À Sombra da Iminente Condenação
Milhões nas Cidades Têm que Tomar a Decisão
As trevas espirituais, que cobrem agora a Terra toda, acham-se intensificadas nos lugares de população densa. É nas cidades das nações onde o obreiro evangélico encontra a maior impenitência e a necessidade mais premente. ...
O registro dos crimes e da iniqüidade, nas grandes cidades da Terra, é apavorante. A iniqüidade dos ímpios é quase incompreensível. Muitas cidades estão-se tornando verdadeiras Sodomas à vista do Céu. O aumento da iniqüidade é tal, que multidões se aproximam rapidamente de uma condição em que, em sua experiência pessoal, ficam de tal maneira que é muito difícil alcançá-las com o vivificante conhecimento da mensagem do terceiro anjo. O inimigo das almas está operando com maestria a fim de controlar a mente humana; e o que os servos de Deus fizerem, no sentido de advertir e preparar os homens para o dia do juízo, deve ser feito com rapidez.
As condições com que se defrontam os obreiros cristãos, nas grandes cidades, constituem um solene desafio para um incansável esforço em favor dos milhões que vivem sob a sombra iminente da condenação. Os homens logo serão obrigados a tomar grandes decisões, e devem ter oportunidade de ouvir e compreender a verdade bíblica, a fim de que se decidam inteligentemente para o lado do bem. Deus está agora chamando Seus mensageiros, de modo positivo para que
advirtam as cidades, enquanto a misericórdia ainda perdura e enquanto multidões ainda se acham suscetíveis à transformadora influência das verdades da Bíblia. Review and Herald, 7 de abril de 1910.
Na "Marcha Para a Morte"
Satanás está ativamente em operação em nossas cidades populosas. Sua obra é observada na confusão, na luta e discórdia entre o capital e o trabalho, bem como na hipocrisia que penetrou nas igrejas. Para que os homens não tenham tempo para meditação, Satanás os leva para uma rotina de frivolidades e busca de prazeres, de comidas e bebidas. Enche-os da ambição de se exibirem, para que se exaltem. Passo a passo, o mundo está ficando nas condições que reinavam nos dias de Noé. Todo imaginável crime é cometido. A concupiscência da carne, a soberba dos olhos, a ostentação do egoísmo, o abuso do poder, a crueldade e a força empregados para fazer com que os homens se liguem às confederações e uniões - atando-se a si mesmos em molhos para a queima dos grandes fogos dos últimos dias - tudo isso é operação de instrumentos satânicos. A este círculo de crime e de loucura o homem chama "vida". ...
O mundo que age como se não houvesse Deus, absorto em empreendimentos egoístas, cedo sofrerá repentina destruição, e não escapará. Muitos continuam na descuidada satisfação própria, até que se tornam tão cansados da vida, que se suicidam. Danças, bebedices e o vício de fumar, a satisfação das paixões animais, levam os homens como bois para o matadouro. Satanás opera com toda a sua arte e com seus enganos, para manter os homens marchando, como cegos, para a frente, até que o Senhor Se erga de Seu lugar, para castigar os habitantes da Terra, por causa de suas iniqüidades, quando a Terra exporá seu sangue e não mais enterrará os seus mortos. O mundo inteiro parece estar em marcha para a morte. Manuscrito 139, 1903.
Planos Ambiciosos
Homens e mulheres, residentes nestas cidades, estão rapidamente ficando mais e mais enlaçados por seus interesses comerciais. Estão agindo, desesperadamente, no sentido de edificar prédios cujas torres se projetem às alturas do céu. Sua mente está cheia de maquinações e planos ambiciosos. Manuscrito 154, 1902.
Se as Advertências dos Céus Forem Desatendidas
Tenho ordem de declarar a mensagem, dizendo que as cidades onde reina a transgressão, extremamente pecadoras, serão destruídas por terremotos, pelo fogo e por dilúvio. Todo o mundo será advertido de que existe um Deus que demonstrará Sua autoridade divina. Seus invisíveis instrumentos ocasionarão destruição, devastação e morte. Todas as riquezas acumuladas serão como nada. ...
Sobrevirão calamidades - calamidades as mais terríveis, totalmente imprevistas; e estas destruições seguir-se-ão umas às outras. Se atentarem para as advertências que Deus tem feito, e se as igrejas se arrependerem, apegando-se de novo ao seu concerto, então outras cidades podem ser poupadas por algum tempo. Mas se os homens que têm sido enganados continuarem no mesmo caminho em que têm estado a andar, desrespeitando a lei de Deus e apresentando falsidades diante do povo, Deus permitirá que sofram calamidades, para que despertem. ...
