enfrentadas, uma a uma, com um "Assim diz o Senhor". Caso essa obra seja feita em humildade por aqueles cujo coração se acha possuído do amor de Deus, cumprem-se as palavras: "A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130. Carta 95, 1896.

Alguns Parecem Inacessíveis

Os que trabalham para Deus encontrarão algumas pessoas inacessíveis. Parece ficarem ofendidas de que lhes invadísseis a intimidade da fé e da devoção, e não olham com agrado os que são cooperadores de Deus. Esses obreiros devem tirar os olhos de si mesmos para os fixar em Jesus, atendendo cuidadosamente às orientações encontradas em Sua Palavra. Carta 5, 1896.

Mulheres no Evangelismo

Neste Tempo de Crise

O Senhor tem uma obra para as mulheres da mesma maneira que para os homens. Elas podem ocupar seus lugares em Sua obra nesta crise, e Ele atuará por meio delas. Uma vez que se possuam do senso do dever, e trabalhem sob a influência do Espírito Santo, terão a posse de si mesmas que este tempo requer. O Salvador fará refletir a luz de Seu rosto sobre essas abnegadas mulheres, e dar-lhes-á poder que ultrapassa ao dos homens. Elas podem fazer nas famílias uma obra que os homens não podem fazer, obra que alcança a vida íntima. Podem chegar bem perto do


Ev - Pag. 465  

coração daqueles que estão além do alcance dos homens. Seu trabalho é necessário. Review and Herald, 26 de agosto de 1902.

Mulheres que Têm a Obra no Coração

As mulheres que têm no coração a obra de Cristo, podem fazer uma boa obra no distrito em que residem. Cristo fala nas mulheres que O ajudavam no apresentar a verdade a outros, e também Paulo se refere às mulheres que trabalharam com ele no evangelho. Mas quão limitada é a obra feita por aquelas que poderiam fazer uma grande obra, se quisessem! Carta 31, 1894.

Quando Mulheres Crentes Sentem Preocupação Pelas Almas

Tenho pensado, que com a vossa experiência, sob a direção de Deus poderíeis exercer vossa influência para pôr em funcionamento ramos de trabalho em que as mulheres pudessem unir-se em serviço para o Senhor. Devia haver certamente maior número de senhoras empenhadas na obra de ministrar à humanidade sofredora, erguendo, educando em crer - simplesmente crer - em Jesus Cristo nosso Salvador. E à medida que as almas se derem ao Senhor Jesus, fazendo inteira entrega, entenderão a doutrina. ...

Sinto-me penalizada de que nossas irmãs da América do Norte não estejam, em maior número, fazendo a obra que poderiam fazer para o Senhor Jesus. Permanecendo em Cristo, receberiam ânimo e força e fé para o trabalho. Muitas mulheres gostam de falar. Por que não podem elas falar as palavras de Cristo às almas perdidas? Quanto mais achegados nos achamos a Cristo, tanto mais o coração conhece a miséria das almas que não conhecem a Deus, e não sentem a desonra que estão ocasionando a Cristo, que as comprou por preço.

Quando as mulheres crentes experimentarem um senso de responsabilidade pelas almas, e o peso dos pecados alheios, elas trabalharão como Cristo trabalhava. Não considerarão


Ev - Pag. 466  

nenhum sacrifício demasiado grande para ganhar almas para Cristo. E todo aquele que tiver este amor por almas, é nascido de Deus; esses estão prontos a seguir-Lhe as pisadas, e empregarão os talentos da voz e das palavras no serviço do Mestre; a própria seiva vinda do tronco a sua alma, fluirá em positivos condutos de amor às almas murchas e ressecadas.

Há nesta obra contínua educação. O desejo de ser uma bênção revela ao obreiro a sua própria fraqueza e ineficiência. Isto impele a alma a Deus em oração, e o Senhor Jesus comunica luz e Seu Santo Espírito, e ela compreende ser Cristo quem opera o abrandamento e o quebrantamento dos corações endurecidos. Carta 133, 1898.

Necessária em Vários Ramos da Obra

Há, nos vários ramos do trabalho da causa de Deus, um vasto campo em que nossas irmãs podem fazer bom serviço para o Mestre. Muitos ramos da obra missionária são negligenciados. Nas diversas igrejas, muito trabalho muitas vezes deixado por fazer ou executado imperfeitamente, podia ser bem feito pelo auxílio que nossas irmãs, sendo devidamente instruídas, podem dar. Por vários ramos de esforços missionários domésticos, podem elas atingir uma classe não alcançada por nossos pastores. Entre as nobres mulheres que tiveram a coragem moral de decidir-se em favor da verdade para este tempo, muitas são dotadas de tato, percepção, boas aptidões, e que darão obreiras bem-sucedidas. Os esforços dessas mulheres cristãs são necessários. Review and Herald, 10 de dezembro de 1914.

A Parte das Mulheres no Evangelismo

Nos vários ramos da obra missionária, a mulher modesta e inteligente pode usar suas faculdades com o mais alto proveito. Quem pode ter tão profundo amor pelas almas de


Ev - Pag. 467  

homens e mulheres por quem Cristo morreu como aqueles que são participantes de Sua graça? Quem pode representar a verdade e o exemplo de Cristo melhor do que as mulheres cristãs que estão em sua vida praticando a verdade? Review and Herald, 10 de dezembro de 1914.

Como Conselheira, Companheira e Coobreira

A mulher, caso aproveite sabiamente o tempo e suas faculdades, descansando em Deus quanto à sabedoria e à força, pode ombrear com seu marido como conselheira, companheira e coobreira, sem todavia nada perder de sua graça feminil e modéstia. Ela pode elevar o próprio caráter e, assim fazendo, está elevando e enobrecendo o caráter de sua família, e exercendo poderosa se bem que inconsciente influência nos que a rodeiam. Por que não havia de a mulher cultivar o intelecto? Por que não havia ela de corresponder ao desígnio de Deus em sua existência? Por que não podem elas compreender suas próprias faculdades e, reconhecendo que essas faculdades lhes são dadas por Deus, se esforçarem por empregá-las ao mais alto grau em fazer bem aos outros, em promover o progresso da obra de reforma, de verdade e bondade real no mundo? Satanás sabe que as mulheres têm um poder de influência para o bem ou para o mal; procura, portanto, alistá-las em sua causa. Good Health, junho de 1880.

O Poder de uma Vida Coerente

Admirável é a missão das esposas e mães e das obreiras mais jovens. Se quiserem, podem exercer uma influência para o bem em todos quantos a cercam. Pela modéstia no vestuário e a circunspecção na conduta, podem dar testemunho da verdade em sua simplicidade. Podem fazer sua luz brilhar de tal forma perante todos, que outros vejam suas boas obras e glorifiquem a seu Pai que está nos Céus. Uma mulher verdadeiramente convertida exercerá poderosa influência, transformadora, para o bem. Ligada ao marido ela o pode ajudar em seu trabalho, tornando-se


Ev - Pag. 468  

instrumento em animá-lo e beneficiá-lo. Quando a vontade e o caminho são postos em submissão ao Espírito de Deus, não há limites ao bem que se pode realizar. Manuscrito 91, 1908.

