E Recebereis Poder - Meditação Matinal

CAPÍTULO 4

Abril

RP - Pag. 102  

Iluminados Pelo Espírito

Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos. Efés. 1:18.

O apóstolo Paulo suplicou a Deus: "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder." Efés. 1:17-19. A mente, porém, primeiro tem de tornar-se adaptável à natureza da verdade a ser investigada. Os olhos do entendimento precisam ser iluminados, e o coração e a mente postos em harmonia com Deus, que é a verdade.

Aquele que contempla a Jesus com o olhar da fé não vê nenhuma glória em si mesmo; pois a glória do Redentor é refletida na mente e no coração. É compreendida a expiação pelo Seu sangue, e a remoção do pecado enche-lhe o coração de gratidão. Sendo justificado por Cristo, o recebedor da verdade é impelido a fazer uma entrega completa a Deus, e é admitido na escola de Cristo, para que possa aprender dAquele que é manso e humilde de coração. O conhecimento do amor de Deus é derramado em seu coração. Ele exclama: "Oh! que amor! Que condescendência!" Apegando-se às ricas promessas da fé, ele torna-se participante da natureza divina. Sendo o seu coração esvaziado do próprio eu, as águas da vida fluem para dentro dele, e a glória do Senhor resplandece. Olhando constantemente para Jesus, o humano é assimilado pelo divino. O crente é transformado à Sua semelhança.

O caráter humano é mudado para o que é divino. É o olhar celestial que discerne esta glória. Ela é velada, envolta em mistério, até que o Espírito Santo comunica este discernimento à alma. Review and Herald, 18 de fevereiro de 1896.


RP - Pag. 103  

O Espírito é Essencial Para Compreender a Verdade

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. I Cor. 2:10.

Há uma grande obra a ser feita para este tempo, e não compreendemos a metade do que o Senhor está disposto a fazer para Seu povo. Falamos sobre a mensagem do primeiro anjo e sobre a mensagem do segundo anjo, e pensamos que temos alguma compreensão da mensagem do terceiro anjo; mas não devemos estar satisfeitos com o nosso conhecimento atual. Nossas petições, mescladas com fé e contrição, devem ascender a Deus, para compreensão dos mistérios que Ele quer tornar conhecidos a Seus santos. Devemos ter a percepção de que, a menos que sejamos ensinados pelo Espírito Santo, não entenderemos corretamente a Bíblia; pois ela é um livro selado até para os eruditos, que são sábios aos seus próprios olhos.

Jesus queria dizer exatamente o que disse quando recomendou que Seus discípulos examinassem as Escrituras. Examinar significa comparar uma passagem com outras, e coisas espirituais com espirituais. Não devemos contentar-nos com um conhecimento superficial. Cumpre-nos buscar o tesouro escondido sob a superfície, assim como o mercador procura boas pérolas. Luz, grande luz, será a recompensa do diligente pesquisador da verdade.

Muitos há que não exigem esforço de suas faculdades mentais e que não têm experiência em aplicar ao máximo sua capacidade para descobrir o que é verdade. Não é possível que o Espírito Santo desça sobre vós se não sentirdes vossa necessidade e estiverdes mais desejosos de Sua descida do que estais agora. Deveis compreender que estais vivendo no próprio limiar do mundo eterno, que Cristo virá muito em breve, e que todo o Céu está interessado na obra em andamento, com vistas a preparar um povo para Sua vinda.Se já houve um povo que necessitasse atender ao conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia, para que seja zeloso e se arrependa perante Deus, é o povo diante do qual foram expostas as estupendas verdades para este tempo e que não tem vivido à altura de seus elevados privilégios e responsabilidades. Temos perdido muita coisa por não viver de acordo com a luz das solenes verdades em que professamos crer. Review and Herald, 4 de junho de 1889.


RP - Pag. 104  

Maneiras Pelas Quais o Espírito nos Guia

As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. João 10:27.

Jesus espera que todos os que afirmam ser Seus soldados prestem serviço a Ele. Espera que reconheçais o inimigo e resistais a ele, não o convidando a gozar de vossa confiança e traindo assim um depósito sagrado. O Senhor vos colocou numa posição em que podeis ser elevados e enobrecidos, e estar constantemente obtendo aptidão para o Seu trabalho. Se não obtiverdes essas qualificações, a culpa será vossa.

Há três maneiras pelas quais o Senhor nos revela Sua vontade, para nos guiar e para habilitar-nos a guiar a outros. Como podemos distinguir Sua voz da de um estranho? Como havemos de distingui-la da voz de um falso pastor? Deus nos manifesta Sua vontade na Sua Palavra, as Escrituras Sagradas. Sua voz revela-se também em Suas atuações providenciais; e nós a reconheceremos, se dEle não separarmos a alma, andando em nossos próprios caminhos, agindo segundo nossa vontade, e seguindo os impulsos de um coração não santificado, até que o senso se torna tão confuso que as coisas eternas deixam de ser discernidas, e a voz de Satanás é tão disfarçada que se aceita como a voz de Deus.

