Evangelismo

CAPÍTULO 12

Proclamar a Mensagem em Outros Continentes

Ev - Pag. 407  

Anunciar a Mensagem na Europa

Toda a Terra a Ser Iluminada

Por este tempo devem existir representantes da verdade em cada cidade e nas mais remotas partes da Terra. Toda a Terra tem de ser iluminada pela glória da verdade divina. A luz deve iluminar todos os países e todos os povos. E é dos que receberam a luz, que ela se deve comunicar a outros. ...

Certos países apresentam condições que os tornam próprios como centros de educação e influência. Entre as nações que falam o inglês, e as protestantes da Europa, é comparativamente fácil ter acesso ao povo, e oferecem elas numerosas vantagens para a fundação de estabelecimentos e o progresso de nossa obra. ... A América do Norte tem muitas instituições que dão reputação à obra; a Grã-Bretanha, a Austrália, a Alemanha, a Escandinávia e outros países continentais da Europa devem, com o evoluir da obra, obter também idênticas facilidades. Nesses países o Senhor tem hábeis obreiros, trabalhadores experimentados. Podem estes liderar no estabelecimento de instituições, no preparo de obreiros e na promoção da obra em seus diferentes ramos. É a vontade divina que todos os recursos lhes sejam concedidos. As instituições aí fundadas dariam crédito à obra em outros países,


Ev - Pag. 408  

oferecendo oportunidades de os obreiros se habilitarem para o trabalho nos países gentílicos. Deste modo a eficiência de nossos obreiros seria centuplicada. ...

Tenho grande pesar quando me lembro de que o trabalho na Europa não dispõe de maiores recursos. Dói-me o coração ao pensar na obra na Suíça, na Alemanha, na Noruega e na Suécia. Onde ali se encontram atualmente um ou dois homens se esforçando por levar avante os diferentes ramos da obra, deviam existir centenas de obreiros. Testimonies, vol. 6, págs. 24-26.

Grande Trabalho na Europa

Há grande obra a ser feita na Europa. Todo o Céu toma interesse, não somente em terras próximas e que necessitam de nosso auxílio, porém nas terras afastadas. Todos os habitantes do Céu se acham em ativo serviço, ministrando a um mundo caído. Tomam profundo e fervoroso interesse na salvação dos homens, os caídos habitantes deste mundo. Manuscrito 65, 1900.

Grande obra é confiada aos que apresentam a verdade na Europa. ... Há a França e a Alemanha, com suas grandes cidades pululantes de gente. Há a Itália, a Espanha e Portugal, depois de tantos séculos de escuridão, franqueados à Palavra de Deus abertos à recepção da última mensagem de advertência ao mundo. Há a Holanda, a Áustria, a Romênia, a Turquia, a Grécia e a Rússia, morada de milhões e milhões, cujas almas são tão preciosas à vista de Deus como a nossa própria, e que nada sabem das verdades especiais para este tempo...

Tem-se feito já bom trabalho nesses países. Há alguns que receberam a verdade, disseminados como portadores de luz em quase todas as terras. ... Mas quão pouco se tem feito em comparação com a grande obra que está diante de nós! Anjos de Deus estão operando na mente do povo, e preparando-o


Ev - Pag. 409  

para receber a advertência. Necessitam-se missionários em campos que mal foram penetrados. Abrem-se constantemente novos campos. A verdade precisa ser traduzida em diversas línguas, para que todas as nações possam fruir sua influência pura e vivificante. Life Sketches, págs. 304 e 305.

O Chamado a uma Obra Vasta e Sólida

Chegou o tempo de serem feitas grandes coisas na Europa. Uma obra importante, semelhante à feita na América [do Norte], pode sê-lo também na Europa. Fundai hospitais e restaurantes que sigam os princípios de saúde. Por meio de publicações, fazei resplandecer a luz da verdade presente. Prossiga a tradução dos nossos livros. Foi-me mostrado que em países da Europa, serão acesas luzes em muitos lugares.

Existem muitos lugares em que a obra do Senhor não está representada como deveria sê-lo. É necessário auxílio na Itália, França, Escócia e em muitos outros países. Um trabalho de maior vulto deve ser feito nesses lugares. Precisam-se obreiros. Há talentos entre o povo de Deus na Europa, e o Senhor quer que sejam empregados para estabelecer em toda a Grã-Bretanha e no continente, centros de onde resplandeça a luz da Sua verdade.

Há um trabalho para ser feito na Escandinávia. Deus está tão disposto a atuar por meio dos crentes escandinavos quanto pelos norte-americanos.

Irmãos, apegai-vos ao Senhor Deus dos exércitos. Seja Ele o vosso temor e seja Ele o vosso pavor. Chegou o tempo de Sua obra ser ampliada. Tempos trabalhosos estão perante nós, mas se nos mantivermos unidos por meio de laços cristãos, sem que ninguém lute pela supremacia, Deus agirá poderosamente em nosso favor. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 221.