O Senhor não rejeitará repentinamente todos os transgressores, nem destruirá nações inteiras; mas Ele castigará cidades e lugares onde os homens se houverem entregado inteiramente aos instrumentos satânicos. As cidades das nações serão tratadas rigorosamente; contudo, não serão castigadas com a extrema indignação de Deus, porque algumas almas ainda se despregarão dos enganos do inimigo, arrepender-se-ão e se converterão, ao passo que as massas estarão entesourando ira para o dia do furor. Manuscrito 35, 1906.
Despertar o Povo
Estando eu em Loma Linda, Califórnia, em 16 de abril de 1906, uma cena assombrosíssima me foi revelada. Numa visão noturna, estava eu numa elevação de onde via as casas sacudidas como o vento sacode o junco. Os edifícios, grandes e pequenos, eram derrubados. Os sítios de recreio, teatros, hotéis e mansões suntuosas eram sacudidos e arrasados. Muitas vidas eram destruídas e os lamentos dos feridos e aterrorizados enchiam o espaço.
Os anjos destruidores, enviados por Deus, estavam atuando. A um simples toque, os edifícios tão solidamente construídos que os homens os consideravam à prova de qualquer perigo, ficavam reduzidos a um montão de escombros. Nenhuma segurança havia em parte alguma. Pessoalmente, eu não me sentia em perigo, mas não posso descrever as cenas terríveis que me foram apresentadas. Dir-se-ia que a paciência divina se tivesse esgotado, e houvesse chegado o dia do juízo.
O anjo que estava ao meu lado me disse, então, que poucas pessoas reconhecem a maldade imperante no mundo atual, especialmente nas grandes cidades. Declarou que o Senhor determinou um dia em que a Sua ira castigará os transgressores pelo persistente menosprezo da Sua lei.
Conquanto terrível, a cena que me foi revelada não me causou tanta impressão quanto as instruções que recebi nessa ocasião. O anjo que estava ao meu lado declarou que a suprema soberania de Deus, o caráter sagrado da Sua lei, devem ser manifestados aos que obstinadamente se recusam a obedecer ao Rei dos reis. Os que preferem permanecer infiéis serão feridos pelos juízos misericordiosos, a fim de que, se possível for, cheguem a despertar e aperceber-se da pecaminosidade do seu procedimento. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 329 e 330.
Cena de Grande Destruição
Na última sexta-feira, pela manhã, pouco antes de acordar, uma cena muito impressionante me foi apresentada. Parecia que eu havia acordado, mas não estava em meu lar. Das janelas eu podia avistar uma terrível conflagração. Grandes bolas de fogo caíam sobre as casas e destas bolas voavam flechas incandescentes em todas as direções. Era impossível apagar os fogos que se acendiam, e muitos lugares estavam sendo destruídos. O terror do povo era indescritível. Depois de algum tempo, acordei e vi que estava em casa. Carta 278, 1906.
Porque as Grandes Cidades Serão Destruídas
Em todas as partes há homens que deviam estar empenhados em ministério ativo, dando a derradeira mensagem de advertência a um mundo caído. A obra que há muito devia ter estado em ativa operação, a fim de salvar almas para Cristo, ainda não foi realizada. Os habitantes das ímpias cidades, prestes a serem atingidas pelas calamidades, têm sido cruelmente negligenciados. Está próximo o tempo em que grandes cidades serão destruídas, e todos devem ser advertidos destes juízos vindouros. Quem, porém, está dando à realização desta obra o dedicado serviço que Deus requer?...
Atualmente, não está sendo feita no trabalho das cidades a milésima parte daquilo que devia ser feito, e que seria realizado se homens e mulheres cumprissem todo o seu dever. Manuscrito 53, 1910.
A Destruição de Milhares de Cidades
Quem dera que o povo de Deus tivesse uma idéia da iminente destruição de milhares de cidades, agora quase dominadas pela idolatria! Review and Herald, 10 de setembro de 1903.