Outro modo pelo qual se ouve a voz do Senhor, é mediante os apelos de Seu Santo Espírito, produzindo no coração impressões que se desenvolverão no caráter. Se estais em dúvida quanto a qualquer ponto, consultai primeiro as Escrituras. Se realmente começastes a vida da fé, tendes-vos entregado ao Senhor, para ser inteiramente Seus, e Ele vos tem aceitado para vos moldar e afeiçoar segundo o Seu desígnio, para que sejais um vaso para honra. Deveis sentir sincero desejo de ser maleáveis em Suas mãos, seguindo aonde quer que Ele vos dirija. Estais então confiando nEle para que realize Seus desígnios, ao mesmo tempo que com Ele cooperais, desenvolvendo a vossa salvação com temor e tremor. Você, meu irmão, encontrará dificuldade aqui, porque ainda não aprendeu, por experiência pessoal, a reconhecer a voz do Bom Pastor, e isso o deixa em dúvida e perigo. Precisa ser capaz de distinguir-Lhe a voz. Testimonies, vol. 5, págs. 511 e 512.


RP - Pag. 105  

Indo à Fonte de Luz

A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. Sal. 119:130.

Acontece, às vezes, haver homens de capacidade intelectual, desenvolvida pela educação e cultura, os quais não chegam a compreender certas passagens da Escritura, enquanto outros, que não têm instrução, cujo entendimento parece débil e a mente não disciplinada, compreendem sua significação, achando força e consolo naquilo que os primeiros declaram ser misterioso, ou passam por alto como se não tivesse importância. Por que é isso? Foi-me explicado que a última classe não confia em seu próprio entendimento. Vão à Fonte da luz, Àquele que inspirou as Escrituras e, com humildade de coração, pedem a Deus sabedoria e a recebem. Há minas de verdade ainda por descobrir por parte do fervoroso pesquisador.

Cristo representou a verdade como sendo um tesouro escondido em um campo. Não está logo na superfície; para encontrá-lo é preciso cavar. Mas o nosso êxito em encontrá-lo não depende tanto de nossa capacidade intelectual como de nossa humildade de coração, e da fé que se apropria da ajuda divina.

Sem a guia do Espírito Santo estaremos continuamente sujeitos a torcer as Escrituras ou a interpretá-las erradamente. Há muita leitura da Bíblia que é sem proveito, e em muitos casos positivo mal. Quando a Palavra de Deus é aberta sem reverência e sem oração; quando os pensamentos e afeições não se fixam em Deus ou não estão em harmonia com a Sua vontade, o espírito se envolve em dúvida; e no próprio estudo da Bíblia se fortalece o ceticismo. O inimigo toma conta dos pensamentos, e sugere interpretações incorretas.

Sempre que os homens não estejam buscando, na palavra e nos atos, estar em harmonia com Deus, então, por mais eruditos que sejam, estão sujeitos a errar em sua maneira de entender a Escritura, e não é seguro confiar em suas explanações. Quando buscamos verdadeiramente fazer a vontade de Deus, o Espírito Santo toma os preceitos de Sua Palavra e torna-os os princípios da vida, escrevendo-os nas tábuas da alma. E são só os que seguem a luz que já lhes foi dada, que podem esperar receber maior iluminação do Espírito. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 309 e 310.


RP - Pag. 106  

Desenvolvendo Discernimento Espiritual

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. I Cor. 2:14.

As jóias da verdade acham-se espalhadas sobre o terreno da revelação; mas têm sido soterradas sob as tradições humanas, sob os dizeres e mandamentos de homens, e a sabedoria do Céu tem sido virtualmente passada por alto; pois Satanás tem sido bem-sucedido em fazer com que o mundo creia que as palavras e realizações humanas são de grande importância. O Senhor Deus, o Criador do Universo, deu o evangelho ao mundo a um preço infinito. Por meio deste agente divino, agradáveis e revigorantes caudais de conforto celestial e consolo permanente têm sido abertos para aqueles que se aproximam da fonte da vida. Ainda há veios de verdade a serem descobertos; mas as coisas espirituais se discernem espiritualmente.

As mentes obscurecidas pelo mal não podem apreciar o valor da verdade como é em Jesus. Quando se acaricia a iniqüidade, os homens não sentem a necessidade de fazer esforços diligentes, com oração e reflexão, para compreender o que devem saber, ou perder o Céu. Têm estado há tanto tempo sob a sombra do inimigo, que encaram a verdade como se vêem os objetos através de um vidro enfumaçado e defeituoso; pois todas as coisas são escuras e pervertidas a seus olhos. Sua visão espiritual é débil e indigna de confiança, porque olham para as sombras e se afastam da luz.

Os que professam crer em Jesus, sempre devem, porém, acercar-se da luz. Cumpre-lhes orar diariamente para que a luz do Espírito Santo incida sobre as páginas do Sagrado Livro, a fim de que sejam habilitados a compreender as coisas do Espírito de Deus. Devemos ter implícita confiança na Palavra de Deus, pois do contrário estaremos perdidos. As palavras dos homens, por mais importantes que sejam, não podem tornar-nos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra.

"Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade." II Tess. 2:13. Neste versículo são revelados os dois instrumentos na salvação do homem: a influência divina e a forte e viva fé dos que seguem a Cristo. É mediante a santificação do Espírito e a crença da verdade que nos tornamos cooperadores de Deus. Review and Herald, 1º de dezembro de 1891.


RP - Pag. 107  

Procurando Tesouros

O reino dos Céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Mat. 13:44.

Em nosso tempo, a igreja tem, em grande parte, se contentado com as verdades superficiais da revelação, tornadas tão claras e fáceis de ser compreendidas, que muitos têm pensado que elas proviam tudo que era essencial, e estão satisfeitos em aceitá-las. Mas o Espírito Santo, influindo na mente, não permitirá que ela permaneça em ociosidade. Ele desperta intenso desejo pela verdade não corrompida com o erro e falsas doutrinas. Verdades celestiais recompensarão o pesquisador diligente. A mente que de fato está desejosa de conhecer o que é verdade não pode estar satisfeita na indolência.

O reino dos Céus é comparado "a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo". Ele o compra para que possa trabalhá-lo, lavrar cada uma de suas partes e tomar posse de seus tesouros. Compete ao Espírito Santo dirigir esta procura e recompensá-la. Enquanto escava o campo, o pesquisador encontra veios do precioso minério de que procura calcular o valor, e aprofunda a escavação, para encontrar tesouros ainda mais valiosos. Assim se descobrem muitos ricos filões. Os campos auríferos da Terra não se acham tão entremeados de veios do precioso minério como o campo da revelação de filões que apresentam as insondáveis riquezas de Cristo.

O Senhor deseja que cada um de Seus filhos que crêem seja rico na fé; e este é o fruto da atuação do Espírito Santo no coração. Do coração o Espírito opera para o exterior, desenvolvendo um caráter que Deus possa aprovar. Que vasto campo dos tesouros da verdade Cristo acrescentou ao domínio da fé, para que fosse apropriado por Seus discípulos! Necessitamos de maior fé se queremos ter melhor conhecimento da Palavra. O maior empecilho para recebermos a iluminação divina é não confiarmos na eficiência do Espírito Santo. Ellen G. White 1888 Materials, págs. 1.537 e 1.538.


RP - Pag. 108  

Buscando a Verdade

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. João 5:39.

Cristo veio na forma humana para viver a lei de Deus. Ele era a Palavra da vida. Veio para ser o evangelho de salvação para o mundo e para cumprir todo requisito da lei. Jesus é a palavra, o guia que deve ser recebido e obedecido em todos os pormenores. Quão necessário é que esta mina da verdade seja explorada, e descobertos e assegurados os preciosos tesouros da verdade, como ricas jóias! A encarnação de Cristo, Sua divindade, Seu sacrifício expiatório, Sua maravilhosa vida no Céu como nosso Advogado, a operação do Espírito Santo - todos estes vivos e vitais assuntos do cristianismo são revelados desde o Gênesis até o Apocalipse. Os áureos elos da verdade formam uma corrente de verdade evangélica, e o primeiro e mais importante se encontra nos grandes ensinos de Cristo Jesus. Por que, então, não se há de engrandecer e exaltar as Escrituras em cada escola de nossa pátria? Quão poucas crianças são ensinadas a estudar a Bíblia como a Palavra de Deus e a alimentar-se de suas verdades, que são a carne e o sangue do Filho de Deus!

"Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o Seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue [isto é, continua a receber as palavras de Cristo e as pratica] tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha carne é verdadeira comida, e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue, permanece em Mim e Eu nele." "E aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado."

"Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o Seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue [isto é, continua a receber as palavras de Cristo e as pratica] tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha carne é verdadeira comida, e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue, permanece em Mim e Eu nele." João 6:53-56. "E aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado." I João 3:24.

É necessário que toda família faça da Bíblia seu Livro de estudo. Os dizeres de Cristo são ouro puro, isento de toda partícula de escória, a não ser que os homens, com seu entendimento humano, procurem colocá-la ali e fazer com que a mentira pareça ser uma parte da verdade. Aos que receberam a falsa interpretação da Palavra, quando examinam as Escrituras com o decidido esforço de obter a própria essência da verdade nelas contida, o Espírito Santo abre os olhos de seu entendimento, e as verdades da Palavra lhes são como uma nova revelação. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 385 e 386.


RP - Pag. 109  

Conhecendo o que é Desconhecido

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. I Cor. 2:11.