Ev - Pag. 410  

Necessário Maior Esforço na Europa

Demandará muito maior esforço realizar a obra lá do que na América do Norte, devido à pobreza do povo. Além disso, os pastores são tão numerosos! Pensamos nas palavras do apóstolo: Eles "tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores". II Tim. 4:3. Assim que a verdade é levada ao lugar, os pastores das diferentes igrejas ficam alarmados, e mandam imediatamente buscar pastores que venham e comecem reuniões de reavivamento. Aqui elas se chamam conferências. Essas reuniões continuam por semanas, e nada menos de dez pastores se encontram à disposição; serão aliciados os melhores talentos, sendo derramadas advertências e ameaças da parte das igrejas, contra o povo adventista do sétimo dia, os quais são classificados como mórmons, e que eles dizem estar desmembrando igrejas, e causando divisões.

É muito difícil conseguir alguma influência sobre o povo. A única maneira que achamos bem-sucedida, é a de dar estudos bíblicos, começando-se assim o interesse com uma, duas ou três pessoas; então estas visitam outras e buscam interessá-las, e assim o trabalho caminha lentamente como se deu em Lausanne; porém vinte abraçaram a verdade aí, e isto não é todo o bem efetuado, pois os jovens que se estão preparando para obreiros têm tido um bom exercício, e recebido uma educação que os habilitará para maior utilidade na causa de Deus. Carta 44, 1886.

Trabalho Pessoal - Meio de Evangelizar Países Europeus

Segundo a luz que me foi dada acerca do povo nesta parte do país, e talvez em toda a Europa, há risco de que, no apresentar a verdade, seja-lhes despertado o espírito de combatividade. Pouca harmonia existe entre a verdade presente e as doutrinas da igreja em que muitos dentre o povo foram nascidos e criados; e eles são tão cheios de preconceitos,


Ev - Pag. 411  

e estão tão completamente sob o domínio de seus pastores, que não ousam sequer, em muitos casos, ouvir a verdade apresentada. Surge então a pergunta: Como se pode chegar a esse povo? Como pode ser realizada a grande obra da mensagem do terceiro anjo? Ela precisa ser feita em grande parte por esforço individual, perseverante; mediante visitas ao povo em suas casas. Historical Sketches, págs. 149 e 150.

O Mensageiro Silencioso

"Mas", diz alguém, "suponhamos que não nos seja possível obter entrada no lar do povo; e caso a obtenhamos, suponhamos que eles se insurjam contra as verdades que apresentamos. Não nos sentiremos então desculpados de fazer esforços posteriores em benefício deles?" De modo nenhum. Mesmo que eles vos fechem a porta no rosto, não vos apresseis a retirar-vos com indignação, sem fazer posteriores esforços para salvá-los. Rogai a Deus com fé que vos dê acesso justamente àquelas almas. Não cesseis de esforçar-vos, mas refleti e planejai até que encontreis algum outro meio de chegar a elas. Se não fordes bem-sucedidos por visitas pessoais, tentai mandar-lhes o silencioso mensageiro da verdade. Há tanto orgulho de opinião no coração humano, que nossas publicações conseguem muitas vezes entrada onde o mensageiro vivo não a consegue.

Tem-me sido mostrado como a matéria de leitura acerca da verdade presente é por vezes tratada por muitas pessoas na Europa e em outros continentes. Uma pessoa recebe um folheto ou uma revista. Lê um pouco, encontra alguma coisa que não concorda com suas idéias anteriores, e põe aquele folheto ou revista de lado. Mas as poucas palavras que leu não são esquecidas. Por mais hostil que seja o acolhimento dispensado, essas palavras permanecem na mente até que se desperte um interesse de ler mais do assunto. Novamente a folha é pegada; novamente o leitor encontra aí alguma coisa que se opõe às opiniões e costumes longamente nutridos por ele, e atira-a zangado para um canto. O rejeitado mensageiro,


Ev - Pag. 412  

porém, não diz coisa alguma para lhe acrescentar a oposição ou suscitar-lhe a combatividade; e, quando dissipada a força de sua ira, a folha volve a apresentar-se-lhe à atenção, e conta a mesma história simples e reta, e ele nela encontra jóias preciosas. Acham-se perto anjos de Deus para gravar-lhe no coração a palavra não falada; e, se bem que lhe desgoste fazê-lo, rende-se afinal, e a luz toma posse de sua alma. Aqueles que se convertem assim, contra a sua vontade, demonstraram-se muitas vezes um dos crentes mais sólidos; e sua experiência lhes ensina a trabalhar perseverantemente por outros. Historical Sketches, pág. 150.

Reuniões ao Ar Livre e em Tendas

Fui solicitada a falar quanto a realização de reuniões em tendas, na Europa. Disse-lhe, segundo a luz que o Senhor me deu, que as tendas poderiam ser usadas com proveito em alguns lugares e, caso as reuniões fossem dirigidas como deviam ser, resultariam em grande bem. Eu não sabia naquela ocasião porque eles me consultaram sobre isto, mas soube que foi porque o irmão ______ havia falado anteriormente de certo modo em contrário de serem as tendas a coisa melhor para lugar de reuniões.