Apressar a Obra
Ao considerar as condições das cidades que se acham tão positivamente sob o poder de Satanás, eu me interrogo a mim mesma: Qual será o fim destas coisas? A impiedade em muitas cidades está aumentando. O crime e a iniqüidade operam em todas as partes. Novas espécies de
idolatria estão sendo continuamente introduzidas na sociedade. Em cada nação a mente dos homens se dedica à invenção de alguma novidade. Atos precipitados e confusão mental aumentam em todas as partes. Certamente, as cidades da Terra estão-se tornando semelhantes a Sodoma e Gomorra.
Como um povo, necessitamos apressar o trabalho nas cidades, trabalho este que tem sido atrasado por falta de obreiros e de meios, bem como de espírito de consagração. Neste tempo, o povo de Deus precisa volver o coração inteiramente a Ele, porquanto o fim de todas as coisas está próximo. Precisa humilhar seu entendimento e atentar para a vontade do Senhor, trabalhando com o mais ardente desejo de fazer aquilo que Deus tem mostrado que deve ser feito, no sentido de advertir as cidades quanto à iminente destruição. Review and Herald, 25 de janeiro de 1912.
As Dificuldades Aumentam
Avançar com Esforço Sempre Crescente
Estamos próximos do grande e último conflito. Cada movimento de avanço feito agora, precisa ser realizado com esforço crescente, porque Satanás está operando com todo o poder, a fim de aumentar as dificuldades em nosso caminho. Ele opera com todo o engano da injustiça, para prender a alma dos homens. Estou encarregada de dizer aos ministros do evangelho e aos médicos missionários: Ide para a frente. O trabalho a ser realizado exige abnegação a cada passo, mas avançai! Carta 38, 1908.
Não Há Tempo a Perder
Não temos tempo a perder. O fim está próximo. Em breve a passagem de um lugar para outro a fim de transmitir a verdade será cercada de perigos à direita e à esquerda. Far-se-á tudo para obstruir o caminho dos mensageiros do Senhor, de modo que não possam realizar o que lhes é possível executar agora. Cumpre-nos olhar de
frente nossa obra, e avançar o mais depressa possível em luta intensa.
Segundo a luz que me foi dada por Deus, sei que as potências das trevas estão trabalhando com intensa energia que procede de baixo, e a passos furtivos vai Satanás avançando para se apoderar dos que agora se acham sonolentos, qual lobo que se apodera da presa. Temos agora advertências que nos é possível dar, uma obra que nos é concedido fazer; em breve, porém, será mais difícil do que podemos imaginar. Ajude-nos Deus, a conservar-nos na vereda da luz, trabalhar com os olhos fitos em Jesus, nosso Líder, e, paciente e perseverantemente, avançar para a vitória. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 375 e 376.
O Evangelismo nas Cidades Torna-se Mais Difícil
Nós não compreendemos a que extensão os agentes de Satanás estão trabalhando nessas grandes cidades. A obra de levar a mensagem da verdade presente perante o povo está-se tornando cada vez mais difícil. É essencial que novos e variados talentos se unam em inteligente trabalho pelo povo. Medicina e Salvação, pág. 300.
O Tempo Favorável Para as Cidades Passou
Um grande trabalho deve ser realizado. Sou tocada pelo Espírito de Deus para dizer aos que se empenham no trabalho do Senhor, que o tempo favorável para nossa mensagem ser proclamada nas cidades já passou, e esta obra não foi feita. Sinto a grande preocupação, de que agora temos de remir o tempo. Manuscrito 62, 1903.
O trabalho que a igreja tem deixado de fazer em tempo de paz e prosperidade, terá de realizar em terrível crise, sob as circunstâncias mais desanimadoras, proibitivas. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 164.
O Espírito de Deus Gradualmente Retirado
Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual mas seguramente, sendo retirado da Terra.
Pragas e juízos estão já caindo sobe os desprezadores da graça de Deus. As calamidades em terra e mar, as condições sociais agitadas, os rumores de guerra, são portentosos. Prenunciam as proximidades de acontecimentos da maior importância.
As forças do mal estão-se arregimentando e consolidando-se. Elas se estão robustecendo para a última grande crise. Grandes mudanças estão prestes a operar-se no mundo, e os acontecimentos finais serão rápidos. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 280.
Espírito de Guerra Agita as Nações
Tremendas provas e aflições aguardam ao povo de Deus. O espírito de guerra está incitando as nações de um a outro canto da Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 285.