Revelação não é a criação ou invenção de alguma coisa nova, mas a manifestação daquilo que, até ser revelado, era desconhecido aos seres humanos. As grandes e eternas verdades contidas no evangelho são reveladas mediante diligente investigação e humilhando-nos a nós mesmos diante de Deus. O Mestre divino dirige a mente do humilde pesquisador da verdade; e por meio da orientação do Espírito Santo, são-lhe reveladas as verdades da Palavra. E não pode haver mais seguro e eficiente meio de conhecimento do que ser assim guiado. A promessa do Salvador foi: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade." João 16:13. É mediante a concessão do Espírito Santo que somos levados a compreender a Palavra de Deus.

O salmista escreveu: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra. De todo o coração Te busquei; não me deixes fugir aos Teus mandamentos. ... Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei." Sal. 119:9, 10 e 18.

Somos admoestados a procurar a verdade como a um tesouro escondido. O Senhor abre o entendimento do verdadeiro pesquisador da verdade; e o Espírito Santo o habilita a compreender as verdades da revelação. Era a isto que se referia o salmista quando pediu que seus olhos fossem abertos para que contemplasse as maravilhas da lei. Quando a alma suspira pelas excelências de Jesus Cristo, a mente é habilitada a captar as glórias do mundo melhor. Só com a ajuda do Mestre divino podemos compreender as verdades da Palavra de Deus. Na escola de Cristo aprendemos a ser mansos e humildes, porque nos é dada uma compreensão dos mistérios da piedade.

Aquele que inspirou a Palavra foi o verdadeiro expositor da Palavra. Cristo ilustrava Seus ensinos chamando a atenção de Seus ouvintes para as leis simples do mundo natural e para os objetos familiares que eles viam e manuseavam diariamente. Assim Ele lhes dirigia a mente do natural para o espiritual. Sabbath School Worker, 1º de dezembro de 1909.


RP - Pag. 110  

Cavando Mais Fundo na Mina

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11.

É apropriado e correto ler a Bíblia; mas o vosso dever não termina aí; pois deveis examinar as suas páginas por vós mesmos. O conhecimento de Deus não é obtido sem esforço mental, sem oração por sabedoria a fim de poderdes separar o genuíno grão da verdade da palha com que os homens e Satanás têm deturpado as doutrinas verdadeiras. Satanás e sua confederação de agentes humanos têm procurado misturar a palha do erro com o trigo da verdade. Devemos buscar diligentemente o tesouro escondido e pedir sabedoria do Céu para separar as invenções humanas das ordens divinas. O Espírito Santo auxiliará o que procura grandes e preciosas verdades relacionadas com o plano da redenção.

Quisera impressionar a todos com o fato de que a leitura casual das Escrituras não é o suficiente. Precisamos examiná-las, e isto significa fazer tudo o que é abrangido por essa palavra. Assim como o mineiro explora ansiosamente a terra para descobrir os veios de ouro, deveis examinar a Palavra de Deus em busca do tesouro escondido que Satanás há tanto tempo tem procurado ocultar aos homens. O Senhor diz: "Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina." João 7:17.

A Palavra de Deus é verdade e luz, e deve ser uma lâmpada para os vossos pés, a fim de guiar todos os vossos passos no caminho para as portas da cidade de Deus. É por esta razão que Satanás tem feito tão desesperados esforços para obstruir a vereda preparada para que nela andem os resgatados do Senhor. Não deveis levar vossas idéias para a Bíblia e fazer de vossas opiniões o centro em torno do qual gire a verdade. Deveis pôr de lado as vossas idéias no começo da investigação, e com coração humilde e submisso, com o próprio eu escondido em Cristo, com fervorosa oração, buscar sabedoria de Deus. Deveis sentir que precisais conhecer a revelada vontade de Deus, porque isto diz respeito a vosso bem-estar pessoal e eterno. A Bíblia é o roteiro pelo qual podeis conhecer o caminho para a vida eterna. Acima de tudo deveis desejar conhecer a vontade e os caminhos do Senhor. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 307 e 308.


RP - Pag. 111  

Com Coração Humilde

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. Isa. 57:15.

Todos os que se dirigirem à Palavra de Deus em busca de orientação, com espírito humilde e indagador, decididos a conhecer as condições da salvação, compreenderão o que dizem as Escrituras. Mas os que trazem para a investigação da Palavra um espírito que ela não aprova, tirarão da pesquisa um espírito que ela não comunicou. O Senhor não falará à mente que é indiferente. Ele não desperdiça Sua instrução com alguém que voluntariamente é irreverente ou corrupto. Mas o tentador instrui a todas as mentes que se rendem às suas sugestões e estão dispostas a invalidar a santa lei de Deus.

Precisamos humilhar o coração e examinar a Palavra da Vida com sinceridade e reverência; pois só a mente que é humilde e contrita pode ver a luz. O coração, o espírito e a alma têm de ser preparados para receber a luz. Deve haver silêncio na alma. Os pensamentos precisam ser levados cativos a Jesus Cristo. O jactancioso conhecimento pessoal e a auto-suficiência precisam estar sob reprovação em presença da Palavra de Deus.