Portadoras de Encargos Para Jesus

Nossas irmãs, as jovens, as de meia-idade e as idosas, podem ter uma parte na finalização da obra para este tempo; e ao fazerem isto, segundo tenham oportunidade, adquirirão experiência do mais alto valor para elas próprias. No esquecimento do próprio eu, crescerão elas em graça. Exercitando a mente nessa direção, hão de aprender a assumir encargos por Jesus. Review and Herald, 2 de janeiro de 1879.

Os que Trabalham em Casa

Os que empregam homens ou mulheres para ajudar no serviço doméstico, devem pagar-lhes um justo salário. Devem dispensar-lhes também justa apreciação. Não os deixeis pensar que sua fidelidade no serviço não é apreciada. Seu trabalho é tão essencial como o dos que dão instruções bíblicas, e devem receber palavras de apreciação. Essas pessoas têm muitas vezes sede de compaixão e simpatia, e isto não lhes devia ser negado, pois o merecem. Os que cozinham e fazem outros trabalhos domésticos estão tão verdadeiramente empenhados no serviço de Deus como os que fazem a obra bíblica. E acham-se em maior necessidade de simpatia e compaixão; pois nos ramos espirituais da obra há alguma coisa que mantém o ânimo alegre, elevado e confortado. E, lembrai-vos, somos todos servos. A pessoa que faz vosso trabalho doméstico não é menos altamente considerada pelo Senhor do que a que dá instruções bíblicas. Manuscrito 128, 1905.


Ev - Pag. 469  

Tanto Homens Como Mulheres Chamados à Obra Bíblica

Aliar os Talentos Para uma Obra Decisiva

Quando se tem a fazer uma grande e decisiva obra, Deus escolhe homens e mulheres para realizá-la, e ela sofrerá o dano caso os talentos de ambas as partes não se aliarem. Carta 77, 1898.

As mulheres, da mesma maneira que os homens, podem empenhar-se na obra de colocar a verdade onde possa atuar e manifestar-se. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 347.

Algumas Mulheres Aptas Para a Obra Bíblica

Mulheres há, especialmente aptas para a obra de dar instruções bíblicas, e são muito bem-sucedidas em apresentar a Palavra de Deus aos outros em sua simplicidade. Elas se tornam grande bênção em aproximar-se de mães e filhas. Isto é uma obra sagrada, e os que nela se empenham devem ser animados. Carta 108, 1910.

Mulheres Negras Chamadas à Obra

Ultimamente, como a necessidade desse campo me tenha sido insistentemente apresentada, não me tem sido possível dormir senão um pouco. A obra médico-missionária deve ser levada avante entre este povo [negro], ao qual deve ser ministrado algum preparo em enfermagem, cozinha e outros importantes ramos de trabalho. Há entre eles pessoas que devem ser preparadas para ocupar o lugar de professores, instrutores bíblicos, colportores. Carta 221, 1904.

Preparados Homens Negros

Homens negros devem ser cabalmente educados e preparados para dar instruções bíblicas e efetuar reuniões de tenda entre seu povo. Há muitos dotados de capacidade, os quais devem ser preparados para esta obra. Testimonies, vol. 9, pág. 207.


Ev - Pag. 470  

Instruções Bíblicas por Homens de Discernimento Espiritual

Corações têm ficado impressionados e pessoas convertidas ao terdes apresentado as grandes, decisivas verdades da Bíblia, as verdades da graça de Cristo. Devem unir-se agora convosco em vossos esforços, homens de discernimento espiritual, os quais cooperarão convosco, darão de dia instruções bíblicas aos novos conversos, dizendo-lhes como se devem submeter ao poder do Espírito Santo, para que essas almas sejam plena e firmemente estabelecidas na verdade. Elas necessitam instruções pessoais acerca de muitos assuntos. Carta 376, 1906.

Preparar Homens e Mulheres Para a Obra Bíblica

O Pastor Haskell e esposa estavam dando instruções bíblicas durante a manhã, e à tarde os obreiros em preparo saíam e faziam visitas de casa em casa. Essas visitas missionárias e a venda de muitos livros e revistas, abriram o caminho para dar estudos bíblicos. Cerca de quarenta homens e mulheres estavam assistindo às classes de manhã, e bom número desses estudantes se empenhavam no trabalho à tarde. Review and Herald, 29 de novembro de 1906.

O Visitador Evangélico

Tanto Instrutores Bíblicos Como Visitadores

Alguns há que possuem certa experiência, os quais devem, com todo esforço que fazem em igrejas em declínio bem como em lugares novos, escolher rapazes ou homens de idade madura para ajudá-los na obra. Obterão assim conhecimento mediante o interessarem-se em esforço individual, e dezenas e dezenas se estarão habilitando para utilidade como instrutores bíblicos, colportores e visitadores entre as famílias. Carta 34, 1886.


Ev - Pag. 471  

Os Jovens Chamados Como Visitadores Evangélicos

Há muitos ramos em que os jovens podem encontrar oportunidade para útil esforço. Devem organizar-se e instruir-se cabalmente grupos para trabalhar como enfermeiros, visitadores evangélicos, obreiros bíblicos, colportores, pastores e evangelistas médico-missionários. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 546.

Mulheres Como Visitadoras

As mulheres podem efetuar um bom trabalho para Deus, caso aprendam primeiro a preciosa e todo-importante lição da mansidão na escola de Cristo. Serão capazes de beneficiar a humanidade apresentando-lhe a perfeita suficiência de Jesus. ...

Muitos que são encarregados de fazer alguma humilde espécie de trabalho para o Mestre, ficam dentro em pouco descontentes, e pensam que devem ser mestres e dirigentes. Desejam largar seu humilde serviço, que é justamente tão importante em sua esfera, como as maiores responsabilidades. Os que são postos a visitar, vêm logo a pensar que qualquer um pode fazer esse trabalho, que qualquer um pode dirigir palavras de simpatia e animação, e, de maneira humilde e discreta, levar outros a terem uma compreensão correta das Escrituras. Esta é, porém, uma obra que demanda muita graça, muita paciência, e crescente provisão de sabedoria. ...

Nenhuma obra feita para o Mestre deve ser considerada inferior ou de pouca estima. ... Uma vez que seja feita com boa disposição, humildemente, e na mansidão de Cristo, redundará na glória de Deus. Carta 88, 1895.

Mulheres no Ministério Público

A Eficácia da Obra Feminina

As mulheres podem ser instrumentos de justiça, prestando santo serviço. Foi Maria quem primeiro pregou Jesus ressuscitado. ... Se houvesse vinte mulheres onde há agora uma, as quais fizessem dessa


Ev - Pag. 472  

santa missão seu trabalho apreciado, veríamos muitos mais conversos à verdade. A influência enobrecedora, suavizante, de uma mulher cristã, é necessária na grande obra de pregar a verdade. Review and Herald, 2 de janeiro de 1879.