Antes que se Fechem as Portas Agora Abertas
Repetidamente recebo instruções para apresentar a nossas igrejas a obra que deve ser feita em nossas grandes cidades. Há um grande trabalho a ser realizado, não somente onde temos igrejas já estabelecidas, mas também em lugares onde a verdade nunca foi inteiramente apresentada. Bem em nosso meio há pagãos, tanto como nas longínquas terras. O caminho deve ser aberto, a fim de que estes sejam alcançados pela verdade para este tempo; e este trabalho deve ser feito imediatamente. ...
Freqüentemente nos é dito que nossas cidades devem ouvir a mensagem, mas quão vagarosos somos quanto a atender a esta recomendação! Vi Alguém em pé numa alta plataforma, com os braços estendidos. Ele Se virou e apontou para todas as direções, dizendo: "Um mundo a perecer na ignorância quanto à santa lei de Deus, e os adventistas do sétimo dia estão dormindo!" O Senhor está rogando por obreiros, pois há uma grande obra a ser realizada. Há por serem feitas conversões que adicionarão à igreja os que se salvarão. Homens e mulheres nos caminhos e valados devem ser alcançados. ...
Estamos muito atrasados, em seguir a luz que Deus nos deu quanto à obra nas grandes cidades. Aproxima-se o tempo em que se formularão leis que fecharão as portas que agora estão abertas à mensagem. Necessitamos erguer-nos e agir com o mais ardente fervor, enquanto os anjos de Deus estão à espera para dar seu maravilhoso auxílio a quantos trabalharem no sentido de despertar a consciência de homens e mulheres para a justiça, a temperança e o juízo vindouro. Manuscrito 7, 1908.
Trabalhar Enquanto Puder
Meus irmãos, penetrai nas cidades logo que puderdes fazê-lo. Nas cidades que já foram penetradas há muitos que nunca ouviram a mensagem da verdade. Alguns dos que já ouviram, converteram-se; outros morreram na fé. Há muitos outros que, se lhes dessem oportunidade, poderiam ouvir e aceitar a mensagem de salvação. ... Estes nossos últimos esforços em prol da obra de Deus na Terra, devem decididamente possuir o sinete divino. Manuscrito 7, 1908.
O Chamado Para Uma Obra Rápida
O Tempo é Breve
A mensagem que estou ordenada a transmitir a nosso povo, neste tempo, é: Evangelizai as cidades sem demora, porque o tempo é curto. O Senhor tem posto este trabalho diante de nós durante estes últimos vinte anos ou mais. Pouco tem sido feito em alguns lugares, mas muito mais poderia ter sido realizado. Carta 168, 1909.
Onde Está Vossa Fé?
Quando penso nas muitas cidades ainda por advertir, não posso descansar. É contristador considerar que têm sido negligenciadas por tanto tempo! Durante muitos, muitos anos as cidades da América [do Norte], inclusive as do Sul, têm sido apresentadas ao nosso povo como sendo lugares que carecem de atenção especial. Poucos têm sentido a responsabilidade de trabalhar nestas cidades; mas, em
comparação com as grandes necessidades e as muitas oportunidades, apenas um pouco se fez. Onde está vossa fé, meus irmãos? Onde se encontram os obreiros? ...
Não devemos planejar enviar mensageiros a todos esses campos, mantendo-os liberalmente? Não deverão ministros de Deus ir a esses populosos centros, e lá erguer a voz, advertindo as multidões? Num tempo como este, todas as mãos devem ser postas em atividade. Review and Herald, 25 de novembro de 1909.
Multidões sem Serem Advertidas
Em Nova Iorque bem como em muitas outras cidades, há multidões de pessoas que não foram advertidas. ... Temos que cuidar deste trabalho com fervor, e executá-lo. Deixando de lado nossas peculiaridades e nossas próprias idéias, devemos pregar as verdades da Bíblia. Homens consagrados e talentosos devem ser enviados a estas cidades, lançando mãos à obra. Manuscrito 25, 1910.
É Tempo de Acordar os Vigias
Nossas cidades devem ser trabalhadas. ... Há necessidade de dinheiro para a realização da obra em Nova Iorque, Boston, Portland, Filadélfia, Búfalo, Chicago, São Luís, Nova Orleans e em muitas outras cidades. Em alguns destes lugares o povo foi grandemente agitado pela mensagem transmitida de 1842 a 1844, mas nos últimos anos pouco se tem feito, em comparação com a grande obra que devia estar em desenvolvimento. E parece difícil fazer nosso povo sentir uma responsabilidade especial pela obra nas grandes cidades.