O Senhor fala ao coração que se humilha diante dEle. Junto ao altar da oração, ao ser o trono da graça tocado pela fé, recebemos da mão de Deus a tocha celestial que ilumina a nossa escuridão e nos convence de nossa necessidade espiritual. O Espírito Santo toma as coisas de Deus e as revela àquele que sinceramente procura o tesouro celestial. Se nos submetemos a Sua orientação, Ele nos guia a toda a luz. Contemplando a glória de Cristo somos transformados à Sua imagem. Temos aquela fé que atua pelo amor e purifica a alma. Nosso coração é renovado e somos levados a obedecer a Deus em todas as coisas. Review and Herald, 15 de dezembro de 1896.


RP - Pag. 112  

Com Disposição Suscetível ao Ensino

Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas. Jer. 6:16.

Depois de pedir ao Senhor conhecimento de Sua vontade, sabedoria celestial, luz do Espírito Santo, o suplicante examinará as Escrituras e verificará que as passagens que eram obscuras ao seu entendimento repentinamente se tornaram claras, e ele compreende seu dever como nunca antes. Jesus disse: "O Meu ensino não é Meu, e sim dAquele que Me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se Eu falo por Mim mesmo." João 7:16 e 17.

O conhecimento da verdade divina é prometido aos que querem obedecer à luz e à verdade que lhes foram dadas. A entrada pela porta estreita não depende da posse de erudição ou riquezas, mas da posse de um espírito suscetível ao ensino. Aquele que aprecia o primeiro raio da luz celestial e dele se apropria, e anda nele, colocando suas ações em harmonia com esse raio de luz, e sendo santificado por seu intermédio, receberá mais luz ainda. Compreenderá que o evangelho é o plano de salvação. ...

Quem tem coração obediente, que está disposto a fazer a vontade de Deus, não somente receberá prazerosamente a verdade, mas procurará diligentemente a verdade como a um tesouro escondido. Aproximar-se-á das Escrituras com espírito humilde e dócil, buscando compreender como pode andar na luz, e dizendo: "Senhor, que queres que faça?" Atos 9:6. Está disposto a sacrificar toda e qualquer coisa, se preciso for, para poder estar em harmonia com a vontade de Deus.

Nem sempre é fácil prestar obediência à vontade de Deus. Entrar pela porta estreita e andar no caminho apertado que conduz à vida eterna requer firmeza de propósito, pois de todo lado há vozes convidando a alma para atalhos e caminhos proibidos. Os que amam a riqueza, a honra e a posição elevada não entrarão pela porta estreita, a menos que se desfaçam de seus ídolos. Não há espaço para entrar pela porta estreita levando consigo as coisas deste mundo.

Quem quer entrar pela porta estreita precisa fazer uma consagração completa de si mesmo a Deus. Jesus declara: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24. Review and Herald, 28 de março de 1912.


RP - Pag. 113  

Com Vasos Vazios

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. II Cor. 4:7.

Tem-se perguntado: Que espécie de vasos são usados pelo Espírito? O que diz Cristo? "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Que espécie de vasos são adequados para o uso do Mestre? Vasos vazios. Quando esvaziamos a alma de toda contaminação, estamos prontos para o uso.

Fomos esvaziados do próprio eu? Fomos curados do planejamento egoísta? Oh, se houvesse menos preocupação com o próprio eu! Oxalá o Senhor purifique Seu povo, professores e igrejas! Ele deu uma norma para orientação de todos, e disto não pode haver descuidado afastamento. Mas houve, e ainda há, um desvio de retos princípios. Até quando existirá tal estado de coisas? Como poderá o Mestre usar-nos como vasos para o serviço sagrado enquanto não nos esvaziarmos a nós mesmos e dermos lugar à atuação de Seu Espírito?

Deus convida Seu povo a revelá-Lo. O mundo há de manifestar princípios de integridade que a igreja não mantém? A ambição egoísta primeiro será manifestada pelos seguidores de Cristo? Os princípios acalentados por eles não hão de ser colocados sobre o verdadeiro fundamento, que é Cristo Jesus? Que material colocaremos sobre este fundamento, para que não haja mais antagonismo, mas união na igreja? Traremos madeira, feno, palha? Ou será que, em vez disso, traremos o material mais precioso - ouro, prata e pedras preciosas? Não faremos nítida distinção entre a palha e o trigo? Não compreenderemos que precisamos receber o Espírito Santo em nosso coração, para que modele e afeiçoe a vida?

Estamos vivendo em tempos perigosos. No temor de Deus, declaro que a verdadeira exposição das Escrituras é necessária para o correto desenvolvimento moral de nosso caráter. Quando a mente e o coração são trabalhados pelo Espírito, quando o próprio eu está morto, a verdade é suscetível de constante expansão e novo desdobramento. Quando a verdade moldar o nosso caráter, ver-se-á que é realmente a verdade. Review and Herald, 28 de fevereiro de 1899.


RP - Pag. 114  

Com Espírito de Oração

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei. Sal. 119:18.