Apresentei então minhas objeções às reuniões ao ar livre. Isto era muito cansativo para nossos pastores, devido a sobrecarregar os órgãos vocais. A voz seria distendida a um diapasão fora do natural, e ficaria grandemente prejudicada por esse método de trabalho. Outra objeção era que não se poderia conservar a disciplina e a ordem; tal labor não estimularia hábitos de estudo em pesquisar diligentemente as Escrituras para trazer do tesouro de Deus coisas novas e velhas. Carta 2, 1885.

Deus Agirá Poderosamente

Há grande obra a ser feita na Europa. Talvez pareça que ela avança lenta e dificultosamente a princípio; porém Deus agirá poderosamente por meio de vós, se tão-somente vos entregardes inteiramente a Ele.


Ev - Pag. 413  

Grande parte do tempo tereis de andar pela fé, não pelo sentimento. Historical Sketches, págs. 128 e 129.

Até aos Confins da Terra

A luz da verdade deve resplandecer até aos confins da Terra. Uma luz cada vez mais intensa irradia com brilho celestial da face do Redentor sobre Seus representantes, para ser difundida através da escuridão de um mundo entenebrecido. Como coobreiros Seus, supliquemos a santificação de Seu Espírito, a fim de podermos brilhar com mais e mais esplendor. ...

Nossos esforços não se devem limitar a alguns lugares em que a luz se tem tornado tão abundante, que não é apreciada. A mensagem evangélica deve ser proclamada a todas as nações e tribos e línguas e povos. Testimonies, vol. 8, pág. 40.

Circundar o Mundo

Deus habilitou Seu povo a iluminar o mundo. Ele dotou os homens de faculdades que os tornam aptos a estender e consumar uma obra que circundará o mundo. Hospitais, escolas, tipografias e outros meios assim, devem ser criados em todas as partes da Terra.

Esta obra, porém, ainda não foi feita. Muitos empreendimentos que exigem meios têm ainda de ser iniciados e levados avante. A abertura de restaurantes vegetarianos, a fundação de hospitais para o cuidado de doentes e sofredores, são tão necessários na Alemanha como na América do Norte. Façam todos o máximo que lhes for possível, gloriando-se no Senhor, e beneficiando outros por suas boas obras.

Cristo coopera com os que se empenham em obra médico-missionária. Os homens e mulheres que, abnegadamente, fazem o que lhes é possível para o estabelecimento de hospitais e salas de tratamento em muitas terras, serão ricamente recompensados. Os que visitarem essas instituições serão beneficiados física, mental e espiritualmente. Os cansados serão


Ev - Pag. 414  

refrigerados, os enfermos restabelecidos, e aliviados os que se encontram sob o fardo do pecado. Ouvir-se-ão, em terras longínquas ações de graças dos lábios daqueles cujo coração é desviado do serviço do pecado para a justiça. Por seus hinos de grato louvor, dá-se um testemunho que atrairá outras almas à verdade. Carta 121, 1902.

A Inglaterra e Suas Cidades

Oração Intercessória

Eis as cidades grandes da Inglaterra e do Continente, com seus milhões de habitantes que ainda não ouviram a derradeira mensagem de advertência. Como hão de eles ser advertidos? Se tão-somente o povo de Deus exercesse fé, Ele trabalharia de maneira admirável para realizar esta obra. Ouvi as palavras de Cristo: "Se dois de vós concordarem na Terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por Meu Pai, que está nos Céus." Mat. 18:19. Preciosa promessa! Cremos nós nela? Que maravilhosos resultados apareceriam caso as orações unidas deste grupo ascendessem a Deus com fé viva! Jesus está pronto a tomar essas petições e apresentá-las ao Pai, dizendo: "Conheço essas pessoas por nome. Atende-lhes às petições; pois tenho seus nomes gravados nas palmas de Minhas mãos." Historical Sketches, pág. 152.

Apresentar a Verdade em Londres

Há necessidade de zelo na igreja, e de sabedoria para dirigir esse zelo. Vosso trabalho de salvação de almas tem sido demasiado frouxo. Se quereis ver uma obra feita em Londres e cidades adjacentes, precisais força unida, irresistível; levai o combate às portas, e firmai a bandeira, como quem pretende que a verdade triunfe. Os movimentos tímidos, cautelosos, têm


Ev - Pag. 415  

sido destituídos de fé; pouca expectação tem havido de resultados. ...

O fato de as coisas caminharem lentamente na Inglaterra, não é razão para a grande obra missionária mover-se devagar para ir ao encontro dos hábitos e costumes dos homens, por temor de surpreender o povo. Eles precisam ficar muito mais surpreendidos do que têm ficado até aqui. O negócio do Senhor exige pressa; almas estão perecendo sem o conhecimento da verdade. ...