Marido e Mulher Unidos Numa Mesma Obra

Há mulheres que devem trabalhar no ministério evangélico. Em muitos aspectos elas fariam melhor do que os pastores que negligenciam visitar o rebanho de Deus. Manuscrito 43a, 1898.

Requer-se Sabedoria na Escolha de Mestres do Evangelismo

Devem ser escolhidos para a obra, homens sábios, consagrados, que possam efetuar uma boa obra no aproximar-se das almas. Também se devem escolher mulheres capazes de apresentar a verdade de maneira clara, inteligente e direta. Necessitamos entre nós obreiros que vejam a necessidade da profunda obra da graça a ser operada no coração; e esses devem ser animados a se empenharem em diligente esforço missionário. Há muito se faz sentir a necessidade de mais dessa espécie de obreiros. Cumpre-nos orar mui fervorosamente: "Senhor, ajuda-nos a nos ajudarmos uns aos outros." O próprio eu deve ser sepultado com Cristo, precisamos ser batizados com o Espírito Santo de Deus. Revelar-se-á então na linguagem, no espírito e na maneira de trabalhar, que o Espírito de Deus está dirigindo.

Necessitamos como obreiros homens e mulheres que compreendam as razões de nossa fé, e compreendam a obra a ser feita no comunicar a verdade, e que recusem proferir qualquer palavra que enfraqueça a confiança de qualquer alma na Palavra de Deus ou destrua a fraternidade que deve existir entre os da mesma fé. Carta 54, 1909.

Uma Instrutora Bíblica Fala à Congregação

Cada semana conta a sua história; uma ou duas almas recebem a verdade, e a maravilhosa mudança em sua fisionomia e


Ev - Pag. 473  

caráter é tão notável aos olhos dos vizinhos, que a convicção produzida pela própria vida dessas pessoas leva a outros à verdade; e eles estão agora examinando diligentemente as Escrituras. ...

As irmãs R e W estão fazendo um trabalho tão eficaz como o dos pastores; e em algumas reuniões em que os pastores são chamados a outra parte, a irmã W toma a Bíblia e dirige a congregação. Carta 169, 1900.

Uma Irmã Dirigir-se à Multidão

Cremos plenamente em organização de igreja, porém em nada que deva prescrever precisamente a maneira em que devamos trabalhar; pois nem todas as mentes são atingidas pelos mesmos métodos. ...

Cada pessoa tem sua própria lâmpada para manter acesa. ... Muito mais luz irradia de uma lâmpada assim no caminho de um errante, do que seria dada por toda uma procissão de tochas reunidas para ostentação e exibição. Oh, que obra pode ser feita se não nos distendermos além de nossa medida!

Ensinai isto, minha irmã. Tendes muitos caminhos abertos diante de vós. Dirigi-vos à multidão sempre que vos for possível; conservai toda partícula de influência que puderdes por meio de qualquer associação que possa ser tornada o meio de introduzir o fermento na massa. Todo homem e toda mulher tem uma obra a fazer para o Mestre. A consagração e santificação individuais a Deus realizarão mais, pelos métodos mais simples, do que a mais imponente exibição. Review and Herald, 9 de maio de 1899.

Classe Bíblica da Reunião Campal Dirigida por Mulheres

Nossas reuniões campais devem ser dirigidas de tal maneira que sejam escolas para a educação de obreiros. Necessitamos ter melhor compreensão da divisão do trabalho, e educar todos na maneira de desempenhar sua parte da obra com êxito. ... Façam-se breves discursos, e depois haja classes bíblicas. Certifique-se o orador de firmar a verdade na mente dos ouvintes. Mulheres inteligentes,


Ev - Pag. 474  

uma vez que sejam verdadeiramente convertidas, podem ter uma parte nessa obra de dirigir classes de Bíblia. Há vasto campo de serviço para as mulheres, da mesma maneira que para os homens. Carta 84, 1910.

Preparo e Fundamento

O Valor de Obreiros Bem Preparados

Deus chama obreiros; porém quer os que estejam dispostos a submeterem sua vontade à dEle, e que ensinem a verdade como é em Jesus. Um obreiro que tenha sido preparado e instruído para a obra, que seja regido pelo Espírito de Cristo, efetuará incomparavelmente mais que dez obreiros que saiam deficientes no conhecimento e fracos na fé. Uma pessoa que trabalhe em harmonia com o conselho de Deus e em unidade com seus irmãos, será mais eficiente para realizar o bem, do que dez que não compreendam a necessidade de confiar em Deus e de agir em harmonia com o plano geral da obra. Review and Herald, 29 de maio de 1888.

Instrutoras Bíblicas de Nossas Escolas

Em toda escola estabelecida por Deus deve haver, como nunca antes, procura de instrução bíblica. Nossos alunos devem ser educados para se tornarem instrutores bíblicos, e os professores de Bíblia podem fazer uma obra maravilhosíssima, caso aprendam eles próprios do grande Mestre.

A Palavra de Deus é verdadeira Filosofia, ciência genuína. As opiniões humanas e pregações sensacionais bem pouco valor têm. Os que se acham possuídos da Palavra de Deus, podem ensiná-la da mesma maneira simples por que Cristo a ensinou. Muito depende, no abrir as Escrituras aos que se acham em trevas, de usarmos uma palavra que não possa ser facilmente compreendida. ...

Há necessidade de obreiros que se aproximem bem dos descrentes, não esperando que eles se acheguem a eles,


Ev - Pag. 475  

obreiros que busquem as ovelhas perdidas, que façam trabalho pessoal, e dêem instruções claras e positivas.

O objetivo de nossas escolas deve ser proporcionar a melhor instrução e o preparo melhor aos nossos instrutores bíblicos. As associações devem cuidar que as escolas sejam providas de professores bem competentes no ensino da Bíblia, e que possuam profunda experiência cristã. Os melhores talentos do ministério devem ser empregados em nossas escolas. Manuscrito 139, 1898.

Uma Educação Ampla, Incluindo a Obra Bíblica

É desígnio do Senhor que a escola seja também um lugar em que se proveja preparo nos trabalhos femininos - cozinha, cuidado da casa, costura, escrituração comercial, leitura correta e pronúncia. As alunas devem estar habilitadas a ocupar qualquer cargo que lhes seja oferecido - superintendentes, professoras de Escola Sabatina, instrutoras bíblicas. Devem estar preparadas para professoras na escola da Igreja. Carta 3, 1898.

Obreiros Experimentados, Não Rapazes e Moças

A obra ministerial não pode nem deve ser confiada a rapazes, nem o trabalho de dar instruções bíblicas a ser dado a moças inexperientes, pelo fato de eles oferecerem seus serviços e estarem desejosos de tomar posições de responsabilidade, mas que são deficientes na experiência religiosa, e sem a devida educação e preparo. Eles precisam ser provados a ver se suportam a prova; e a menos que tenham desenvolvido princípios firmes, conscienciosos, para serem tudo quanto Deus quer que sejam, não representarão bem nossa causa e a obra para este tempo.