Muitas porções das Escrituras que homens doutos declaram ser mistério, ou que não consideram como tendo importância, estão repletas de conforto e instrução para aquele que aprender na escola de Cristo. Um dos motivos por que muitos teólogos não têm compreensão mais clara da Palavra de Deus é o cerrarem os olhos às verdades que não desejam praticar. O compreender a verdade bíblica não depende tanto do vigor do intelecto aplicado à pesquisa como da singeleza de propósito, do fervoroso anelo pela justiça.

Nunca se deve estudar a Bíblia sem oração. Somente o Espírito Santo nos pode fazer compreender a importância das coisas fáceis de se perceberem, ou impedir-nos de torcer verdades difíceis de serem entendidas. É o mister dos anjos celestiais preparar o coração para de tal maneira compreender a Palavra de Deus que fiquemos encantados com sua beleza, admoestados por suas advertências, ou animados e fortalecidos por suas promessas. Façamos nossa a petição do salmista: "Desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da Tua lei." Sal. 119:18.

As tentações muitas vezes parecem irresistíveis porque, pela negligência da oração e estudo da Bíblia, o que é tentado não pode facilmente lembrar-se das promessas de Deus e enfrentar Satanás com as armas das Escrituras. Anjos, porém, acham-se em redor dos que estão desejosos de serem ensinados nas coisas divinas; e no tempo de grande necessidade lhes trarão à lembrança as mesmas verdades de que necessitam. Assim, "vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira". Isa. 59:19.

Jesus prometeu a Seus discípulos: "Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26. Mas os ensinos de Cristo devem previamente ser armazenados na memória, a fim de que o Espírito de Deus no-los traga à lembrança no tempo de perigo. "Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti", disse Davi. Sal. 119:11. O Grande Conflito, págs. 599 e 600.


RP - Pag. 115  

Confiando em Sua Iluminação

Dá-me entendimento, e guardarei a Tua lei; de todo o coração a cumprirei. Sal. 119:34.

Por toda parte do campo da revelação acham-se espalhadas agradáveis fontes de verdade, paz e alegria celestiais. Estes mananciais de alegria estão ao alcance de todo pesquisador. As palavras da Inspiração, ponderadas no coração, serão como correntes vivas que fluem do rio da água da vida. Nosso Salvador orou para que a mente de Seus seguidores fosse aberta para compreenderem as Escrituras. Sempre que estudamos a Bíblia com coração devoto, o Espírito Santo está perto para revelar-nos o significado das palavras que lemos. Aquele cuja mente é esclarecida pela revelação da Palavra de Deus ao seu entendimento não somente sentirá que tem de procurar compreender essa Palavra com mais diligência, mas também que precisa ter melhor compreensão das ciências. Sentirá que é chamado para uma alta vocação em Cristo Jesus.

Quanto mais intimamente a pessoa estiver ligada com a Fonte de todo conhecimento e sabedoria, tanto mais ela sentirá que precisa avançar nas consecuções intelectuais e espirituais. A revelação da Palavra de Deus é sempre acompanhada de notável abertura e fortalecimento das faculdades humanas; pois a revelação das Suas palavras esclarece. Pela consideração de grandes verdades, a mente é elevada e as afeições são purificadas e aprimoradas; pois o Espírito de Deus, mediante a verdade de Deus, vivifica as faculdades espirituais sem vida e atrai a alma para o Céu.

Tomai, portanto, vossa Bíblia e apresentai-vos perante o vosso Pai celestial, dizendo: "Esclarece-me; ensina-me o que é verdade." O Senhor atenderá vossa oração e o Espírito Santo gravará a verdade em vosso coração. Examinando as Escrituras por vós mesmos, sereis fortalecidos na fé. É da maior importância que examineis constantemente as Escrituras, abastecendo a mente com as verdades de Deus. Talvez sejais separados do companheirismo dos cristãos e colocados onde não tenhais o privilégio de reunir-vos com os filhos de Deus. Precisais guardar os tesouros da Palavra de Deus em vosso coração, para que, ao sobrevir a oposição, possais submeter tudo à prova das Escrituras. Bible Echo, 15 de outubro de 1892.


RP - Pag. 116  

Crendo em Sua Orientação

Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória. I Cor. 2:5-7.

Sois aceitos no Amado. Tenho tido o mais ardente desejo de que aperfeiçoeis um caráter cristão, não em vossa própria força, mas no poder, na virtude, e na justiça de Cristo. A dádiva do Espírito Santo foi o maior dom que Deus podia conceder ao homem finito. Isto é franqueado a todos, e nessa dádiva não poderia haver computações; essa dotação assinalou especialmente a entronização do Filho unigênito de Deus em Seu reino mediador. Nessa dádiva do Consolador, o Senhor Deus do Céu demonstra ao homem a perfeita reconciliação que Ele efetuou entre Si mesmo e os seres humanos. "Temos [essa esperança]", diz o apóstolo, "por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós." Heb. 6:19 e 20.