É necessário cautela; mas enquanto alguns dos obreiros são comedidos, e se movem devagar, caso não haja com eles na obra pessoas que vêem a necessidade de tomar a ofensiva, perder-se-á muito; passarão oportunidades, e as portas abertas pela providência de Deus não serão percebidas. Carta 31, 1892.

Grande Obra na Inglaterra

Há grande obra a ser feita na Inglaterra. A luz irradiada de Londres deve alcançar as regiões mais distantes em raios límpidos, claros. Deus tem operado na Inglaterra, porém este mundo de língua inglesa tem sido terrivelmente negligenciado. A Inglaterra tem necessitado de muitos obreiros mais, e de muito mais meios. Londres mal tem sido tocada. Meu coração comove-se profundamente ao ser-me apresentada a situação naquela grande cidade. ...

Só na cidade de Londres deviam estar empenhados nada menos de uma centena de homens. O Senhor anota a negligência de Sua obra, e haverá afinal sérias contas a ajustar. Testimonies, vol. 6, págs. 25 e 26.

Um Exército de Obreiros

Parece-me que a necessidade da obra na Inglaterra é importantíssima questão para nós, neste país. Falamos na China e noutras nações. Não esqueçamos os países de língua inglesa onde, caso fosse apresentada a verdade, muitos a receberiam e poriam em prática.


Ev - Pag. 416  

Por que é que se não tem feito mais trabalho na Inglaterra? Que é que houve? Os obreiros não têm podido obter os meios. Não nos fala isto da necessidade de economia em todo sentido? ...

Não julgue ninguém que a obra em Londres pode ser levada avante por um ou dois. Isto não é uma idéia justa. Ao mesmo tempo que precisa haver os que superintendem o trabalho, importa que haja um exército de obreiros se esforçando por atingir as várias classes sociais. É preciso trabalho de casa em casa. General Conference Bulletin, 22 de abril de 1901.

Virá o Auxílio Financeiro

Há uma obra a fazer em Londres. Foi-me mostrado que essa obra pode realizar-se, e que virá auxílio de fora. Os que têm dinheiro, contribuirão. Não precisais ser escrupulosos no solicitar-lhes esses meios. General Conference Bulletin, 22 de abril de 1901.

Alugar Boas Salas Para Reuniões

A obra na Inglaterra poderia estar muito mais adiantada atualmente, se nossos irmãos não houvessem procurado, ao começo, trabalhar com tanta economia. Se houvessem alugado boas salas, levando avante o trabalho com quem possui grandes verdades, as quais hão de necessariamente triunfar, teriam obtido maior êxito. Deus quer que a obra seja começada de modo que as primeiras impressões dadas sejam, o quanto possível, as melhores. Obreiros Evangélicos, pág. 462.

Problemas de Etnia e Classe

Na verdade, há muitas dificuldades a enfrentar para apresentar a verdade mesmo na Inglaterra cristã. Uma das maiores delas é a diferença de condição das três classes principais, e o sentimento étnico, muito forte neste país. Na cidade os capitalistas, os comerciantes e os diaristas, e no campo os proprietários de terras,


Ev - Pag. 417  

os arrendatários e os trabalhadores do campo, formam três classes gerais, entre as quais há vasta diferença na educação, no sentimento e nas circunstâncias. É muito difícil uma pessoa trabalhar pelas três classes ao mesmo tempo. A fortuna significa grandeza e poder; a pobreza, pouco menos que escravidão. Isto é um estado de coisas que Deus nunca designou que existisse. Historical Sketches, pág. 164.

As Classes Mais Altas Alcançadas Mediante as Inferiores

Num país em que tão grande parte do povo é mantido em tal estado de servidão à riqueza, e as classes mais altas são servas de costumes longamente estabelecidos, só é de esperar que o progresso da verdade impopular seja lento a princípio. Mas se os irmãos forem pacientes, e os obreiros estiverem de todo alerta e realmente em sinceridade para aproveitar toda oportunidade que se apresente à propagação da luz, estamos certos de que ainda será ceifada abundante colheita de pessoas no solo inglês. Mediante tato e perseverança, encontrar-se-ão amplos meios para atingir o povo.

Haverá sempre sem dúvida dificuldades em aproximar-se das classes mais altas. Porém a verdade achará com freqüência o meio para atingir os nobres depois de alcançar primeiro a classe média e as mais pobres. Historical Sketches, pág. 166.

Requer-se Cuidadosa Obra

Pelo fato de não verdes na velha Inglaterra os mesmos resultados testemunhados na Austrália, não deveis desmerecer no que já tem sido realizado. Há algumas almas preciosas em Grimsby, em Ulceby, e outras se acrescentarão. Há almas boas em Southampton, e o irmão que encontrei em casa do irmão ______, e os poucos que se acham anexos a ele são, julgo, bom material. Em vista de eles não verem todos os pontos exatamente como nós vemos, é preciso sabedoria no lidar com eles, para que nos


Ev - Pag. 418  

unamos onde é possível, em vez de fazer maior a brecha entre nós.

