Profetas e Reis

CAPÍTULO 26

Eis Aqui Está o Vosso Deus

PR - Pag. 311  

"Eis Aqui Está o Vosso Deus"

Nos dias de Isaías as faculdades espirituais da humanidade haviam sido entenebrecidas por uma errônea compreensão de Deus. Durante muito tempo Satanás procurara levar os homens a olhar o seu Criador como o autor do pecado, do sofrimento e morte. Os que ele havia assim enganado, tinham a Deus na conta de duro e exigente. Imaginavam-nO como atento para denunciar e condenar, maldisposto em receber o pecador enquanto houvesse uma escusa legal para não auxiliá-lo. A lei de amor pela qual o Céu é regido, havia sido falsamente apresentada pelo arquienganador com uma restrição imposta à felicidade do homem, um pesado jugo do qual deviam sentir-se alegres por se verem livres. Ele declarou que os preceitos, dessa lei não podiam ser obedecidos, e que as penalidades da transgressão eram impostas arbitrariamente.

Havendo perdido de vista o verdadeiro caráter de Jeová, os israelitas ficaram sem escusa. Não raro havia Deus Se revelado a eles como "um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade". Sal. 86:15.


PR - Pag. 312  

"Quando Israel era menino", Ele testificou, "Eu o amei, e do Egito chamei o Meu filho." Osé. 11:1.

Ternamente havia o Senhor tratado com Israel em seu livramento do cativeiro egípcio e em sua jornada para a terra prometida. "Em toda angústia deles foi Ele angustiado, e o anjo de Sua face os salvou; pelo Seu amor, e pela Sua compaixão Ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade." Isa. 63:9.

"Irá a Minha presença contigo" (Êxo. 33:14), foi a promessa feita durante a viagem através do deserto. Esta garantia foi acompanhada por uma maravilhosa revelação do caráter de Jeová, a qual capacitou Moisés a proclamar a todo o Israel a bondade de Deus, e a instruí-lo cabalmente quanto aos atributos do seu invisível Rei. "Passando pois o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente." Êxo. 34:6 e 7.

Foi sobre seu conhecimento da longanimidade de Jeová e de Seu infinito amor e misericórdia, que Moisés baseou sua maravilhosa intercessão pela vida de Israel quando, nos limites da terra prometida eles se recusaram a avançar em obediência ao mando de Deus. No clímax de sua rebelião o Senhor havia declarado: "Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei"; e Se propusera fazer dos descendentes de Moisés "povo maior e mais forte do que este." Núm. 14:12. Mas o profeta pleiteou a maravilhosa providência e promessas de Deus em


PR - Pag. 313  

favor da nação escolhida. E então, como o mais forte de todos os argumentos, lembrou o amor de Deus pelo homem caído. Núm. 14:17-19.

Graciosamente o Senhor respondeu: "Conforme à tua palavra lhe tenho perdoado". E então Ele fez Moisés participante, na forma de uma profecia, do conhecimento de Seu propósito concernente ao triunfo final de Israel: "Tão certamente como Eu vivo", Ele declarou, "que a glória do Senhor encherá toda a Terra." Núm. 14:20 e 21. A glória de Deus, Seu caráter, Sua misericordiosa bondade e terno amor - aquilo que Moisés havia pleiteado em favor de Israel - devia ser revelado a toda a humanidade. E esta promessa de Jeová foi feita duplamente segura; foi confirmada por um juramento. Tão certamente como Deus vive e reina, seria anunciada "entre as nações a Sua glória; entre todos os povos as Suas maravilhas". Sal. 96:3.

Foi com respeito ao futuro cumprimento desta profecia que Isaías tinha ouvido os gloriosos serafins cantando perante o trono: "Toda a Terra está cheia da Sua glória." Isa. 6:3. O profeta, confiante na certeza destas palavras, declarara ousadamente mais tarde, ele próprio, a respeito daqueles que se curvavam ante imagens de madeira e pedra: "Eles verão a glória do Senhor, e a excelência do nosso Deus." Isa. 35:2.