Apelo para os irmãos que por muitos anos têm ouvido a mensagem. É tempo de acordar os vigias. Tenho gasto minhas energias em proclamar as mensagens que o Senhor me confiou. O encargo das necessidades de nossas cidades tem pesado tanto sobre meus ombros, que algumas vezes parecia que eu ia morrer. Que o Senhor dê sabedoria a nossos irmãos, para que eles saibam como levar avante a obra,
em harmonia com a vontade de Deus. Manuscrito 13, 1910.
Milhões Para Ouvirem a Mensagem
As cidades devem ser trabalhadas. Os milhões que residem nesses centros densamente populosos devem ouvir a mensagem do terceiro anjo. Esta obra deveria ter sido rapidamente desenvolvida durante os últimos poucos anos. Review and Herald, 5 de julho de 1906.
Oportunidades Especiais Para o Evangelismo
Em Grandes Agrupamentos Como a Exposição de São Luís
Recebi instruções que, ao nos aproximarmos do fim, haverá grandes agrupamentos em nossas cidades, como houve recentemente em São Luís, e que devemos preparar-nos para apresentar a verdade nestas reuniões. Quando Cristo esteve na Terra, aproveitou tais oportunidades. Onde quer que houvesse grande ajuntamento de pessoas, com qualquer objetivo, Sua voz se fazia ouvir, clara e audível, proclamando Sua mensagem. E, em resultado disso, depois de Sua crucifixão e ascensão, milhares se converteram num dia. A semente semeada por Cristo calou fundo nos corações, germinou e, quando os discípulos receberam o dom do Espírito Santo, a colheita foi recolhida.
Os discípulos saíram e pregaram a palavra por todas as partes, com tamanho poder, que os oponentes ficaram apavorados e não ousaram fazer o que teriam feito, não fosse a positiva evidência de que Deus estava operando.
Em cada grande ajuntamento, alguns de nossos pastores devem estar presentes. Devem agir com sabedoria, a fim de obter ouvintes, de modo que possam apresentar a luz da verdade a tantos quantos possível. ...
Devemos aproveitar cada uma destas oportunidades, como a que se nos apresentou na exposição de São Luís. Em todos esses ajuntamentos devem estar presentes homens a quem Deus possa usar. Devem ser espalhados, como folhas do outono, entre o povo, folhetos que contenham a luz da presente verdade. Para muitos que assistem a estas reuniões, estes folhetos serão como as folhas da árvore da vida, que servem para cura das nações.
Eu vos enviei esta, meus irmãos, para que a envieis a outros. Os que saem a proclamar a verdade serão abençoados por Aquele que lhes deu o encargo de pregarem esta verdade. ...
Chegou o tempo em que, como nunca antes, os adventistas do sétimo dia se devem erguer e brilhar, porque sua luz tem vindo e a glória do Senhor brilhado sobre eles. Carta 296, 1904.
O Exame das Necessidades das Grandes Cidades
O Trabalho nas Cidades é Difícil
Estamos profundamente impressionados com a obra em nossas cidades. Há poucos que estão prontos a se empenhar na obra a ser realizada. Há pessoas de todas as classes a serem visitadas; e o trabalho é difícil. Mas animamos a todos os que têm tanto e habilidade para compreender a situação, para que se dediquem à obra de fazer soar a última nota de advertência ao mundo. Carta 82, 1910.
A Necessidade de Estudo e de Recursos
Alguns fiéis obreiros têm procurado fazer alguma coisa nesta grande e pecaminosa cidade (Nova Iorque). Mas sua tarefa tem sido árdua, porque pouco lhes foi facilitado. O pastor ........... e a esposa trabalharam fielmente. Quem, porém, quis assumir a
responsabilidade de sua manutenção no trabalho? Quem, dentre nossos líderes os visitou, para saber das necessidades da obra? Boletim da Associação Geral, 7 de abril de 1903.
Dificuldades e Temores - a Causa da Omissão
O tempo está rapidamente passando para a eternidade, e estas cidades apenas foram ligeiramente tocadas. Há um poder que o Espírito de Deus pode transmitir à verdade. À medida que a luz é projetada na mente, uma convicção se apoderará dos corações, que será forte demais para ser resistida. ...
É meu dever afirmar que Deus está apelando insistentemente para que se faça grande trabalho nas cidades. Novos campos devem ser abertos. Homens que conhecem a mensagem e que deviam sentir as responsabilidades da obra manifestaram tão pequena fé, que, por causa das dificuldades e temores, houve prolongada desatenção. Carta 150, 1909.