Aquela irmã ______, eu creio, virá para a frente, se houver sabedoria no tratar o seu caso. Essas pessoas não devem ser deixadas indiferentemente, mas cumpre fazerem-se esforços para trazê-las à nobre verdade. Precisamos daquela senhora como obreira. ... É uma bela obra andar em busca das ovelhas e fazer todo esforço para introduzi-las no redil. Levará tempo libertá-las de todas as suas idéias estranhas e de pontos de vista errôneos, mas devemos ser pacientes e não as enxotar de nós. Deus está trabalhando com elas e, ao volver eu os olhos ao passado, vejo que tivemos de vencer desânimos tão grandes contra os quais ainda temos de lutar como na velha Inglaterra. Carta 50, 1887.

Deus Cuidará dos Fiéis na Inglaterra

Acompanhados pelo irmão S. H. Lane, fomos a Risely, cidadezinha a cerca de 65 quilômetros de Londres. Ali os irmãos Lane e Durlane haviam estado realizando conferências em tenda por quatro semanas. A tenda acomodava cerca de trezentas pessoas, e à noite enchia-se, ficando grande número do lado de fora.

Meu coração foi especialmente atraído por esse povo, e de boa vontade teria ficado mais tempo com eles. Do auditório, poder-se-ia dizer: Havia mulheres principais, não poucas. Várias delas haviam começado a observar o sábado. Muitos dos homens estavam convencidos da verdade; mas a questão com eles não era se podiam guardar o sábado e ter as comodidades e luxos da vida, mas se lhes seria possível obter o pão, o simples pão para seus filhos. Algumas almas conscienciosas começaram a observar o sábado. Sua fé será severamente provada. Mas não há de Aquele que cuida dos corvos cuidar muito mais dos que O amam e temem? Os olhos do Senhor estão sobre Seus filhos conscienciosos e fiéis na Inglaterra,


Ev - Pag. 419  

e abrirá caminho para eles observarem todos os Seus mandamentos. Historical Sketches, pág. 163.

As Cidades do Norte da Europa

Vinde em Socorro do Senhor

Foi-me mostrado em minha última visão a importância do trabalho no Norte da Europa. O povo está despertando para a verdade. O Senhor deu ao Pastor Matteson um testemunho para atingir os corações. A obra, porém, está apenas iniciada. Com trabalho judicioso, abnegado, muitas almas serão levadas ao conhecimento da verdade. Deve haver vários obreiros abnegados, tementes a Deus, nesse campo missionário, que trabalhem pelas almas como quem tem de dar contas no dia do juízo.

Foi-me mostrado que não está sendo feito por nossos irmãos suecos, noruegueses e dinamarqueses tudo quanto eles podiam e deviam fazer em benefício de seus próprios compatriotas. Assim que eles abraçam a verdade, devem sentir atear-se em seu coração a chama do zelo missionário em prol de seus irmãos nas trevas do erro. Muitos estão esperando auxílio dos irmãos americanos, ao passo que não cumprem seu dever, nem sentem a responsabilidade que Deus requer que experimentem pelos de sua própria nação. Eles podem realizar muitíssimo mais do que o estão fazendo agora, caso o queiram. Esses irmãos precisam vencer o egoísmo, e despertar para o senso de suas responsabilidades para com Deus e seus concidadãos, do contrário perderão a preciosa recompensa que poderiam assegurar pelo emprego de seus talentos de recursos no tesouro de Deus, e pelo esforço pessoal sabiamente dirigido, sendo assim instrumentos na salvação de muitas almas.

Devem educar-se jovens a fim de tornarem-se missionários em sua própria pátria, para ensinar a verdade aos que


Ev - Pag. 420  

se encontram em trevas. Devem imprimir-se publicações na Europa. Presentemente, porém, há de todo demasiada comodidade e muito pouco zelo entre os dinamarqueses, suecos e noruegueses que acreditam na verdade neste país, para suportarem tão contínuo saque em seus fundos. Por isto insisto com eles quanto à necessidade de erguerem-se para o trabalho, sentindo mesmo maior interesse por seu povo do que seus irmãos americanos têm mostrado. Deus requer que esses irmãos venham sem demora em socorro do Senhor. The Advent Review Supplement, 6 de fevereiro de 1879.

Variam os Hábitos e Costumes, Mas é a Mesma a Natureza Humana

Deveis sair a trabalhar aqui da mesma maneira que fizemos na do Norte; tende vossas sociedades de publicações e outras facilidades, e embora pareça por vezes que as publicações não realizam muito em certos lugares, deveis ir sempre adiante. Tivemos idênticas experiências na América do Norte. Mas nos mantivemos com os olhos no alvo em enviar literatura a diferentes classes, e demorou algum tempo a fazermos algum progresso.