Deve haver em nossas irmãs que se empenham na obra em cada Missão, certa profundidade de experiência, adquirida dos mais experientes, e que compreendem a maneira e o modo de trabalhar. As atividades missionárias são constantemente


Ev - Pag. 476  

embaraçadas por carência de obreiros dotados do devido espírito, da devoção e piedade que representem corretamente nossa fé. Christian Education, págs. 45 e 46.

A Obra Requer Inteligência

Não devem entrar na obra de expor as Escrituras e fazer conferências sobre as profecias, jovens que não possuem certo conhecimento das importantes verdades bíblicas que procuram explicar a outros. Talvez sejam deficientes nos ramos comuns de educação, deixando portanto de efetuar a soma de bem que poderiam fazer, caso houvessem tido as vantagens de uma boa escola. A ignorância não aumentará a humildade nem a espiritualidade de nenhum professo seguidor de Cristo. As verdades da Palavra divina podem ser melhor apreciadas por um cristão intelectual. Cristo pode ser mais glorificado pelos que O servem inteligentemente. O grande objetivo da educação é habilitar-nos a empregar as faculdades que Deus nos deu da maneira que melhor represente a religião da Bíblia e promova a glória de Deus. Testimonies, vol. 3, pág. 160.

Obreiros Cabalmente Preparados

O terceiro anjo é representado voando pelo meio do céu, mostrando que a mensagem deve ir avante por toda a extensão e largura da Terra. É a mensagem mais solene que já foi anunciada aos mortais, e todos quantos têm ligação com a obra devem sentir primeiro sua necessidade de educação, e um mais completo processo de preparo para o trabalho, com relação a sua utilidade futura; e devem-se fazer planos e esforços para o progresso daquela classe que pretende unir-se a qualquer ramo de trabalho na obra. Review and Herald, 21 de junho de 1887.

O Instrutor Precisa Conhecer os Reais Princípios da Verdade

Estai certos de conhecer os verdadeiros princípios da verdade; e depois, ao enfrentardes oponentes, não o


Ev - Pag. 477  

fareis em vossas próprias forças. Um anjo de Deus se achará a vosso lado, para vos ajudar a responder a qualquer pergunta que vos seja dirigida. Cumpre-vos ficar dia a dia, por assim dizer, encerrados com Jesus; e então vossas palavras e exemplo exercerão influência poderosa para o bem. Obreiros Evangélicos, pág. 105.

Um Apelo em Prol de Instrutoras Bíblicas Mais Instruídas

Desejo criar um fundo para pagamento dessas devotadas senhoras que são os mais úteis obreiros em dar instruções bíblicas. Sou também levada a dizer que nos cumpre educar mais obreiras para fazerem esse trabalho. Carta 83, 1899.

Requisitos das Instrutoras Bíblicas

Capacidade das Mulheres Para a Obra de Deus

Necessitam-se mulheres de princípios firmes e caráter decidido, mulheres que creiam que estamos na verdade vivendo nos últimos dias, e que temos a derradeira e solene mensagem de advertência a ser dada ao mundo. Devem sentir que estão empenhadas numa importante obra no difundir os raios de luz derramados sobre elas pelo Céu. Coisa alguma deterá essa classe no cumprimento de seu dever. Coisa alguma as desanimará em seu trabalho. Elas têm fé para trabalhar para o tempo presente e a eternidade. Temem a Deus, e não serão desviadas da obra pela tentação de lucrativas posições nem de atraentes perspectivas. O sábado do quarto mandamento é por elas guardado como santo, porque Deus sobre ele pôs Sua santidade, e lhes ordenou que o santificassem. Elas manterão sua integridade custe o que lhes custar. ... Estas são as que hão de representar corretamente nossa fé; cujas palavras serão ditas com propriedade, como maçãs de ouro em salvas de


Ev - Pag. 478  

prata. ... Irmãs, Deus vos chama a trabalhar no campo da seara, e ajudar a recolher os molhos. Review and Herald, 19 de dezembro de 1878.

Novas e Não Danificadas Energias

Para que a obra possa avançar em todos os ramos, Deus pede vigor, zelo e coragem dos jovens. Ele escolheu a juventude para ajudar no progresso de Sua causa. Planejar com clareza de espírito e executar com mãos valorosas, exige energias novas e sãs. Os jovens, homens e mulheres, são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que, pelo exercício de suas faculdades, mediante vivacidade de pensamento e vigor de ação, possam glorificá-Lo, a Ele, e levar salvação a seus semelhantes. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 535.

Necessitam-se de homens e mulheres novos, que não sejam governados por circunstâncias, que andem com Deus, que orem muito e façam fervorosos esforços para adquirir toda a luz que possam. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 537.

Mulheres Perseverantes

Todos quantos trabalham para Deus, devem possuir um misto dos atributos de Marta e de Maria - a boa vontade para servir e sincero amor pela verdade. O próprio eu e o egoísmo precisam ser perdidos de vista. Deus demanda fervorosas obreiras, prudentes, afetivas, ternas e fiéis aos princípios. Ele convida mulheres perseverantes, que tiram o pensamento de si mesmas e de seu interesse pessoal, concentrando-o em Cristo, proferindo palavras de verdade, orando com as pessoas às quais conseguem acesso, trabalhando pela conversão de almas. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 405.

Mulheres com Capacidade de Tomar Justas Decisões

Há mulheres nobres que tiveram coragem moral para se decidir em favor da verdade em face do peso das provas. Aceitaram conscienciosamente a verdade. São dotadas de tato,


Ev - Pag. 479  

percepção e boas aptidões, e darão bem-sucedidas obreiras para o Mestre. Pedem-se mulheres cristãs. Review and Herald, 19 de dezembro de 1878.

Resistência de Caráter e Poder de Influência

Alguns dos que se entregam ao serviço missionário são fracos, sem energia, sem entusiasmo e facilmente desanimáveis. Falta-lhes a iniciativa. Não têm aqueles positivos traços de caráter que dão a força para fazer alguma coisa - o espírito e energia que iluminam o entusiasmo. Aqueles que desejam o sucesso devem ser corajosos e otimistas. Devem cultivar não só as virtudes passivas mas as ativas. Respondendo com doçura, para afastar a ira, devem possuir a coragem de um herói para resistir ao mal. Com a caridade que tudo suporta, carecem de força de caráter para que sua influência exerça um poder positivo. A Ciência do Bom Viver, págs. 497 e 498.

Ide ao Fundo de Todo Assunto

Se sois chamados para ser mestres em qualquer ramo da obra de Deus, sois também chamados para ser discípulos na escola de Cristo. Se tomais sobre vós a sagrada responsabilidade de ensinar outros, tendes o dever de ir ao âmago do assunto que procurais ensinar. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 31.

Coragem, Força, Energia, Perseverança

A vida cristã é mais importante do que muitos crêem. Não consiste somente em delicadeza, paciência, doçura, e bondade. São essenciais estas graças; mas há também necessidade de coragem, força, energia e perseverança. O caminho que Cristo nos traça é um caminho estreito e exige abnegação. Para entrar nesse caminho, e passar pelas dificuldades e desânimos, requerem-se homens fortes. ...