Deus não disse que daria o Espírito Santo aos que O pedissem a Ele? E este Espírito não é um Guia real, verdadeiro e atual? Parece que alguns homens têm receio de aceitar o que Deus afirma, como se isto fosse presunção de sua parte. Oram para que o Senhor nos ensine, e, no entanto, temem acreditar na empenhada palavra de Deus e crer que temos sido ensinados por Ele. Contanto que nos dirijamos a nosso Pai celestial humildemente e com um espírito suscetível de ser ensinado, dispostos e ansiosos por aprender, por que havemos de duvidar de que Deus cumpra Sua promessa? Nem por um momento deveis duvidar dEle, desonrando-O assim.

Quando buscastes conhecer-Lhe a vontade, a parte que vos cabe no trato com Deus, é crer que haveis de ser conduzidos, guiados e abençoados no cumprimento de Sua vontade. Talvez duvidemos de nós mesmos, temendo interpretar mal os Seus ensinos, mas tornai até isto um assunto de oração e confiai nEle, sim, confiai nEle ao máximo, para que o Seu Espírito Santo vos leve a interpretar corretamente Seus planos e a atuação de Sua providência. Manuscript Releases, vol. 6, págs. 223 e 224.


RP - Pag. 117  

Meditando na Palavra de Deus

Quanto amo a Tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Sal. 119:97.

Os homens não necessitam da pálida luz de tradições e costumes para tornar compreensíveis as Escrituras. Isto é exatamente tão sensato como supor que o Sol, brilhando nos céus ao meio-dia, precisasse das tênues luzes da Terra para aumentar-lhe o fulgor. Na Bíblia todo dever é tornado claro, toda lição é compreensível. O dom de Cristo e a iluminação do Espírito Santo nos revelam o Pai. A Palavra pode tornar homens, mulheres e jovens sábios para a salvação.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." II Tim. 3:16 e 17.

Nenhum outro livro é tão poderoso para elevar os pensamentos e dar vigor às faculdades, como as amplas e enobrecedoras verdades da Bíblia. Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, os homens possuiriam uma amplitude mental, uma nobreza de caráter e uma estabilidade de propósito que raramente se vêem neste tempo.

Bem pouco benefício se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Pode-se ler a Bíblia inteira e, no entanto, deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem estudada até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista um propósito definido e sem adquirir uma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais a andar pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, retendo-a assim.

Nunca deve a Bíblia ser estudada sem oração. Antes de abrir suas páginas, devemos pedir a iluminação do Espírito Santo, e será dada. Quando Natanael veio a Jesus, o Salvador exclamou: "Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!" João 1:47. Natanael volveu: "Donde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes de Filipe te chamar, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira." João 1:48. E Jesus nos verá também nos lugares secretos de oração, se dEle buscarmos a luz para saber que é a verdade. Anjos do mundo da luz assistirão àqueles que, em humildade de coração, buscarem a guia divina. Atlantic Union Gleaner, 9 de junho de 1909.


RP - Pag. 118  

Alegrando-se na Palavra

Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos. Jer. 15:16.

Há constante necessidade de paciência, delicadeza, abnegação e altruísmo na prática da religião da Bíblia. Mas se a Palavra de Deus é feita um princípio permanente em nossa vida, tudo que tivermos de fazer, cada palavra, cada ato, mesmo que trivial, revelará que somos sujeitos a Jesus Cristo, que até nossos pensamentos foram levados cativos a Ele. Se a Palavra de Deus é recebida no coração, esvaziará a alma da auto-suficiência e presunção. Nossa vida será um poder para o bem, porque o Espírito Santo nos encherá a mente com as coisas de Deus. A religião de Cristo será praticada por nós; pois nossa vontade está em perfeita conformidade com a vontade de Deus.

Alguns que professam ter a verdadeira religião lamentavelmente negligenciam o Livro-guia dado por Deus para orientar no caminho do Céu. Eles podem ler a Bíblia, mas a mera leitura da Palavra de Deus, como se lessem palavras escritas pela pena humana, dará apenas um conhecimento superficial. Falar da verdade não santificará os recebedores. Eles podem pretender estar trabalhando para Deus, quando, estivesse Cristo entre eles, Sua voz seria ouvida, dizendo: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." Mat. 22:29. Tais pessoas não podem conhecer o que significa a religião verdadeira.

"As palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida", disse Cristo. João 6:63. Jeremias dá testemunho da Palavra de Deus, dizendo: "Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração." Há cura divina na Palavra de Deus, que os pretensos sábios e prudentes não podem experimentar, mas é revelada a criancinhas. "A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Sal. 119:130. Se for entesourada no coração, essa Palavra torna-se o depósito da mente, de que tiramos coisas novas e coisas velhas. Não temos mais prazer em pensar nas coisas comuns da Terra, mas dizemos: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz, para os meus caminhos." Sal. 119:105. Review and Herald, 4 de maio de 1897.


RP - Pag. 119  

Santificados por Meio da Palavra

Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade. João 17:17.