Hoje esta profecia está encontrando rápido cumprimento. As atividades missionárias da igreja de Deus na Terra estão produzindo rico fruto, e logo a mensagem evangélica terá sido proclamada a todas as nações. "Para louvor e glória da Sua graça", homens e mulheres de toda raça, língua e povo estão sendo feitos "agradáveis a si no Amado",


PR - Pag. 314  

"para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da Sua graça, pela benignidade para conosco em Cristo Jesus." Efés. 1:6; 2:7. "Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só Ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o Seu nome glorioso, e encha-se toda a Terra da Sua glória." Sal. 72:18 e 19.

Na visão dada a Isaías no recinto do templo, foi-lhe propiciado ver claramente o caráter do Deus de Israel. "O alto e o sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é santo", havia-lhe aparecido em grande majestade; contudo, ao profeta fora feito compreender a natureza compassiva de seu Senhor. Aquele que habita "num alto e santo lugar", habita "também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos". Isa. 57:15. O anjo comissionado para tocar os lábios de Isaías levara-lhe a mensagem: "Tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado." Isa. 6:7.

Pelo contemplar a seu Deus, o profeta, como Saulo de Tarso às portas de Damasco, não tinha recebido somente visão de sua própria indignidade; ao seu coração humilhado viera a certeza de perdão, pleno e livre; e ele se tornara um homem mudado. Havia visto o seu Senhor. Apanhara um lampejo da amabilidade do caráter divino. Podia testificar da transformação que se operara pela contemplação do Infinito Amor. Daí em diante ele fora inspirado com o incontido desejo de ver o transviado Israel livre do fardo e penalidade do pecado. "Por que seríeis ainda castigados?" o profeta inquirira. "Vinde então, e argüi-Me,


PR - Pag. 315  

diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã". "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem." Isa. 1:5, 18, 16 e 17.

O Deus a quem tinham estado professando servir, mas cujo caráter haviam mal compreendido, fora posto diante deles como o grande Médico da enfermidade espiritual. Que importava estivesse toda a cabeça enferma, e todo o coração fraco? que desde a planta do pé até à cabeça não houvesse coisa sã, senão feridas, e inchaços e chagas podres? Isa. 1:6. Aquele que estivera seguindo obstinadamente o caminho do seu coração podia encontrar cura volvendo para o Senhor. "Eu vejo os seus caminhos", o Senhor declarou, "e os sararei; também os guiarei, e lhes tornarei a dar consolações. ... Paz, paz, para os que estão longe, e para os que estão perto, diz o Senhor, e Eu os sararei." Isa. 57:18 e 19.

O profeta exaltou a Deus como o Criador de todos. Sua mensagem às cidades de Judá foi: "Eis aqui está o vosso Deus." Isa. 40:9. "Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a Terra, e a tudo quanto produz" (Isa. 42:5); "Eu sou o Senhor que faço todas as coisas" (Isa. 44:24); "Eu formo a luz, e crio as trevas;" "Eu fiz a Terra, e criei nela o homem; Eu o fiz: as Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens." Isa. 45:7 e 12. "A quem pois Me fareis semelhante, para que lhe seja semelhante? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas, quem


PR - Pag. 316  

produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma faltará." Isa. 40:25 e 26.

Aos que temiam não ser recebidos se retornassem a Deus, o profeta declarou:

"Por que pois dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, nem Se cansa nem Se fatiga? não há esquadrinhação do Seu entendimento. Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isa. 40:27-31.

O coração do Infinito Amor anseia pelos que se sentem desprovidos de forças para se livrarem dos laços de Satanás; e graciosamente Se oferece para fortalecê-los, a fim de que vivam para Ele. "Não temas", ordena Ele, "porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus; Eu te esforço, Eu te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça". "Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que Eu te ajudo. Não temas, ó bichinho de Jacó, povozinho de Israel; Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel." Isa. 41:10, 13 e 14.