Ev - Pag. 480  

Algumas pessoas não têm firmeza de caráter. Seus planos e objetivos não têm uma forma definida, nem consistência. São de muito pouca utilidade prática no mundo. Esta fraqueza, indecisão e ineficácia deve ser vencida. Há no verdadeiro caráter cristão uma indomabilidade que não pode ser adaptada nem submetida por circunstâncias adversas. Devemos ter fibra moral, uma integridade que não ceda à lisonja, nem à corrupção, nem às ameaças. A Ciência do Bom Viver, pág. 498.

Prontidão e Precisão

A causa de Deus requer homens que possam ver prontamente e agir instantaneamente no devido tempo, e com poder. Se esperardes para pesar toda dificuldade e ponderar toda perplexidade que encontrardes, bem pouco fareis. Tereis obstáculos e dificuldades a enfrentar a cada passo, e, com firme propósito, precisais decidir vencê-los; do contrário, eles vos vencerão a vós. Testimonies, vol. 3, pág. 497.

Sistema e Rapidez em Todo Trabalho

Vosso aposento pode conter muitos pequeninos ornamentos aí colocados para fins de admiração; se, porém, tiverdes unicamente em vista a glória de Deus, bem fareis em encaixotar esses pequenos ídolos. No manuseá-los, tirar o pó e recolocá-los, são gastos muitos preciosos momentos que poderiam ser empregados em trabalho necessário. Mas se essas bugigangas não houverem de ser afastadas, tendes então outra lição a aprender. Sede expeditos. Não tomeis sonhadoramente cada artigo, conservando-o na mão, como se vos desagradasse pô-lo no seu lugar. É dever dos que são vagarosos em seus movimentos melhorar-se a esse respeito. Disse o Senhor: "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." Rom. 12:11.

Ao preparar as refeições, fazei vossos cálculos, concedendo-vos todo o tempo que sabeis por experiência precisar para


Ev - Pag. 481  

cozinhar bem a comida e pô-la na mesa a seu devido tempo. Melhor, porém, é estar pronto cinco minutos antes, do que cinco minutos depois. No lavar a louça, também, o trabalho deve ser feito com desembaraço, e todavia com cuidado e esmero. Os hábitos lentos, demorados, fazem do pouco muito trabalho. Mas se quiserdes podereis vencer esses hábitos lentos e intrincados. O exercício da força de vontade fará com que as mãos se movam destramente. The Youth"s Instructor, 28 de janeiro de 1897.

Métodos da Obra Bíblica

Estudos Bíblicos Simples, Vivos

Cumpre erguer-nos e cooperar com Cristo. ... Obedecei à comissão evangélica; ide aos caminhos e valados. Visitai tantos lugares quantos vos for possível. Dai estudos bíblicos simples, vivos, os quais exercerão uma correta influência na mente dos ouvintes. Manuscrito 53, 1910.

Uma Mensagem Para Despertar o Povo Para Estudar

A decisiva mensagem para este tempo deve ser proclamada tão claramente e com tanta decisão, que desperte os ouvintes e os leve a desejar estudar as Escrituras. Testimonies, vol. 9, pág. 109.

Ensinar a Aproximarem-se da Bíblia no Espírito do Aluno

O estudante da Bíblia deve ser ensinado a aproximar-se desta no espírito de quem quer aprender. Devemos pesquisar suas páginas, não à busca de provas com que manter nossas opiniões, mas com o fim de saber o que Deus diz. Educação, págs. 187 e 188.

Cada Estudo Bíblico Deve Ter um Plano Distinto

Todo professor deve cuidar de que seu trabalho tenda a resultados definitivos. Antes de tentar ensinar uma matéria, deve ter em seu espírito um plano distinto, e saber o que precisamente


Ev - Pag. 482  

deseja conseguir. Não deve ficar satisfeito com a apresentação de qualquer assunto antes que o estudante compreenda os princípios nele envolvidos, perceba a sua verdade, e esteja apto a referir claramente o que aprendeu. Educação, págs. 233 e 234.

Simplicidade nas Palavras

Não procureis nunca palavras que dêem a impressão de serdes eruditos. Quanto maior vossa simplicidade, tanto melhor serão vossas palavras compreendidas. Testimonies, vol. 6, pág. 383.

A Explanação Simples Melhor que os Argumentos

O argumento é bom, oportunamente; mas pode-se conseguir muito mais mediante a simples explanação da Palavra de Deus. As lições de Cristo eram tão claramente ilustradas, que os mais ignorantes lhes podiam apanhar facilmente o sentido. Jesus não usava palavras difíceis em Seus discursos; servia-Se de linguagem simples, adequada ao espírito do povo comum. Não ia, no assunto que expunha, mais longe do que eles O poderiam acompanhar. Obreiros Evangélicos, pág. 169.

Poucos Argumentos Podem Ser Suficientes

Não é o melhor método ser tão explícito, e dizer sobre um ponto tudo quanto se pode dizer, quando alguns argumentos abrangerão o assunto, sendo suficientes, para todos os fins práticos, para convencer e reduzir a silêncio o adversário. Obreiros Evangélicos, pág. 376.

A Verdade Presente em Estilo Simples

Neste século em que as fábulas agradáveis andam flutuando no ambiente e atraindo o espírito, a verdade apresentada em estilo fácil, confirmada com algumas vigorosas provas, é melhor que buscar e fazer uma série avassaladora de demonstrações; pois então o ponto não fica tão claro em muitas mentes como antes de as objeções e provas lhes serem apresentadas. Para muitos, as afirmações têm mais eficácia que as longas argumentações. Tomam muita coisa por certa. As provas não ajudam


Ev - Pag. 483  

o caso, no espírito de pessoas assim. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 296.

Regra Sobre Regra

Seja a verdade apresentada como é em Jesus, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, um pouco aqui, um pouco ali. Testimonies, vol. 9, pág. 240.

O Poder da Simpatia Cristã

Palavras bondosas ditas com simplicidade, pequeninas atenções dispensadas com singeleza, dissiparão as nuvens da tentação e da dúvida que se adensam sobre a alma. A sincera expressão de simpatia cristã vinda do coração e manifestada com simplicidade, tem poder de abrir a porta dos corações que necessitam o singelo e delicado toque do Espírito de Cristo. Testimonies, vol. 9, pág. 30.

Buscar Caminho ao Coração Deles

Sempre que vos for possível ter acesso ao povo em seu lar, aproveitai a oportunidade. Tomai a Bíblia, e exponde-lhes as grandes verdades da mesma. Vosso êxito não dependerá tanto de vosso saber e consecuções, como de vossa habilidade em chegar ao coração das pessoas. Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podereis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Ensinando e Praticando os Princípios

Não como uma teoria árida deviam ser ensinadas estas coisas. Aqueles que desejam comunicar a verdade, devem por sua vez praticar seus princípios. Apenas refletindo o caráter de Deus na retidão, nobreza e abnegação de sua vida, poderão eles impressionar os outros. Educação, pág. 40.