Comissão Designada Para Estudar as Necessidades Especiais
Sete homens deviam ter sido escolhidos para, juntos com o presidente, iniciarem um trabalho nas grandes cidades, em favor dos que estão a perecer sem a verdade, enquanto não se fizerem decididos esforços no sentido de salvá-los. Estes sete homens devem ser pessoas ativas, humildes, ternas e mansas de coração. Nunca as cidades deviam ter sido negligenciadas como estão agora; mensagens e mais mensagens nos têm chegado, as mais positivas, para que trabalhemos com maior fervor.
Não menos de sete homens devem ser escolhidos, para que assumam as grandes responsabilidades da obra de Deus nas cidades populosas. E estes homens devem humilhar-se diariamente, buscando fervorosamente o Senhor, para receberem santa sabedoria. Devem ligar-se a Deus como homens que desejam ser ensinados. Devem ser homens de oração, que estejam cônscios do perigo em que se encontram. Qual deve ser o trabalho destes sete homens? Devem verificar as necessidades das cidades e empregar os mais decididos
e fervorosos esforços, no sentido de desenvolver a obra Carta 58, 1910.
Ver as Necessidades Como Deus as Observa
O Senhor deseja que proclamemos a mensagem do terceiro anjo, nestas cidades, com grande poder. ... À medida que trabalharmos com todas as forças que Deus nos concede, bem como em humildade de coração, confiando inteiramente nEle, nossos esforços não ficarão sem frutos. Nossos resolutos esforços para levar almas ao conhecimento da verdade para este tempo serão reforçados por santos anjos, e muitas almas se salvarão. O Senhor jamais abandonará Seus fiéis mensageiros. Ele envia, em seu auxílio, os agentes celestiais e acompanha suas atividades, com o poder de Seu Santo Espírito para os convencer e converter. Todo o Céu apoiará vossos apelos.
Quem dera que pudéssemos ver as necessidades destas grandes cidades como Deus as vê! Devemos planejar colocar nestas cidades homens capazes, que possam apresentar a mensagem do terceiro anjo de maneira tão impressiva, que toque profundamente o coração. Aos homens que podem fazer isto não podemos permitir que se reúnam num só lugar, fazendo o trabalho que outros poderiam fazer. Manuscrito 53, 1909.
Problemas Peculiares ao Evangelismo nas Grandes Cidades
Grandes e Melhores Salões
Tem sido um problema difícil saber a maneira pela qual alcançar o povo nos centros densamente populosos. Não temos permissão de entrar nas igrejas. Nas cidades, os salões grandes são caros e, em muitos casos, apenas poucas pessoas vão aos melhores salões. Os que não nos conhecem falam mal de nós. As razões de nossa fé não são compreendidas pelo povo, e temos sido
considerados como fanáticos, como quem ignorantemente guarda o sábado em lugar do domingo. Em nosso trabalho, ficamos perplexos, sem saber como desfazer as barreiras do mundanismo e do preconceito, para apresentar ao povo as preciosas verdades que tanto significam para ele. Testimonies, vol. 5, págs. 31 e 32.
O Problema Prático de Achar um Salão
As dificuldades mencionadas são as com que nos defrontamos em quase todas as partes, mas não de modo tão positivo como em ______ . Pensamos que Satanás se estabeleceu naquele lugar, para executar seus planos, a fim de que os obreiros se desanimem e abandonem o trabalho. ...
Temos que buscar a sabedoria divina, pois pela fé vejo uma forte igreja naquela cidade. Nossa obra deve ser vigiar e orar, para buscar o conselho dAquele que é maravilhoso e poderoso em conselho. Alguém mais poderoso do que os mais fortes poderes do inferno pode tomar de Satanás a presa, e, sob Sua orientação, os anjos celestes levarão de vencida a batalha contra todas as potestades das trevas e firmarão o estandarte da verdade e da justiça naquela cidade. ...
Nossos irmãos têm estado à procura de um lugar para as reuniões. Os teatros e salões apresentam tantas circunstâncias desfavoráveis, que pensamos que iremos usar o edifício onde patinam, o qual ultimamente foi usado para reuniões de temperança e religiosas. ... Se conseguirmos um local para proclamar a palavra da vida, teremos que gastar dinheiro. Deus proverá um lugar onde Sua própria verdade seja pregada ao povo, pois é desta maneira que Ele tem operado. Carta 79, 1893.