Foi-me mostrado que se deve dar à obra um molde diverso aqui nestes reinos, e é preciso poder do Deus do Céu para inspirar-vos a trabalhar de maneira diferente; e enquanto os irmãos Matteson e Olsen vos ajudarem na obra aqui, desejo apresentar-vos isto agora, de modo que possais começar a pensar em direção diversa. Ora, podeis fazer dez vezes mais do que julgais; mas eis que se levanta aí a incredulidade para dizer que não vos é possível fazer qualquer coisa nesse sentido, ou naquele; todavia podeis, irmãos.

Os hábitos e costumes são aqui diversos dos da América do Norte, mas a natureza humana é a mesma que lá, e os irmãos cujo coração se apoderou da verdade estão dispostos a trabalhar,


Ev - Pag. 421  

uma vez que sejam preparados ao ponto de saberem como devem fazê-lo. Ora, irmãos, não tenho dormido mais de três horas noite após noite, a pensar no trabalho na Europa, e parece-me que mal me posso conter no corpo ao considerar estas coisas.

Tenho visto o que Deus está disposto a fazer por vós, mas será segundo a vossa fé o que Ele fará. Portanto, queremos despertar-vos a fé, e fazer com que vossas idéias se ampliem; e oxalá o Senhor lance a responsabilidade da obra sobre cada um de vós, os que credes na verdade. Manuscrito 6, 1886.

Grandes Planos Para Copenhague

Se nesta bela e rica cidade [Copenhague] não há uma sala apropriada em que se apresente a verdade ao povo, lembramo-nos de que não havia lugar na hospedaria de Belém para a mãe de Jesus, e que o Salvador do mundo nasceu em um estábulo. ...

Não me convenço absolutamente de que essas salas pequenas e escuras fossem os melhores lugares que se pudessem obter, ou que nessa grande cidade de trezentos e vinte mil habitantes, a mensagem devesse ser dada em um porão que não acomodará mais de duzentas pessoas, e ficando apenas metade sentada, de modo que grande parte da congregação tem de permanecer de pé. Quando Deus manda auxílio a nossos irmãos, eles devem fazer diligentes esforços, mesmo com algum gasto, para apresentar a luz ao povo. Esta mensagem precisa ser proclamada ao mundo; mas a menos que nossos irmãos tenham grandes planos e idéias, não verão muita coisa realizada.

Conquanto devamos trabalhar diligentemente pelas classes mais pobres, não devemos limitar a elas os nossos esforços, nem devem nossos planos ser feitos de maneira que só tenhamos essas classes como ouvintes. Necessitam-se homens de capacidade. Quanto mais capacidade intelectual for introduzida na obra, enquanto o talento for consagrado a Deus e santificado


Ev - Pag. 422  

pelo Seu Espírito, tanto mais perfeito será o trabalho, e tanto mais alto será tido na estima do mundo. O povo, em geral, recusará a mensagem de advertência; todavia dever-se-ão fazer esforços por apresentar a verdade perante os de posição elevada e educados, da mesma maneira que aos pobres e iletrados. Historical Sketches, págs. 183 e 184.

Problema Quanto a Salão na Suécia

Em Orebro, da mesma maneira que em Copenhague, estou convencida de que poderíamos ter tido um bom auditório, caso nossos irmãos houvessem adquirido um salão apropriado para acomodar o povo. Eles, porém, não esperavam muito, e portanto não receberam muito. Não podemos esperar que o povo vá ouvir verdade impopular, quando as reuniões são anunciadas em uma espécie de porão, ou numa pequena sala com acomodação apenas para uma centena de pessoas. O caráter e importância de nossa obra são julgados pelos esforços feitos para apresentá-la ao público. Quando esses esforços são tão limitados, dá-se a impressão de que a mensagem que apresentamos não é digna de nota. Assim, por sua falta de fé, nossos obreiros tornam por vezes o trabalho bem difícil para eles. Historical Sketches, pág. 200.

Evidente a Colheita Norte-Européia

Foi-me mostrado que muitos, no Norte da Europa, haviam abraçado a verdade por meio de leitura. Sua alma tinha fome de luz e conhecimento, quando alguns folhetos ou revistas lhes caíram nas mãos, e eles me foram apresentados lendo. Foram satisfeitas as necessidades de sua alma; o Espírito de Deus abrandou e impressionou o coração dessas pessoas; havia lágrimas em seus olhos, e do coração opresso, saíram-lhes soluços. Ajoelhavam com os folhetos na mão e, com orações fervorosas, pediam ao Senhor que os guiasse e ajudasse a receber a luz tal como vinha dEle. Alguns se entregavam a Deus. Desaparecia a incerteza; e, ao aceitarem a verdade acerca


Ev - Pag. 423  

do sábado do quarto mandamento, sentiam estar de fato sobre a Rocha dos Séculos. Muitas pessoas dispersas por todo o Norte da Europa me foram apresentadas como estando prontas a aceitar a luz da verdade. The Advent Review Supplement, 6 de fevereiro de 1879.

