Serviço Cristão

CAPÍTULO 12

Evangelismo Bíblico

SC - Pag. 141  

Idéia de Origem Celeste

O plano de se darem estudos bíblicos foi uma idéia de origem celeste. Muitos há, tanto homens como mulheres, que se podem empenhar nesse ramo de obra missionária. Podem-se assim desenvolver obreiros que se tornem poderosos homens de Deus. Por este meio a Palavra de Deus tem sido proporcionada a milhares; e os obreiros são postos em contato pessoal com o povo de todas as línguas e nações. A Bíblia é introduzida nas famílias, e suas sagradas verdades encontram guarida na consciência. Os homens são solicitados a ler, examinar e julgar por si mesmos, e devem sentir a responsabilidade de receber ou rejeitar a iluminação divina. Deus não há de permitir que essa preciosa obra em Seu favor fique sem recompensa. Coroará de êxito todo o esforço humilde feito em Seu nome. Obreiros Evangélicos, pág. 192.

Nossa obra nos foi designada por nosso Pai celeste. Cumpre-nos tomar a Bíblia e sair a advertir o mundo. Devemos ser as mãos auxiliadoras de Deus em salvar almas - condutos por onde, dia a dia, o Seu amor flua para os que perecem. Testimonies, vol. 9, pág. 150.

Um Chamado Definido

Muitos serão chamados para o trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos e orando com as pessoas interessadas. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 370.

Muitos obreiros devem desempenhar sua parte trabalhando de casa em casa e dando estudos bíblicos às famílias. Obreiros Evangélicos, pág. 355.

Mulheres consagradas devem-se empenhar na obra bíblica feita de casa em casa. Testimonies, vol. 9, págs. 120 e 121.

Se seguirmos as pegadas de Cristo, haveremos de nos aproximar daqueles que necessitam de nossos serviços. Havemos de explicar-lhes a Bíblia, apresentar-lhes as exigências da lei de Deus, ler as promessas aos hesitantes, despertar os descuidosos, fortalecer os fracos. Obreiros Evangélicos, pág. 336.


SC - Pag. 142  

No incidente ocorrido com Filipe e o etíope, é-nos apresentada a obra para que o Senhor chama o Seu povo. O etíope representa uma numerosa classe que necessita de missionários como Filipe, missionários que hão de ouvir a voz de Deus, e ir aonde Ele os envia. Há no mundo pessoas que lêem as Escrituras, mas não compreendem sua importância. Necessitam-se, pois, homens e mulheres que possuam o conhecimento de Deus para explicar a Palavra a essas almas. Testimonies, vol. 8, págs. 58 e 59.

Entre os membros de nossas igrejas deve haver mais trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos e distribuindo literatura. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 345 e 346.

Que os obreiros vão de casa em casa, abrindo a Bíblia ao povo. Obreiros Evangélicos, pág. 353.

Existem em muitos Estados colônias de agricultores abastados e laboriosos, que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir a verdade para este tempo. Deve-se trabalhar nesses lugares. Que nossos membros leigos empreendam essa parte do serviço. Emprestando ou vendendo livros, distribuindo revistas e dando estudos bíblicos, nossos membros leigos poderão fazer muito em sua vizinhança. Cheios de amor poderão proclamar a mensagem com poder tal que muitos virão a converter-se. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 301.

Cenas Impressionantes

Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 345.

Dois obreiros bíblicos estavam de visita a uma família. Com a Bíblia aberta diante de si, apresentavam o Senhor Jesus Cristo como o Salvador que perdoa os pecados. Orações sinceras eram apresentadas a Deus, e corações eram abrandados e subjugados pela influência do Espírito de Deus. Suas orações eram pronunciadas com vigor e poder. Ao ser explicada a Palavra de Deus, vi que uma luz suave, radiante iluminava as Escrituras, e eu disse, em voz baixa: "Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a Minha casa se encha." Luc. 14:23. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 301 e 302.


SC - Pag. 143  

Muitos há que estão lendo as Escrituras sem compreender-lhes o verdadeiro significado. Em todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o Céu. De almas anelantes de luz, de graça, do Espírito Santo, sobem orações, lágrimas e indagações. Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos. Atos dos Apóstolos, pág. 109.

Preparo Para a Obra

Os seguidores de Jesus não estão satisfazendo o propósito e a vontade de Deus, se se contentam com permanecer ignorantes de Sua Palavra. Todos se devem tornar estudantes da Bíblia. Cristo ordenou a Seus seguidores: "Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Pedro exorta-nos: "Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." I Ped. 3:15. Testimonies, vol. 2, págs. 633 e 634.

Aqueles que se acham verdadeiramente convertidos, têm de tornar-se mais e mais esclarecidos em sua compreensão das Escrituras, a fim de serem capazes de proporcionar palavras de luz e salvação àqueles que se acham em trevas, e perecendo em seus pecados. Testimonies, vol. 9, pág. 121.

Devemos dar a última advertência de Deus aos homens, e qual não deveria ser nosso fervor em estudar a Bíblia, e nosso zelo em espalhar a luz! Que cada alma que recebeu a iluminação divina procure comunicá-la. Que os obreiros vão de casa em casa, abrindo a Bíblia ao povo, disseminando nossa literatura, falando a outros da luz que lhes trouxe bênção a sua própria alma. Obreiros Evangélicos, pág. 353.

Uma obra bem equilibrada melhor pode ser efetuada havendo em funcionamento uma escola de preparo para obreiros bíblicos. Enquanto se realizam as reuniões públicas, deve haver, em ligação com essa escola de preparo ou missão nas cidades, obreiros experientes, de profundo discernimento espiritual, que possam dar aos obreiros bíblicos instrução diária, e que também possam unir-se completamente às conferências públicas que se realizam. Testimonies, vol. 9, pág. 111.


SC - Pag. 144  

O Segredo do Êxito

Ponde sinceridade e fervor em vossas orações e em vossos estudos bíblicos, e em vossa pregação, para que possais deixar a impressão de que as sagradas verdades que apresentais aos outros são para vós uma viva realidade. O que quer que façais por Jesus, procurai com todas as vossas faculdades fazê-lo com fervor. Nunca julgueis ter alcançado o ponto mais elevado, não podendo, portanto, subir mais alto. ... Exercei vossa mente, a fim de que possais apresentar a verdade de modo a interessá-los. Tomai as mais interessantes porções da Escritura que lhes possais apresentar, dirigi-vos logo ao ponto, e procurai prender-lhes a atenção, e instruí-los nos caminhos do Senhor. Review and Herald, 26 de julho de 1887.

Pode-se fazer grande trabalho apresentando ao povo a Bíblia tal como é. Levai a Palavra de Deus à porta de todo homem, insisti em suas positivas declarações diante da consciência de todo homem, repeti a todos o mandamento do Salvador: "Examinai as Escrituras." João 5:39. Admoestai-os a tomar a Bíblia assim como é, a implorar iluminação divina, e então, ao resplandecer a luz, a aceitar destemidamente cada raio precioso, suportando de boa vontade as conseqüências. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 129.

Obra que Dá Prazer

É obra que dá prazer, abrir aos outros as Escrituras. Testimonies, vol. 9, pág. 118.

Abri as Escrituras perante alguém que se ache em trevas, e não vos haveis de queixar de enfado e falta de interesse na causa da verdade. Despertar-se-á em vosso coração uma espécie de ansiedade em torno de outras almas, e ele experimentará alegria em face das evidências de sua própria fé; sabereis que aquele que rega também será regado. Review and Herald, 13 de março de 1888.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>