Mensagens aos Jovens

CAPÍTULO 75

Sem Prejuízo da Saúde

MJ - Pag. 240  

Educação Obtida à Custa da Saúde

Alguns estudantes põem todo o ser nos estudos, concentrando a mente no objetivo de educar-se. Exercitam o cérebro, mas permitem que as energias físicas fiquem inativas. Assim o cérebro fica sobrecarregado, e os músculos tornam-se fracos por não serem exercitados. Quando esses alunos se formam, é evidente haverem eles conseguido educação à custa da vida. Estudaram dia e noite, ano após ano, mantendo a mente de contínuo numa tensão, ao passo que deixaram de exercitar suficientemente os músculos. ...

Freqüentemente moças se dedicam ao estudo em detrimento de outros ramos de educação ainda mais essenciais à vida prática do que o estudo dos livros. E, depois de se haverem educado, se tornam muitas vezes inválidas na vida. Negligenciaram a saúde, ficando muito tempo dentro de casa, privadas do ar puro do céu e da luz solar dada por Deus. Essas jovens poderiam haver saído da escola sadias, houvessem aliado ao estudo, os trabalhos domésticos e o exercício ao ar livre.

A saúde é um grande tesouro. É o mais valioso bem que os mortais podem possuir. A riqueza, a honra ou o saber são comprados demasiado caro quando adquiridos com prejuízo do vigor da saúde. Nenhuma dessas realizações pode garantir a felicidade, caso falte a saúde. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 285 e 286.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>