Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 25

Princípios Orientadores em Geral

ME3 - Pag. 227  

Em Todo Lugar em que Há uma Igreja

Em todo lugar em que há uma igreja, grande ou pequena, ali deve ser estabelecida uma escola. Carta 108, 1899.

A Palavra de Deus Como Base

Alimentar-se com a divina Palavra de Deus é o elemento divino que a alma necessita para conseguir um salutar desenvolvimento de todas as suas faculdades espirituais. Em todas as nossas escolas essa Palavra deve tornar-se a essência da educação; é isso que proporcionará santificado vigor, sabedoria, integridade e força moral, se for introduzido na experiência. Não são as palavras de sabedoria mundana, não são as máximas de homens, nem as teorias de seres humanos, mas é a Palavra de Deus. Manuscrito 41a, 1896.

Nenhum Plano Estereotipado na Educação

O Senhor requer que toda pessoa que assume responsabilidades aplique na obra capacidades inteligentes e adestradas, e execute conscienciosamente suas idéias de acordo com o seu conhecimento e serviço prévios em escolas. O Senhor não designou algum plano especial e exato na educação. É o temor do Senhor que constitui o princípio da sabedoria. Quando homens com os seus diferentes


ME3 - Pag. 228  

traços de caráter assumirem a obra que lhes foi designada como professores e seguirem um plano de ensino de acordo com suas próprias capacidades, eles não devem supor que precisam ser um fac-símile dos professores que labutaram antes deles, para não estragar seu próprio registro. Manuscrito 170, 1901.

Uma Definição de Verdadeira Educação

Verdadeira educação é o preparo das faculdades mentais, morais e físicas para o desempenho de todo dever, agradável ou não, a educação de todo hábito e prática, do coração, mente e alma, para o serviço divino. Então poderá ser dito a vosso respeito nas cortes celestiais: "Sois cooperadores de Deus". I Cor. 3:9. Carta 189, 1899.

Louváveis Qualidades das Escolas Suíças

Vejo algumas coisas aqui na Suíça que penso serem dignas de imitação. Os professores das escolas sempre saem com os seus alunos quando estes estão brincando, e lhes ensinam como distrair-se, e reprimem qualquer desordem ou qualquer mal. Isso é uma lei invariável, e abrange as crianças de cinco a quinze anos de idade.

Como recompensa do bom comportamento e da aplicação ao estudo, os professores levam seus alunos para fora e realizam uma longa caminhada com eles, dispensando as aulas mais cedo do que de costume. Gosto disso; penso que há menos oportunidade para as crianças cederem à tentação. Os professores parecem interessar-se pelas brincadeiras das crianças e regulá-las.

Amor e Regras Estritas e Inflexíveis

Não posso de maneira alguma sancionar a idéia de que as crianças precisam sentir que estão sob constante suspeita, tendo de ser vigiadas, e que não podem agir como crianças. Participem, porém, os professores dos entretenimentos das crianças, sejam um com elas e mostrem que querem que elas sejam felizes, e isso dará confiança às crianças. Elas podem ser dominadas pelo amor, mas não por uma regra severa, estrita e inflexível, que as acompanhe em suas refeições e em seus entretenimentos. Carta 42, 1886.

Nossos talentos nos são emprestados em custódia, para


ME3 - Pag. 229  

serem utilizados e desenvolvidos pelo uso. Oh, se os pais tão-somente compreendessem que as famílias na Terra podem ser símbolos da família no Céu! Se compreendessem sua responsabilidade de manter seus lares livres de toda mancha de corrupção moral! Deus quer que tenhamos muito mais do Céu em nossas famílias do que desfrutamos agora.

Cenas Agradáveis e Atividades Interessantes

Desde os seus primeiros anos as crianças são aprendizes, e se forem mantidas cenas agradáveis diante delas no lar, ficarão familiarizadas com a cortesia, bondade e amor cristãos. Sua mente é formada pelo que elas vêem e ouvem, e os pais estão lançando a semente que produzirá uma colheita para o bem ou para o mal. Se os pais são apenas cristãos nominais, se não são praticantes da Palavra, eles estão colocando sua própria assinatura em seus filhos, e não a assinatura de Deus. As crianças anseiam alguma coisa que impressione a mente. Pais, por amor a Cristo, dai a sua alma faminta e sedenta alguma coisa que a satisfaça.

As crianças são ativas por natureza, e se os pais não lhes provêem alguma ocupação, Satanás inventará algo para mantê-las ocupadas nalguma coisa má. Por isso preparai vossos filhos para algum trabalho útil. Podeis revestir todo trabalho de uma dignidade que o torne proveitoso e enobrecedor.

Agradável Convívio com as Crianças

Não julgueis ser vosso dever tornar desagradável a vida de vossos filhos. Os dissabores chegarão com suficiente rapidez. Introduzi todo o prazer possível em vossas atividades como professores e educadores de vossos filhos. Estimulai-os a serem vossos companheiros. Certamente encontrareis impulsos pecaminosos, pecaminosas inclinações e hábitos censuráveis; se, porém, os encorajardes a buscar vossa companhia, podeis moldar corretamente seus gostos e sentimentos, e banir o descontentamento, as queixas e a rebelião. Vencei o seu orgulho vivendo diante deles um exemplo de mansidão e humildade de coração.

Precisamos eliminar de nossa conversação tudo que é


ME3 - Pag. 230  

áspero e condenatório. Quando nos revestimos de Cristo em mansidão e humildade de coração representaremos a Cristo em todas as nossas relações com os nossos filhos. A todos os que labutam pela salvação de almas segundo as normas de Cristo, diz o Salvador: "Sois cooperadores de Deus; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." Manuscrito 143, 1899.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>