A Influência da Cruz na Conquista de Almas

A cruz do Calvário deve ser exaltada perante o povo, a fim de que lhes absorva a mente e concentre os pensamentos. ... Como agentes vivos para a iluminação da Terra os obreiros emitirão raios


Ev - Pag. 484  

de luz para o mundo. O Maior Discurso de Cristo, pág. 44.

Responder a Perguntas

A melhor obra que podeis fazer, é ensinar, educar. Onde quer que se vos depare uma oportunidade de assim fazer, sentai-vos com alguma família, e deixai que vos façam perguntas. Respondei-lhes então pacientemente, humildemente. Continuai esta obra juntamente com vossos esforços em público. Pregai menos, e educai mais, mediante estudos bíblicos, e orações feitas nas famílias e pequenos grupos. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Obra Bíblica Pessoal, Paciente, Cabal

Muitos obreiros fracassam em sua obra, porque não se põem em contato íntimo com aqueles que mais necessitam de seu auxílio. Com a Bíblia na mão, deveriam buscar, da maneira mais delicada, conhecer as objeções que há na mente dos que estão começando a indagar: "Que é a verdade?" Cuidadosa e suavemente eles os deveriam conduzir e educar, como discípulos numa escola. Muitos têm de desaprender teorias que de há muito acreditaram ser a verdade. Ao se convencerem de que se achavam em erro quanto a assuntos escriturísticos, são lançados em perplexidades e dúvidas. Eles necessitam da mais terna simpatia e do mais judicioso auxílio; devem ser instruídos com cuidado, e necessitam que se ore por eles e com eles, que os vigiem e os protejam com bondosa solicitude. Obreiros Evangélicos, págs. 190 e 191.

Onde Há Preconceito

Cristo atraía o coração dos ouvintes a Si pela manifestação de Seu amor, e depois, pouco a pouco, à medida que o podiam suportar, desdobrava perante eles as grandes verdades do reino. Também nós precisamos adaptar nossos trabalhos à condição do povo - ir ao encontro dos homens no terreno deles. Ao passo que as reivindicações da lei de Deus devem ser apresentadas ao mundo, nunca devemos esquecer que o amor - o amor de Cristo -é a


Ev - Pag. 485  

única força que pode abrandar o coração e levar à obediência.

Todas as grandes verdades das Escrituras centralizam-se em Cristo; devidamente compreendidas, todas levam a Ele. Seja Cristo apresentado como o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim do grande plano da redenção. Apresentai ao povo assuntos tais que lhes robusteçam a confiança em Deus e em Sua Palavra, e os levem a pesquisar por si mesmos seus ensinos. E, à medida que eles avançam, passo a passo, no estudo da Bíblia, ficarão melhor preparados para apreciar a beleza e harmonia de suas preciosas verdades. Review and Herald, 13 de junho de 1912.

Apresentar Verdades Decisivas Depois da Conversão

Não deveis sentir que é vosso dever introduzir argumentos quanto ao assunto do sábado ao vos encontrardes com o povo. Se as pessoas mencionam o assunto, dizei-lhes que isto não vos preocupa no momento. Mas havendo eles entregue o coração e o espírito e a vontade a Deus, então se acham sinceramente preparados a pesar as provas no tocante a essas solenes e decisivas verdades. Carta 77, 1895.

A Mensagem de Preferência a Argumentos

Frases cunhadas, formais, a apresentação de assuntos meramente argumentativos, não trazem benefício. O amor enternecedor de Deus no coração dos obreiros será reconhecido por aqueles em cujo benefício eles trabalham. As almas estão sedentas da água da vida. Não sejais cisternas vazias. Caso lhes reveleis o amor de Cristo, podereis levar os sedentos e famintos a Jesus, e Ele lhes dará o pão da vida e as águas da salvação. Carta 77, 1895.

Contar Sempre Vossa Própria Experiência de Conversão

Ponde em ação toda a vossa energia espiritual. Dizei àqueles a quem visitais que se acha próximo às portas, o fim de todas as coisas. O Senhor Jesus Cristo abrirá a porta do coração deles, causando uma duradoura impressão em seu espírito.


Ev - Pag. 486  

Esforçai-vos por despertar homens e mulheres de sua insensibilidade espiritual. Dizei-lhes como encontrastes Jesus, e como tendes sido abençoados desde que vos pusestes ao Seu serviço. Contai-lhes a ventura que vos advém de sentar-vos aos pés de Jesus, aprendendo preciosas lições de Sua Palavra. Falai-lhes da alegria, da satisfação que existe na vida cristã. Vossas palavras calorosas, cheias de fervor, hão de convencê-los de que encontrastes a pérola de grande preço. Que vossas palavras alegres e animadoras demonstrem que achastes com certeza a estrada melhor. Isto é trabalho missionário genuíno, e em ele sendo feito, muitos acordarão como de um sonho. Serviço Cristão, pág. 124.

A Intercessão dos Ganhadores de Almas - o Segredo do Êxito

Houve, no passado, pessoas que fixavam o espírito sobre alma após alma, dizendo: "Senhor, ajuda-me a salvar esta alma." Agora, no entanto, tais exemplos são raros. Quantos procedem como se avaliassem o perigo dos pecadores? Quantos tomam aqueles que eles sabem achar-se em perigo, apresentando-os a Deus em oração, e suplicando-Lhe que os salve? Obreiros Evangélicos, pág. 65.

Lições do Mestre dos Mestres

Apresentar a Palavra à Maneira de Cristo

Se estiverdes apresentando a Palavra à maneira de Cristo, vosso auditório ficará profundamente impressionado com as verdades que ensinais. Sobrevir-lhes-á a convicção de que essa é a Palavra do Deus vivo. Testimonies, vol. 9, pág. 143.

Paciente Amor e Interesse nos Perdidos

Ensinava o povo com paciente amor. Sua profunda e perscrutadora sabedoria conhecia as necessidades de cada alma dentre Seus ouvintes; e ao vê-los recusar a mensagem de paz e amor que


Ev - Pag. 487  

lhes viera trazer, o coração se Lhe angustiava até o íntimo. Obreiros Evangélicos, pág. 49.

Mansidão e Humildade

Não havia em Sua maneira de ser nenhum traço de beatice ou de fria austeridade. O Redentor do mundo tinha uma natureza superior à dos anjos, todavia, unidas a Sua divina majestade achavam-se a mansidão e a humildade que atraíam todos a Ele. O Maior Discurso de Cristo, pág. 14.

A Esperança Inspira o Desejo de Fé

Em cada ser humano Ele divisava infinitas possibilidades. Via os homens como poderiam ser, transfigurados por Sua graça na "graça do Senhor nosso Deus". Sal. 90:17. Olhando para eles com esperança inspirava-lhes esperança. Encontrando-os com confiança, inspirava-lhes confiança. Revelando em Si mesmo o verdadeiro ideal do homem, despertava para a realização deste ideal tanto o desejo como a fé. Em Sua presença as almas desprezadas e caídas compreendiam que ainda eram homens, e anelavam mostrar-se dignas de Seu olhar. Em muitos corações que pareciam mortos para as coisas santas, despertavam-se novos impulsos. A muito desesperançado abriu-se a possibilidade de uma nova vida. Educação, pág. 80.