PR - Pag. 319  

Os habitantes de Judá eram todos indignos, contudo Deus não os abandonaria. Por eles Seu nome devia ser exaltado entre os pagãos. Muitos que eram inteiramente desconhecedores de Seus atributos, deviam ainda contemplar a glória do divino caráter. Foi com o propósito de tornar claros Seus misericordiosos desígnios que Ele persistiu em enviar Seus servos os profetas com a mensagem: "Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho". Jer. 25:5. "Por amor do Meu nome", declarou Ele a Isaías, "retardarei a Minha ira, e por amor do Meu louvor Me conterei para contigo, para que te não venha a cortar". "Por amor de Mim, por amor de Mim o farei, porque como seria profanado o Meu nome? e a Minha glória não a darei a outrem". Isa. 48:9 e 11.

O chamado para arrependimento soara com inconfundível clareza, e todos foram convidados a retornar. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar", o profeta clamava, "invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar". Isa. 55:6 e 7.

Tem você, leitor, escolhido, o seu próprio caminho? Tem vagueado longe de Deus? Tem procurado banquete-ar-se com os frutos da transgressão, apenas para verificar que são cinza em seus lábios? E agora, subvertidos os planos de sua vida e suas esperanças fenecidas, assenta-se você em desolação e solidão? Aquela voz que há muito lhe tem falado ao coração, mas a que você não tem dado ouvidos, chega-lhe distinta e clara: "Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o lugar do vosso descanso; por causa da corrupção que


PR - Pag. 320  

destrói, sim, que destrói grandemente." Miq. 2:10. Retorne para a casa de seu Pai. Ele o convida, dizendo: "Torna-te para Mim, porque Eu te remi". Isa. 44:22."Vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi." Isa. 55:3.

Não atenda à sugestão do inimigo de persistir longe de Cristo até que você mesmo tenha se tornado melhor; até que seja suficientemente bom para vir a Deus. Se esperar até então, jamais virá. Quando Satanás apontar para as suas vestes imundas, repita a promessa do Salvador: "O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37. Diga ao inimigo que o sangue de Jesus Cristo purifica de todo o pecado. Faça sua própria a oração de Davi: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve." Sal. 51:7.

As exortações do profeta de Judá para que contemplassem o Deus vivo, e para que aceitassem Seu gracioso oferecimento, não foram em vão. Houve alguns que deram fervorosa atenção, e que voltaram de seus ídolos para o culto de Jeová. Em seu Criador eles aprenderam a ver amor, misericórdia e terna compaixão. E nos dias negros que estavam para sobrevir na história de Judá, quando apenas um remanescente devia ser deixado na terra, as palavras do profeta deviam continuar produzindo fruto em decidida reforma. "Naquele dia", declarou Isaías, "atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel. E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens do Sol." Isa. 17:7 e 8.


PR - Pag. 321  

Muitos deveriam contemplar Aquele que é totalmente desejável, o que leva a bandeira entre dez mil. "Os teus olhos verão o Rei na Sua formosura", era a graciosa promessa a eles feita. Seus pecados deviam ser perdoados, e eles deviam exultar somente em Deus. Nesse alegre dia da redenção da idolatria, eles exclamariam: "O Senhor ali nos será grandioso, lugar de rios e correntes largas. ... O Senhor é o nosso juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei; Ele nos salvará." Isa. 33:21 e 22.

As mensagens levadas por Isaías aos que escolhiam volver de seus maus caminhos, eram cheias de conforto e encorajamento. Ouvi a palavra do Senhor por intermédio do Seu profeta:

"Lembra-te destas coisas ó Jacó, e ó Israel,

Porquanto és Meu servo;

Eu te formei; Meu servo és,

Ó Israel; não Me esquecerei de ti.

Desfaço as tuas transgressões como a névoa,

E os teus pecados como a nuvem;

Torna-te para Mim, porque Eu te remi". Isa. 44:21 e 22.

"E dirás naquele dia:

Graças Te dou, ó Senhor,

Porque, ainda que Te iraste contra mim,

A Tua ira se retirou, e Tu me consolaste.

"Eis que Deus é a minha salvação;

Eu confiarei, e não temerei,

Porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico,

E Se tornou a minha salvação. ...

"Cantai ao Senhor, porque fez coisas grandiosas;

Saiba-se isto em toda a Terra.

Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião,

Porque grande é o Santo de Israel no meio de ti." Isa. 12.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>