No Sul da Europa

Pregação e Ministério Individual na Itália

Tem-se falado dos vales do Piemonte. Segundo a luz que me foi dada há, por todos esses vales, almas preciosas que receberão a verdade. Não tenho conhecimento pessoal desses lugares, porém foram-me apresentados como estando de algum modo relacionados com a obra de Deus no passado. Ele pretende agora que esse povo dê um passo avançado.

Os que trabalham nesses vales, precisam ter profundo interesse em seu labor, do contrário não serão bem-sucedidos. O terceiro anjo é representado voando pelo meio do Céu. A obra é daquelas que se têm de fazer depressa. Eles se devem manter de prontidão para o trabalho, fazê-lo inteligentemente e com consagração, e estar, pela graça de Deus, preparados para enfrentar oposição.

Eles não somente devem pregar, porém servir. Ao saírem para o labor, cumpre-lhes fazer esforços pessoais pelo povo, aproximando-se deles de coração a coração, ao lhes abrirem as Escrituras. Talvez a princípio sejam apenas uns poucos aqui e ali a aceitarem a verdade; mas quando estes estiverem verdadeiramente convertidos, trabalharão por outros e, em breve, com os devidos esforços, surgirão grupos maiores, e a obra avançará mais rapidamente.

Ainda há uma grande obra a ser realizada em todos os campos de onde temos ouvido notícias. Por todos esses países


Ev - Pag. 424  

há talentos preciosos, os quais Deus usará; e precisamos estar bem alerta a fim de granjeá-los. Historical Sketches, pág. 147.

Muitos se Colocarão ao Lado da Verdade

O anjo que se une à terceira mensagem iluminará a Terra com sua glória. Haverá muitos, mesmo nesses vales (no Norte da Itália), onde a obra parece começar com tanta dificuldade, os quais reconhecerão a voz de Deus a lhes falar por meio de Sua Palavra e, saindo da influência do clero, colocar-se-ão ao lado de Deus e da verdade. Não é um campo fácil de trabalhar, esse, nem é daqueles que apresente resultados imediatos; há, porém, um povo sincero ali, o qual a seu tempo obedecerá. Historical Sketches, pág. 249.

Serviço Pessoal Eficaz na Itália

Não é sempre agradável para nossos irmãos morar nos lugares em que o povo mais necessita de auxílio; seus esforços, porém, produziriam muitas vezes muito maior bem, se assim fizessem. Eles se devem achegar ao povo, sentar-se com eles à sua mesa e hospedar-se em seus lares humildes. Os obreiros terão talvez de levar sua família para lugares que não são absolutamente desejáveis; devem, todavia, lembrar que Jesus não ficava nos lugares mais aprazíveis. Veio à Terra para ajudar os que necessitavam de auxílio. Historical Sketches, pág. 148.

A menos que a atenção do povo seja atraída, será inútil qualquer esforço feito em bem deles. A Palavra de Deus não pode ser bem compreendida pelos desatentos. Eles necessitam de um claro "Assim diz o Senhor" para lhes prender a atenção. Fazei-os ver que seus casos são julgados e condenados pela Bíblia, não por lábios humanos; que eles são citados à barra da justiça infinita, não perante um tribunal terreno. Quando é apresentada diante deles a clara e penetrante verdade bíblica, ela vai diretamente de encontro a longamente


Ev - Pag. 425  

acariciados desejos, e hábitos arraigados. Sentem-se convictos, e é então, especialmente, que necessitam vossos conselhos, vossa animação e orações. Muitas almas preciosas vacilam por algum tempo, tomando depois sua atitude ao lado do erro, devido a não receber a seu tempo esse cuidado pessoal. Historical Sketches, pág. 148.

Trabalhar nas Cidades Australasianas

Muitas Almas de Sydney

Há uma obra a fazer em todo o mundo, e à medida que nos aproximarmos do tempo do fim, o Senhor impressionará muitas mentes a se empenharem nessa obra. Se fordes capazes de usar vossa influência em pôr em andamento a obra que necessita ser feita em Sydney, salvar-se-ão muitas almas que nunca ouviram a verdade. Importa trabalhar as cidades. O poder salvador de Deus deverá propagar-se por meio delas como de uma lâmpada ardente. Carta 79, 1905.

Evangelismo Oportuno em Sydney

Há agora uma obra mais decidida a fazer-se em Sydney e suas vizinhanças. Todos os subúrbios se acham em melhores condições para serem trabalhados do que em qualquer época anterior, e as vantagens agora apresentadas para a obra médico-missionária requerem que se ponha mais ponderação e mais conhecimento na administração da obra. ...

Muitos ramos procederão da matriz agora fundada em Sydney, e cada ramo da obra necessita de dirigentes experimentados, de modo que cada parte se una a outra parte, formando um todo harmônico. Carta 63a, 1898.