O Envio de Evangelistas de Cidades
Agora, quando o Senhor nos ordena proclamar a mensagem, mais uma vez, e com poder, na parte oriental, quando Ele nos manda entrar nas cidades do Leste e do Sul, do Norte e do Oeste, não atenderemos, como um só homem, cumprindo Sua ordem? Não devemos planejar enviar mensageiros a todos esses campos e mantê-los liberalmente?...
Todas as nossas cidades devem ser trabalhadas. O Senhor está prestes a voltar. O fim está próximo; eis que se apressa muito a vir! Dentro de pouco tempo, a partir de agora, já não poderemos mais trabalhar com a liberdade que desfrutamos atualmente. Cenas terríveis estão prestes a ocorrer, e o que tivermos de fazer precisamos fazê-lo com rapidez. Precisamos estabelecer a obra onde quer que seja possível. E para a realização desta tarefa, muito necessitamos no campo do auxílio que pode ser dado pelos nossos pastores de experiência, que são capazes de atrair a atenção de grandes congregações. ...
O Senhor deseja que proclamemos, com poder, a mensagem do terceiro anjo, nestas cidades. Não podemos, por nós mesmos, exercitar este poder. Tudo quanto podemos fazer é escolher homens capazes e instar para que vão a tais lugares de oportunidade e lá proclamem a mensagem, no poder do Espírito Santo. À medida que falam a verdade, que vivem a verdade, que pregam a verdade e que oram pela verdade, Deus tocará os corações. Manuscrito 53, 1900.
Evangelistas dos "Caminhos"
A capacidade do pastor ______ como orador é necessária para apresentar a verdade nos caminhos. Quando a verdade for apresentada nos caminhos, os valados serão abertos e uma obra mais ampla será feita. Carta 168, 1909.
Exigem-se Esforços Extraordinários
Nas cidades da atualidade, onde há tantos atrativos e divertimentos, o povo não se interessará em simples esforços. Os pastores designados por Deus acharão necessário empregar esforços extraordinários, a fim de atrair a atenção de multidões. E quando têm bom êxito em congregar grande número de pessoas, devem apresentar mensagens tão fora do comum, que o povo seja despertado e advertido. Precisam fazer uso de todos os meios que sejam possíveis, para que a verdade seja proclamada de um modo especial e com clareza. A decisiva mensagem para este tempo deve ser pregada com tanta clareza e de
modo tão positivo, que impressione vivamente os ouvintes e os induza a quererem estudar as Escrituras. Testimonies, vol. 9, pág. 109.
Oposição, Despesas e Grandes Auditórios
Sonhei que vários irmãos nossos estavam reunidos em concílio, estudando planos de trabalho para esta época do ano. Julgavam preferível não penetrar nas cidades grandes, mas começar pelas localidades pequenas, distantes das cidades; aí encontrariam menos oposição da parte do clero e evitariam despesas exageradas. Arrazoavam que, sendo em pequeno número, nossos pastores não poderiam ser dispensados para instruir nas cidades os que ali aceitassem a verdade, e cuidar deles, e que, por motivo da maior oposição que ali encontrariam, iriam precisar de mais auxílio do que em igrejas de pequenas localidades rurais. Deste modo, em grande parte se perderia o fruto duma série de conferências na cidade. Ainda se insistiu em que, em vista de serem escassos os nossos recursos, e das muitas alterações causadas pelas mudanças que seriam de esperar-se numa igreja de cidade grande, seria difícil formar uma igreja que fosse um auxílio para a causa. Meu esposo instava com os irmãos para que traçassem sem demora planos mais amplos, e empregassem, em nossas cidades grandes, esforços extensos e completos, que melhor correspondessem ao caráter de nossa mensagem. Um obreiro relatou incidentes de sua experiência nas cidades, mostrando que fora um quase fracasso, ao passo que apresentara melhor êxito nas localidades pequenas.
Um Ser de dignidade e autoridade - presente a todas as nossas reuniões de comissões - escutava com o mais profundo interesse todas as palavras. Falou deliberadamente, e com perfeita segurança: "O mundo todo", disse, "é a grande vinha de Deus. As cidades e vilas constituem parte dessa vinha. Elas têm que ser atingidas." Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 88.
