Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 17

A Verdadeira Conversão

MJ - Pag. 71  

Verdadeira Conversão

"Então espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados: de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne." Ezeq. 36:25 e 26.

Muitos que falam a outros da necessidade de um novo coração, não sabem eles próprios o que significam essas palavras. Especialmente a juventude tropeça nesta expressão: "um coração novo". Ezeq. 36:26. Não sabem o que ela quer dizer. Esperam que se verifique mudança especial em seus sentimentos. A isso chamam conversão. Nesse erro milhares têm tropeçado e se perderam, não compreendendo a frase: "Necessário vos é nascer de novo." João 3:7.

Não Sentimento, mas Vida Transformada

Satanás induz as pessoas a pensarem que, por terem experimentado êxtase de sentimentos, estão convertidas. Mas sua experiência não muda. Seus atos são os mesmos que antes. Sua vida não demonstra bons frutos. Oram freqüente e longamente, e constantemente se referem aos sentimentos que tiveram em tal e tal ocasião. Não vivem, porém, a vida nova. Estão iludidas. Sua experiência não vai além de sentimento. Edificam sobre a areia e, ao soprarem os ventos da adversidade, sua casa é assolada.

Muitas pobres almas tateiam em trevas, buscando os


MJ - Pag. 72  

sentimentos que outros dizem ter tido em sua experiência. Esquecem-se de que o crente em Cristo deve operar sua própria salvação com temor e tremor. O pecador convicto tem alguma coisa a fazer. Deve arrepender-se e mostrar verdadeira fé.

Ao falar Jesus do novo coração, refere-Se Ele à mente, à vida, ao ser todo. Ter uma mudança de coração é retirar as afeições do mundo, e uni-las a Cristo. Ter um coração novo é possuir novo espírito, novos propósitos, motivos novos. Qual é o sinal de um coração novo? - A vida transformada. Há um morrer dia a dia, hora a hora, para o egoísmo e o orgulho.

A Prática da Religião Genuína

Alguns cometem grande erro ao supor que uma alta profissão substituirá o verdadeiro serviço. Mas a religião que não é prática, não é genuína. A verdadeira conversão nos torna estritamente honestos em nosso trato com os semelhantes. Torna-nos fiéis em nosso trabalho diário. Todo sincero seguidor de Cristo demonstrará que a religião bíblica o habilita a usar seus talentos no serviço do Mestre.

"Não sejais vagarosos no cuidado." Rom. 12:11. Essas palavras se cumprirão na vida de todo verdadeiro cristão. Muito embora vosso trabalho pareça enfadonho, podeis enobrecê-lo pela maneira em que o fazeis. Fazei-o como para o Senhor. Fazei-o alegremente e com dignidade de origem celestial. São os nobres princípios introduzidos no trabalho, que o tornam inteiramente aceitável à vista do Senhor. O verdadeiro serviço liga o mais humilde dos servos de


MJ - Pag. 73  

Deus, na Terra, ao mais elevado de Seus servos nas cortes celestiais. ...

Como filhos e filhas de Deus, devem os cristãos esforçar-se por alcançar o elevado ideal perante eles colocado no evangelho. Não se devem contentar com nada menos que a perfeição; pois diz Cristo: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus." Mat. 5:48.

A Vida Santificada

Tornemos a santa Palavra de Deus o nosso estudo, introduzindo em nossa vida seus santos princípios. Andemos diante de Deus em mansidão e humildade, diariamente corrigindo nossas faltas. Não separemos de Deus a alma, por meio do orgulho egoísta. Não acaricieis um sentimento de elevada supremacia, julgando-vos melhores que outros. "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia." I Cor. 10:12. Paz e descanso vos advirão ao levardes vossa vontade em sujeição à de Cristo. Então o amor de Cristo reinará no coração, levando em cativeiro ao Salvador as secretas fontes de ação. O temperamento precipitado e facilmente exaltado, será sensibilizado e subjugado pelo óleo da graça de Cristo. O senso dos pecados perdoados trará a paz que excede todo o entendimento. Haverá ardente esforço para vencer tudo quanto se oponha à perfeição de caráter. Desaparecerá a dissensão. O que outrora encontrava defeitos nos que o rodeiam, verá que muito maiores falhas existem em seu próprio caráter.

Há os que ouvem a verdade e se convencem de que vivem em oposição a Cristo. São condenados e arrependem-se de suas transgressões.


MJ - Pag. 74  

Confiando nos méritos de Cristo, nEle exercendo verdadeira fé, recebem o perdão do pecado. Ao deixarem de fazer o mal e aprenderem a praticar o bem, crescem na graça e no conhecimento de Deus. Vêem que precisam sacrificar-se a fim de separar-se do mundo; e, depois de calcular o custo, consideram tudo como perda se tão-somente puderem ganhar a Cristo. Alistaram-se em Seu exército. Acha-se perante eles a luta e nela entram valorosa e alegremente, combatendo suas inclinações naturais e desejos egoístas, levando a vontade em sujeição à de Cristo. Diariamente buscam do Senhor graça para obedecer-Lhe, e são fortalecidos e ajudados. Isso é verdadeira conversão. Em humilde e grata submissão, o que recebeu um coração novo confia no auxílio de Cristo. Revela na vida os frutos da justiça. Outrora amava a si mesmo. Os prazeres mundanos eram seu deleite. Agora o ídolo é destronado, e Deus reina supremo. O pecado que outrora amava, agora odeia. Firme e resolutamente segue no caminho da santidade. The Youth"s Instructor, 26 de setembro de 1901.

As Cordas de Satanás

As dores do dever e os prazeres do pecado são as cordas com que Satanás prende os homens em seus ardis. Os que preferem morrer a praticar um mau ato, são os únicos que serão achados fiéis. Testimonies, vol. 5, pág. 53.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>