Vida no Campo

CAPÍTULO 4

Ocupações em Zonas Rurais

VC - Pag. 26  

Terra Para Suprir Nossas Necessidades

Caso a terra seja cultivada, há de, com a bênção de Deus, suprir nossas necessidades. Não nos devemos desanimar por causa de coisas temporais, por causa de aparentes fracassos, nem ficar desalentados pela demora. Cumpre-nos lavrar animosamente o solo, com esperança e gratidão, crendo que a terra contém em seu seio fartos depósitos para o trabalhador fiel iniciar - depósitos mais preciosos do que a prata e o ouro. A escassez que lhe é atribuída é um falso testemunho. Com o cultivo apropriado, inteligente, a terra dará seus tesouros para benefício do homem. As montanhas e os montes estão mudando; a terra está envelhecendo como um vestido; mas a bênção de Deus, que estende uma mesa para Seu povo no deserto, nunca faltará.

Acham-se diante de nós tempos sérios, e grande é a necessidade de famílias saírem das cidades para o campo, a fim de que a verdade seja levada pelos valados, assim como pelos caminhos principais da Terra. Muito depende de fazermos nossos planos segundo a Palavra do Senhor, levando-os a efeito com perseverante energia. Depende mais de consagrada atividade e perseverança do que de inteligência e do saber adquirido nos livros. Todos os talentos e aptidões concedidos aos instrumentos humanos, uma vez que não sejam usados, de pouco valor são.

A volta a métodos mais simples será apreciada pelas


VC - Pag. 27  

crianças e jovens. O trabalho no jardim e no campo será agradável mudança da fatigante rotina das lições abstratas a que nunca se deveria limitar sua mente juvenil. Para a criança nervosa, que acha as lições dos livros exaustivas e difíceis de lembrar, isso será de especial valor. Há saúde e satisfação para ela no estudo da Natureza; e as impressões causadas não se lhe apagarão da memória, pois se acharão associadas a objetos que estão continuamente diante de seus olhos. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 445 .

Com um Pedaço de Terra e uma Casa Confortável

Deve-se fazer com que a terra dê sua força, mas, sem a bênção de Deus, nada poderia ela fazer. No princípio, Deus olhou para tudo quanto Ele tinha feito e declarou que era muito bom. A maldição veio sobre a Terra como conseqüência do pecado, mas será essa maldição multiplicada pelo aumento do pecado? A ignorância está realizando sua obra funesta. Servos indolentes estão aumentando o mal por meio de seus hábitos preguiçosos. Muitos não desejam ganhar o pão com o suor de sua fronte, e recusam cultivar o solo. Mas a terra tem bênçãos ocultas nas suas profundezas para os que têm coragem, vontade e perseverança para lhe ajuntar os tesouros. Os pais e mães que possuem um pedaço de terra e um lar confortável são reis e rainhas.

Muitos agricultores têm falhado em arrancar do solo adequado lucro porque empreendem o trabalho como se ele fosse ocupação degradante; não vêem que há nele uma bênção para si e suas famílias. Tudo que podem discernir é o estigma de servidão. Seus pomares são negligenciados, as colheitas não são guardadas no tempo certo e é feito apenas um trabalho superficial no cultivo do solo. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 327.

Sugerem-se Frutas, Verduras e Aves Domésticas

Nesta vizinhança há um grande pedaço de terra desocupado.


VC - Pag. 28  

Alguns, dentre nosso povo, que estão vivendo na atmosfera envenenada das cidades, poderiam, com proveito, adquirir uns poucos acres dessa terra. Poderiam manter-se plantando frutas e verduras e criando aves domésticas. Alegremente, o Sanatório compraria deles ovos e verduras. Eu gostaria que se iniciasse algum empreendimento assim. Grande bênção adviria aos pais e aos filhos, se deixassem as cidades ímpias e poluídas e fossem para o campo. Carta 63, 1904.

Vida no Campo, Bênção Para o Pobre

Se os pobres agora aglomerados nas cidades encontrassem habitações no campo, poderiam, não somente ganhar a subsistência, mas encontrar a saúde e a felicidade que hoje desconhecem. Trabalho árduo, comida simples, estrita economia, muitas vezes durezas e privações, eis o que seria sua sorte. Mas que bênção lhes seria deixar a cidade com suas propensões para o mal, sua agitação e crime, sua miséria e torpeza, para a quietude, a paz e pureza do campo!

Para muitos dos que residem nas cidades, sem ter um cantinho de relva verde em que pisar, que olham ano após ano para pátios imundos, becos estreitos, paredes e pavimentos de tijolo e céus nublados de poeira e fumo - pudessem eles ser levados a algum distrito agrícola, circundado de verdes campinas, matas, colinas e riachos, os límpidos céus e o ar fresco e puro dos campos, isso lhes pareceria quase um paraíso.

Separados em grande parte do contato do homem e da dependência deles, afastados dos conceitos e costumes corruptores do mundo e de suas agitações, aproximar-se-iam mais do coração da Natureza. A presença de Deus lhes seria mais real. Muitos aprenderiam a lição da confiança nEle. Mediante a natureza, ouvir-Lhe-iam a voz comunicando-lhes Sua paz e Seu amor ao coração; e espírito e alma e corpo corresponderiam ao restaurador e vivificante poder. A Ciência do Bom Viver, págs. 190-192.


VC - Pag. 29  

Indústrias Para as Famílias da Cidade

Para que possam salvar os filhos da ruína, os crentes que agora moram na cidade terão de se mudar para o campo. Deve-se dar atenção ao estabelecimento de indústrias nas quais essas famílias possam arranjar emprego. Os encarregados do trabalho na escola de _________ e na de _________ devem ver o que essas instituições podem fazer para estabelecer essas indústrias, para que as pessoas de nosso povo que desejarem abandonar as cidades possam obter casas modestas sem grande dispêndio de meios, e também possam achar emprego. Tanto em ________ como em ________ há condições favoráveis e animadoras para o desenvolvimento desse plano. Estudai quais são essas condições. Não se pode especificar tudo o que precisa ser feito até que se dê o início. Orai sobre o assunto, e lembrai-vos de que Deus está ao leme, de que Ele está dirigindo o trabalho dos vários empreendimentos. Um lugar em que o trabalho é realizado da maneira certa é uma lição objetiva para os outros lugares. Não deve haver mesquinhez, nem egoísmo, no trabalho feito. Deve este ser colocado em bases simples e judiciosas. Todos devem ser ensinados, não somente a professar crer na verdade como sendo a verdade, mas também a exemplificá-la na vida diária. Carta 25, 1902.

Indústria de Alimento Saudável

Deve estabelecer-se aqui [Avondale] a indústria de alimentos saudáveis. Deve ser esta uma das indústrias ligadas à escola. Deus me mostrou que os pais podem achar trabalho nessa indústria, e mandar seus filhos à escola. Mas tudo o que for feito deve ser feito com a maior simplicidade. Não deve haver extravagância em coisa alguma. É necessário fazer um trabalho bem sólido, porque, a não ser que esse seja feito solidamente, experimentar-se-á, como resultado, o desmazelo. Australian Union Conference Record, 28 de julho de 1899.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>