Sinceridade e Poder Convincente

E, ouvindo homens e mulheres as verdades que Lhe caíam dos lábios, tão diversas das tradições e dogmas ensinados pelos rabis, brotava-lhes no coração a esperança. Havia em Seus ensinos uma sinceridade que fazia com que Suas palavras fossem direto ao alvo, com um poder convincente. Obreiros Evangélicos, pág. 188.

Irradiava Vida e Bom Ânimo

Ao passar por vilas e cidades,


Ev - Pag. 488  

era como uma corrente vivificadora difundindo vida e alegria. A Ciência do Bom Viver, pág. 14.

Podemos andar bem dispostos. Deus não quer nenhuma fisionomia triste nesse terreno; não quer ninguém em melancolia e tristeza; quer que levanteis o rosto para Ele e deixeis que nele derrame a luz do Sol da Justiça. Manuscrito 42, 1894.

Cristo Ensinava com Autoridade

Se bem que fosse simples o ensino, falava como alguém que tem autoridade. Esta característica punha Seu ensino em contraste com o de todos os outros. Os rabis falavam duvidosos e hesitantes, como se as Escrituras pudessem ser interpretadas significando uma coisa ou exatamente o contrário. Os ouvintes eram diariamente possuídos de uma certeza cada vez maior. Mas Jesus ensinava as Escrituras com indubitável autoridade. Fosse qual fosse o assunto, era apresentado com poder, como se Suas palavras não pudessem sofrer contestação. O Desejado de Todas as Nações, pág. 253.

Desejo de Salvar Pecadores

A mesma intensidade de desejo de salvar pecadores que assinalou a vida do Salvador, assinala a vida de Seu verdadeiro discípulo. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 342 e 343.

Força Impulsionadora

A obediência pronta, implícita desses homens, sem promessas de remuneração, parece notável; mas as palavras de Cristo eram um convite que encerrava um poder impelente. Obreiros Evangélicos, pág. 24.

Resultado da Obra Bíblica

Anjos Bem Perto do Obreiro

Ao buscar o obreiro comunicar aos outros a luz que Deus lhe deu, o Senhor lhe comunica mais luz; e, fazendo o melhor que lhe é possível, tendo


Ev - Pag. 489  

em vista unicamente a glória de Deus, ele dá o justo valor às almas. Ao visitar de casa em casa, abrindo as Escrituras àqueles cujo entendimento se acha obscurecido, os anjos de Deus estarão bem perto, ao seu lado, a fim de impressionar o coração daquele que se acha sedento da água da vida. Review and Herald, 6 de outubro de 1896.

O Senhor Trabalha com os Instrutores Bíblicos

Sejam apresentadas da Palavra de Deus, fortes razões de nossa fé, e a verdade, em seu poder santificador, abra caminho no coração e espírito dos que se acham sob convicção. Enquanto os ajudantes dão estudos bíblicos nos lares do povo, o Senhor opera tão certamente na mente dos ouvintes, como quando estão na igreja. Carta 160, 1901.

Milagres Operados Mediante a Palavra

Haverá constantemente uma luta a fim de obter acesso ao coração dos ignorantes e dos ímpios. Buscamos nós isto, porém, individualmente, com tanta diligência e fidelidade como devemos, pelo esforço pessoal? Não nos mantemos nós demasiado afastados das pobres almas mortas em ofensas e pecados? Não podemos, cada um de nós, revestir-nos do intenso fervor de Cristo, e fazermos mais?

Temo que não haja aquela fé que é essencial. Não nos fortaleceremos contra as decepções, e as tentações para nos desanimarmos? Deus é misericordioso, e tendo a verdade a alegrar, purificar e enobrecer a vida, podemos fazer obra firme e sólida para Deus. A oração e a fé realizarão maravilhas. A Palavra deve ser nossa arma na luta. Podem-se realizar milagres mediante a Palavra; pois ela é proveitosa para tudo. Carta 75, 1896.

O Valor de uma Alma

A alma que se entregou a Cristo é mais preciosa a Seus olhos do que todo o mundo. O Desejado de Todas as Nações, pág. 480.

Se não houvesse senão uma alma que aceitasse o evangelho de Sua graça, Cristo teria, para salvar aquela alma, preferido


Ev - Pag. 490  

Sua vida de labuta e humilhação, e morte de ignomínia. A Ciência do Bom Viver, pág. 135.

Vá Esta Obra Avante

Muitos ouvirão a mensagem, mas se recusarão acatá-la; todavia a advertência deve ser dada a todos em tons claros e positivos. A verdade não deve ser apresentada unicamente em reuniões públicas; importa fazer-se trabalho de casa em casa. Vá essa obra avante em nome do Senhor. Os que nela se empenham têm os anjos como celestes companheiros. Resistirão aos ataques feitos pelo inimigo contra os que estão cooperando com Deus. Carta 140, 1903.

Na Confiança das Promessas de Deus

A boa semente pode por algum tempo jazer despercebida num coração frio, egoísta e mundano, sem dar demonstração de haver-se enraizado; porém mais tarde, tocando o Espírito de Deus a alma, a semente oculta brota, e, finalmente, produz frutos para a glória de Deus. Não sabemos durante toda a vida qual prosperará, se esta ou aquela. Isso não é de nossa alçada. Façamos nosso trabalho e deixemos os resultados com Deus. "Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão." Ecl. 11:6.

O grande concerto de Deus declara: "Enquanto a Terra durar, sementeira e sega... não cessarão." Gên. 8:22. Confiante nesta promessa o lavrador ara e semeia. Com não menos confiança devemos labutar na sementeira espiritual, confiantes em sua declaração: "Assim será a palavra que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia; antes, fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." Isa. 55:11. "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Sal. 126:6. Parábolas de Jesus, pág. 65.


Ev - Pag. 491  

Salários Adequados Para as Obreiras

Serem Pagas Tão Certamente Como Seus Maridos

Quando for possível, vão o pastor e a esposa juntos. A mulher pode muitas vezes trabalhar ao lado do esposo, efetuando um nobre serviço. Ela pode visitar os lares do povo e ajudar às senhoras nessas famílias por uma maneira que não é possível ao marido. ...

Escolhei senhoras que desempenhem sua parte diligentemente. O Senhor servir-Se-á de mulheres inteligentes na obra de ensinar. E ninguém pense que essas senhoras que compreendem a Palavra, e que têm aptidão para ensinar, não devam receber remuneração por seu labor. Elas devem ser pagas tão certamente como seus maridos. Grande obra têm as mulheres a efetuar na causa da verdade presente. Pelo exercício do tato feminino e um sábio emprego de seu conhecimento da verdade bíblica, elas podem remover dificuldades que nossos irmãos não podem abordar. Necessitamos de obreiras que trabalhem em ligação com seus maridos, e devemos animar as que desejam ocupar-se neste ramo de esforço missionário. Carta 142, 1909.