Promete Mais em Algumas Terras

A obra médico-missionária promete fazer na Austrália mais do que tem feito na América do Norte no abrir caminho à verdade para chegar ao povo. Oxalá o povo do Senhor dê ouvidos agora aos convites da


Ev - Pag. 426  

providência de Deus em abrir caminhos, e compreenda que é tempo oportuno para trabalhar. Carta 41, 1899.

Toda Cidadezinha e Vila Devem Ouvir

Há muitos lugares a serem trabalhados. Toda cidadezinha ou vila na linha férrea deve receber a mensagem que o Senhor nos deu. Não nos podemos deter para regozijar-nos por umas poucas vitórias obtidas. Devemos levar avante a batalha até às portas. O Senhor nunca Se deixou ficar sem uma testemunha. A verdade deve ser apresentada nos vários subúrbios de Newcastle. Por vezes talvez tenhamos que falar ao ar livre. Fiz isto em duas tardes de domingo, tendo bons resultados. ...

Há Auburn, lugar que dista uns doze quilômetros de Cooranbong, onde conseguiram uma igreja em que devo falar assim que disponha de tempo, o que será no próximo domingo, ou uma semana depois. Caso não nos houvessem dado permissão de falar na igreja, faríamos a reunião ao ar livre. Carta 76, 1899.

Experiência nas Zonas Rurais

Estamos agora realizando reuniões ao ar livre. Falei duas vezes ultimamente a noventa pessoas em Dora Creek, lugar a cerca de cinco quilômetros de Cooranbong, e duas semanas antes do último domingo em Martinsville, num parque relvoso, a sessenta almas. Haviam sido arranjadas pranchas em meio círculo para servirem de assentos. Alguns se sentaram em tapetes na relva; outros, estavam em carruagens junto à cerca, do lado de fora.

Não há outro meio de chegar a esse povo, a não ser mediante reuniões ao ar livre. Parecia haver profundo interesse da parte de alguns. Dois ou três se acham no ponto de decisão, e os campos maduros estão todos prontos para a ceifa. A menos que façamos decidido esforço para ir além de nosso círculo imediato a fim de encontrar o povo onde ele se acha, perderemos a salvação de muitas almas.


Ev - Pag. 427  

Não há a mínima oportunidade de entrar nas rústicas igrejinhas do mato. Tem-nos sido recusado oportunidade de falar ao povo dessa maneira. No grande templo do Senhor, porém, ao ar livre - tendo o céu por cúpula e o solo por chão - podemos obter ouvintes que, do contrário, não ouviriam. Sentimos intenso desejo de firmar a bandeira da verdade nesses lugares. O povo não tem pastor. A igreja oficial em Cooranbong, permanece fechada semana após semana, e o povo não ouve nenhuma pregação. Vemos que há uma grande obra a fazer em lugares afastados, em reuniões ao ar livre. Tenho um compromisso para uma reunião dessas no próximo domingo à tarde, em Dora Creek. Temos agora dois lugares onde se realizam reuniões assim. Carta 79, 1899.

Experiência em Pregar ao Ar Livre

Vejo tanto por fazer! Não vejo nenhum lugar que eu possa passar por alto. Almas estão a perecer, preciso ajudá-las. Falo na igreja e fora da igreja. Viajamos para os lugares no campo, e falamos ao ar livre, porque o preconceito contra a verdade é tão grande que o povo não consentirá que falemos no rústico prédio em que se reúnem para adorar. ... No domingo fomos a Dora Creek, cerca de cinco quilômetros de distância, e falamos ao povo ao ar livre. Cerca de noventa pessoas se reuniram ali, e senti-me muito à vontade em apresentar-lhes Cristo como o grande Médico e maravilhoso Mestre. Todos ouviam com interesse. Por essa maneira posso atingir uma classe de pessoas que não irão a nenhuma sala ou casa de reuniões. Temos bom canto. Carta 74, 1899.

Requer-se Grande Obra em Nova Zelândia

Vemos grande obra a ser feita neste campo, e ansiamos facilidades com que trabalhar. Falarei de Wellington. É um lugar em


Ev - Pag. 428  

que as igrejas são abundantes e há quantidade de pastores. ... Esta é a capital e grande centro da Nova Zelândia. Deve-se estabelecer aí uma Missão. Uma igreja, ainda que humilde, deve ser aí estabelecida. Carta 9a, 1893.

Cidades da Europa, Austrália, e Regiões Afastadas

Existem meios, agora presos, que deviam ser empregados em benefício das cidades não trabalhadas da Europa, da Austrália e da América do Norte, e nas regiões afastadas. Essas cidades têm sido negligenciadas por anos. Os anjos de Deus estão à espera de darmos nossos esforços em benefício dos habitantes desses lugares. De vila a vila, de cidade em cidade, de país em país deve a mensagem de advertência ser proclamada, não com ostentação exterior, mas no poder do Espírito, por homens de fé. Manuscrito 11, 1908.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>