Obra Dispendiosa
Parece que quase ninguém ousa solicitar que um evangelista vá às cidades, por causa dos recursos financeiros que seriam necessários para executar um trabalho forte e sólido. É verdade que haverá necessidade de muito dinheiro para cumprirmos nosso dever para com os que não foram advertidos nestes lugares; e Deus deseja que ergamos nossa voz e façamos sentir nossa influência em benefício do sábio uso de recursos neste especial ramo da obra. Manuscrito 45, 1910.
É Imprescindível Cooperação Voluntária
Nas nossas grandes cidades deve ser feito um decidido esforço no sentido de trabalhar em harmonia. No espírito e no temor de Deus, os obreiros devem unir-se como um só homem, trabalhando com vigor e com zelo fervoroso. Não deve haver esforços sensacionais nem contenda. É necessário que haja arrependimento prático, genuína simpatia, cooperação voluntária, e sincera emulação mútua no grande e fervoroso esforço para aprenderem lições de renúncia, de sacrifício próprio pela salvação da morte, de almas que perecem. Manuscrito 128, 1901.
Demos graças ao Senhor por haver alguns obreiros que estão fazendo tudo quanto é possível para erguer memoriais para Deus, em nossas cidades negligenciadas. Lembremo-nos de que é nosso dever animar estes obreiros. Deus não Se agrada da falta de apreço e de cooperação para com os fiéis obreiros que trabalham em nossas grandes cidades. Manuscrito 154, 1902.
Prosseguir na Obra até a sua Conclusão Cabal
Nas séries de conferências realizadas nas grandes cidades, a metade do trabalho se perde porque eles [os obreiros] encerram as atividades muito cedo e vão para outro território novo. Paulo se demorou evangelizando os seus territórios, continuando o trabalho durante um ano num lugar e um ano e meio noutro. A pressa em encerrar logo uma série de conferências tem produzido, muitas vezes, grandes perdas. Carta 48, 1886.
A Promessa de Colheita Abundante
Cena Impressionante
Nas visões da noite passou diante de mim uma cena muito impressiva. Vi uma imensa bola de fogo cair no meio de algumas lindas habitações, destruindo-as imediatamente. Ouvi alguns dizerem: "Sabíamos que os juízos de Deus sobreviriam à Terra, mas não sabíamos que viriam tão cedo." Outros, com acento de voz agoniante, diziam: "Os senhores sabiam! Por que, então, não nos disseram? Nós não sabíamos." Por toda parte ouvi pronunciarem-se semelhantes palavras de acusação.
Acordei muito aflita. Adormeci de novo, e pareceu-me estar numa grande reunião. Uma pessoa de autoridade falava à congregação, e perante ela se achava um mapa-múndi. Disse que o mapa retratava a vinha do Senhor, que tem que ser cultivada. Quando a luz do Céu incidisse sobre qualquer pessoa, esta deveria refleti-la sobre outras. Luzes deveriam ser acesas em muitos lugares, e nessas luzes outras ainda deveriam ser acesas. ...
Vi raios de luz provindo de cidades e vilas, dos lugares altos e baixos da Terra. A Palavra de Deus era obedecida, e em resultado se achavam em cada cidade e vila monumentos Seus. Sua verdade era proclamada através de todo mundo. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 296 e 297.
Advertências Solenes Despertam Milhares
Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados. Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil, as incursões do espiritismo, os furtivos mas rápidos progressos do poder papal - tudo será desmascarado. Por meio destes solenes avisos o povo será comovido. Milhares de milhares que nunca
ouviram palavras como essas, escutá-las-ão. Com espanto ouvirão o testemunho de que Babilônia é a igreja, caída por causa de seus erros e pecados, por causa de sua rejeição da verdade, enviada do Céu a ela. O Grande Conflito, págs. 606 e 607.
Muitos a Virem Para a Luz
Mediante a graça de Cristo, os ministros de Deus são feitos mensageiros de luz e bênção. Quando mediante oração fervorosa e perseverante obtiverem a dotação do Espírito Santo, e saírem possuídos do desejo de salvar almas, os corações plenos de zelo para estender os triunfos da cruz, verão os frutos de seus labores. Recusando resolutamente exibir sabedoria humana ou exaltar-se, eles realizarão uma obra que resistirá aos assaltos de Satanás. Muitas almas sairão das trevas para a luz, e muitas igrejas serão estabelecidas. Os homens se converterão, não ao instrumento humano, mas a Cristo. Atos dos Apóstolos, pág. 278.