O Sacrifício Não se Deve Limitar a Mulheres Fiéis

Grande é a obra a ser feita no mundo, e todo talento deve ser empregado em harmonia com os retos princípios. Se uma mulher for designada pelo Senhor para fazer determinada obra, seu trabalho deve ser estimado segundo o seu valor. Todo o que trabalha deve receber o que lhe é devido, seja homem, seja mulher.

Talvez se julgue que é bom permitir que uma pessoa consagre seus talentos e zeloso labor à obra de Deus, ao passo que nada recebe do tesouro. Isso, porém, é fazer acepção, e reter egoistamente de tais obreiros o que lhes é devido. Deus não sanciona qualquer sistema dessa natureza. Os que inventaram esse


Ev - Pag. 492  

método podem ter pensado que estavam servindo a Deus por não retirar do tesouro o pagamento desses obreiros tementes a Deus e cheios de amor pelas almas. Mas haverá afinal um ajuste de contas, e então, os que agora consideram essa extorsão, essa parcialidade no trato, um plano sábio, envergonhar-se-ão de seu egoísmo. Deus vê essas coisas sob aspecto inteiramente diverso daquele em que o consideram homens finitos.

Os que trabalham diligente e abnegadamente, sejam eles homens ou mulheres, trazem molhos para o Mestre; e as pessoas convertidas por seus esforços trarão seus dízimos ao tesouro. Quando é exigida a abnegação devido a uma escassez de meios, não permitais que umas poucas mulheres dispostas ao trabalho árduo façam todo o sacrifício. Partilhem todos dele. Deus declara: Aborreço o que foi roubado e oferecido em holocausto. Manuscrito 47, 1898.

Serem Pagas do Dízimo

O dízimo deve ser para os que trabalham na palavra e na doutrina, sejam eles homens ou mulheres. Manuscrito 149, 1899.

Um Procedimento que Limitará as Obreiras

Têm-se feito por vezes injustiça a mulheres que trabalham tão dedicadamente como seus maridos, e que são reconhecidas por Deus como necessárias à obra do ministério. O plano de pagar os obreiros homens, e não pagar as suas esposas, as quais partilham de seus esforços, não é segundo o mandamento de Deus, e, caso seja seguido em nossas associações, é capaz de desanimar a nossas irmãs de se habilitarem para a obra em que se deviam empenhar. Deus é um Deus de justiça, e se os pastores recebem pagamento por seu trabalho, as esposas, que se consagram à obra com o mesmo desinteresse devem ser pagas além do salário que os maridos recebem, mesmo que elas não o solicitem.

Os adventistas do sétimo dia não devem, de forma alguma,


Ev - Pag. 493  

amesquinhar a obra da mulher. Se esta entrega seu serviço doméstico nas mãos de uma auxiliar fiel e prudente, e deixa seus filhos em boa guarda ao passo que ela se ocupa na obra, a associação deve ter a sabedoria de compreender a justiça de remunerá-la. Obreiros Evangélicos, págs. 452 e 453.

Deus Assentou Esta Questão

Se as mulheres fazem o trabalho que não é o mais agradável a muitos dos que trabalham na palavra e na doutrina, e seu trabalho testifica de que estão realizando uma obra que tem sido manifestamente negligenciada, não deve tal labor ser considerado como sendo tão farto em resultados como a obra dos pastores ordenados? Não deve isto ordenar o pagamento dos obreiros? ...

Essa questão não é para ser estabelecida pelos homens. O Senhor a determinou. Tendes de cumprir vosso dever para com as mulheres que trabalham no evangelho, cuja obra testifica serem necessárias para levar a verdade às famílias. Sua obra é justamente a que deve ser feita, e cumpre ser estimulada. Em muitos aspectos uma mulher pode comunicar a suas irmãs conhecimento que não é possível a um homem comunicar. A obra sofreria grande prejuízo sem essa espécie de atividade feita por mulheres. Repetidamente me tem o Senhor mostrado que as instrutoras são tão grandemente necessárias à obra a que Ele as designou, como os homens. Manuscrito 142, 1903.

Advertências às Instrutoras Bíblicas

O Trabalho Pessoal é Mais Fatigante

As mulheres, da mesma maneira que os homens, são necessárias na obra que precisa ser feita. As que se entregam ao serviço do Senhor, que trabalham pela salvação de outros, fazendo o trabalho de casa em casa, o que é tão fatigante como estar perante


Ev - Pag. 494  

uma congregação - e mesmo mais fatigante - devem receber pagamento por seus esforços. Manuscrito 149, 1899.

Evitar Excesso de Trabalho

Há perigo de que se exija das mulheres ligadas à obra que trabalhem demasiado arduamente sem os devidos períodos de repouso. Tão rigorosa sobrecarga não deve ser trazida sobre obreiros. Alguns talvez não se prejudiquem, porém outros, que são conscienciosos, hão de por certo trabalhar em excesso. São necessários a todos períodos de repouso, e em especial às mulheres. Carta 61, 1896.

Somos Mortais

Irmão ______, espero que sejais bastante cuidadoso com a saúde da irmã ______. Não lhe permitais trabalhar excessivamente numa fatigante tensão nervosa. Entendereis o que quero dizer. Ela precisa compreender que somos mortais, e que se não formos cuidadosos com a nossa saúde, podemos perdê-la. Carta 44, 1900.

Quando Agir Independentemente

Há circunstâncias em que é próprio uma mulher agir pronta e independentemente, procedendo com decisão no caminho que sabe ser do Senhor. A esposa deve estar ao lado do esposo como sua igual, partilhando de todas as responsabilidades da vida, tendo o devido respeito para com aquele que a escolheu para companheira de sua existência. Manuscrito 17, 1891.

Evitar Elogiar os Homens e a Familiaridade

Sinto quando vejo os homens serem elogiados, lisonjeados e mimados. Deus revelou que alguns dos que recebem essas atenções são indignos de tomar-Lhe o nome nos lábios; são, todavia, exaltados até ao céu na estima de homens finitos, que só vêem a aparência exterior. Minhas irmãs, nunca amimeis nem lisonjeeis pobres homens falíveis e errantes, sejam eles jovens ou idosos, casados ou solteiros. Não lhes conheceis as fraquezas, e não sabeis se essas próprias atenções e esse profuso louvor não se podem demonstrar a sua ruína. Sinto-me


Ev - Pag. 495  

alarmada ante a curteza de visão, a falta de sabedoria que muitos manifestam quanto a essa familiaridade. ...

Os homens casados que recebem as atenções, os elogios e mimos das mulheres, devem estar certos de que o amor e a simpatia dessa espécie não são dignos de ser alcançados; são destituídos de valor.

Mais uma vez insisto convosco quanto à necessidade de pureza em todo pensamento, toda palavra e ação. Temos uma responsabilidade individual para com Deus, e uma obra individual que ninguém pode fazer por nós. É fazer o mundo melhor por preceito, pelo esforço pessoal e o exemplo. Ao passo que devemos cultivar a sociabilidade, não se faça isto por mero divertimento, mas com um desígnio. Há almas por salvar. Review and Herald, 10 de novembro de 1885.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>