Vida e Ensinos

CAPÍTULO 25

Mudança Para Michigan

VE - Pag. 151  

Em 1855, os irmãos em Michigan abriram o caminho para que a obra de publicações fosse removida para Battle Creek. Naquele tempo, meu marido estava devendo de dois a três mil dólares; e tudo que ele tinha, além de um pequeno lote de livros, eram contas devedoras de livros, algumas das quais duvidosas. A causa havia aparentemente chegado a um impasse. Muito poucas e pequenas eram as encomendas de publicações. A saúde de meu marido estava muito enfraquecida. Ele se sentia incomodado com a tosse e a sensibilidade dos pulmões, e tinha o sistema nervoso abalado. Receávamos que morresse estando ainda com dívidas.

Certezas Confortadoras

Dias de tristeza foram aqueles. Eu olhava para meus três filhos que, como receava, logo deviam ficar órfãos; e dominavam-me pensamentos como estes: Meu marido morrerá de excesso de trabalho na causa da verdade presente; e quem compreenderá o que sofreu? Quem sabe dos encargos que durante anos ele suportou, os extremos cuidados que lhe oprimiam o ânimo e arruinaram a saúde, trazendo-lhe morte prematura, deixando a família sem recursos e sob a dependência de outros? A mim mesma fiz muitas vezes esta pergunta: Deus não cuida dessas coisas? Ele não as nota? Fiquei consolada por saber que há Alguém que julga retamente, e que cada sacrifício, cada ato de abnegação, e cada transe angustioso sofrido por Sua causa, é fielmente registrado no Céu, e terá o seu galardão. O dia do Senhor declarará e trará à luz coisas que ainda não são manifestas.

Foi-me revelado que era desígnio de Deus reerguer meu marido gradualmente; que deveríamos exercer uma forte fé,


VE - Pag. 153  

pois em cada esforço deveríamos ser esmurrados terrivelmente por Satanás; que não devíamos olhar às aparências, mas crer. Três vezes no dia, recorríamos a Deus, e nos entregávamos à oração fervorosa pelo restabelecimento de sua saúde. O Senhor graciosamente ouviu nossos ansiosos clamores, e meu esposo começou a melhorar. Não posso exprimir melhor meus sentimentos naquela ocasião, do que se acham manifestos nos seguintes extratos de uma carta que escrevi à irmã Howland:

"Sinto-me grata por poder agora ter meus filhos comigo, sob meus próprios cuidados. Durante semanas tenho sentido fome e sede de salvação, e temos desfrutado quase ininterrupta comunhão com Deus. Por que ficarmos longe da Fonte, quando podemos chegar e beber? Por que morrermos à míngua de pão, quando há um armazém cheio? É nutritivo e grátis. Ó minha alma, come regaladamente, e bebe diariamente das alegrias celestes! Não poderei conter minha paz. O louvor de Deus está em meu coração e nos lábios. Podemos regozijar-nos na plenitude do amor de nosso Salvador. Podemos regalar-nos em Sua excelente glória. Minha alma testifica isso. Dissipou-se de mim a tristeza por essa preciosa luz, e nunca poderei esquecê-lo. Senhor, ensina-me a conservá-lo vivo na lembrança. Despertai, energias todas de minha alma! Despertai e adorai vosso Redentor em virtude do Seu maravilhoso amor!

"Nossos inimigos podem triunfar. Podem falar amargas palavras, e sua língua forja a calúnia, o engano, a falsidade; contudo não nos moveremos. Sabemos em quem temos crido. Não temos corrido em vão nem trabalhado inutilmente. Aproxima-se um dia de ajuste de contas, em que todos serão


VE - Pag. 155  

julgados segundo o que houverem feito no corpo. É verdade que o mundo é tenebroso. A oposição pode tornar-se forte. O néscio e o escarnecedor podem tornar-se ousados em sua iniqüidade. Entretanto, nada disso nos moverá o ânimo, mas nos apoiaremos no braço do Todo-poderoso, donde recebemos forças."

Supressão do Cativeiro

O Senhor começou a suprimir nosso cativeiro desde o tempo em que nos mudamos para Battle Creek. Encontramos amigos em Michigan, que simpatizavam conosco, e estavam dispostos a participar de nossos encargos e suprir nossas necessidades. Velhos e experimentados amigos no centro do Estado de Nova Iorque e Nova Inglaterra, especialmente em Vermont, simpatizavam conosco em nossas aflições, e estavam prontos a ajudar-nos em tempos angustiosos. Na assembléia em Battle Creek, em novembro de 1856, Deus trabalhou por nós. Foi concedida nova vida à causa, e o êxito acompanhou os trabalhos de nossos pregadores.

Foram recebidos pedidos de literatura, e esta mostrou-se ser exatamente o que a causa exigia. O Messenger of Truth logo sucumbiu, e dispersaram-se os espíritos discordantes que por meio dele falavam. Meu marido pôde pagar todas as suas dívidas. A sua tosse cessou, bem como a dor e a sensibilidade dos pulmões e garganta, e ele gradualmente recuperou a saúde, de maneira que podia pregar três vezes aos sábados e aos domingos, com facilidade. Essa maravilhosa obra na restauração de sua saúde, proveio de Deus, e a Ele pertence toda a glória.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>