A essência do pedido de Jesus era que os que criam nEle fossem guardados do mal do mundo e santificados por meio da verdade. Ele não nos deixa entregues a vagas conjeturas acerca do que é a verdade, mas acrescenta: "a Tua Palavra é a verdade". A Palavra de Deus é o meio pelo qual deve ser realizada a nossa santificação. É da maior importância, portanto, que nos familiarizemos com as sagradas instruções da Bíblia. É tão necessário que compreendamos as palavras da vida como os primeiros discípulos tiveram necessidade de serem informados a respeito do plano da salvação.

Seremos inescusáveis se, por nossa própria negligência, desconhecemos as reivindicações da Palavra de Deus. O Senhor nos deu Sua Palavra, a revelação de Sua vontade, e prometeu o Espírito Santo aos que Lho pedirem, para guiá-los a toda a verdade; e toda alma que sinceramente deseje fazer a vontade de Deus conhecerá a respeito da doutrina.

O mundo está repleto de ensinos falsos; e se não examinarmos resolutamente as Escrituras por nós mesmos, aceitaremos os erros do mundo como se fossem verdade, adotaremos os seus costumes e enganaremos nosso coração. As doutrinas e os costumes do mundo divergem da verdade de Deus. Os que procuram volver-se do serviço do mundo para o serviço de Deus necessitarão do auxílio divino. Terão de voltar o rosto firmemente para Sião. Sentirão a oposição do mundo, da carne e do diabo, e terão de contrapor-se ao espírito e às influências do mundo.

Desde o tempo em que o Filho de Deus enfrentou os arrogantes preconceitos e a incredulidade dos homens, não tem havido alteração na atitude do mundo para com a religião de Jesus. Os servos de Cristo terão de enfrentar o mesmo espírito de oposição e acusação, sendo obrigados a sair "fora do arraial, levando o Seu vitupério". Heb. 13:13.

A missão de Jesus foi demonstrada por milagres convincentes. Sua doutrina maravilhava as pessoas. Ela não consistia do palavreado contraditório dos escribas, cheio de misticismo, sobrecarregado de formas absurdas e exigências destituídas de significado; era, porém, um sistema de verdade que satisfazia as necessidades do coração. Seus ensinos eram simples, claros e abrangentes. As verdades práticas que proferia tinham um poder convincente, e prendiam a atenção do povo. Review and Herald, 7 de fevereiro de 1888.


RP - Pag. 120  

Guiados Por Meio do Testemunho Escrito

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Isa. 8:20.

O Espírito Santo sempre conduz à Palavra escrita e chama a atenção para o grande padrão moral de justiça. Ser honrado por Deus, tendo assim o privilégio de dar testemunho da verdade, é algo maravilhoso. Cristo disse a Seus discípulos pouco antes de ascender ao Céu e as nuvens de anjos O receberem fora do alcance da vista deles: "Sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra." Atos 1:8. Eles foram habilitados pela dotação celestial do Espírito Santo a testemunhar de Cristo.

Desejo impressionar-vos com o fato de que aqueles que têm a Jesus habitando no coração pela fé receberam realmente o Espírito Santo. Todo indivíduo que recebe a Jesus como seu Salvador pessoal, tão certamente recebe também o Espírito Santo para ser seu Conselheiro, Santificador, Guia e Testemunha. Quanto mais próximo o crente anda com Deus, mais claro é o seu testemunho, e, como resultado seguro, mais poderosa será a influência de seu testemunho do amor de um Salvador sobre os outros; mais ele evidenciará que preza a Palavra de Deus. É sua comida, sua bebida, para satisfazer a alma sedenta. Ele preza o privilégio de aprender a vontade de Deus a partir de Sua Palavra.

Algumas almas que afirmam ser crentes têm desprezado a Palavra de Deus e dela se desviado. Têm negligenciado a Bíblia, o maravilhoso Livro-guia, o verdadeiro avaliador de todas as idéias, e alegam ter o Espírito para os ensinar, o que tornaria desnecessária a pesquisa das Escrituras. Todos esses estão acolhendo os sofismas de Satanás, pois o Espírito e a Palavra concordam. Dizem as Escrituras: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva." Isa. 8:20. Só é livre o homem a quem a verdade libertou. Manuscript Releases, vol. 14, págs. 70 e 71.


RP - Pag. 121  

A Iluminação não é Dada à Parte da Palavra

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mat. 24:24.

Nestes dias de enganos, todo aquele que se acha firmado na verdade terá de combater pela fé uma vez entregue aos santos. Toda variedade de erro será trazida à luz na misteriosa operação de Satanás, a qual, se possível fora, enganaria até os escolhidos, desviando-os da verdade. Haverá sabedoria humana a enfrentar - a sabedoria de homens de saber, os quais, como os fariseus, são mestres da lei de Deus, mas não obedecem eles próprios à lei. Haverá a ignorância e a loucura humana a enfrentar em desconexas teorias aparelhadas em novas e fantásticas roupagens - teorias que será tanto mais difícil enfrentar quanto não há nelas nenhuma razão.

Haverá falsos sonhos e visões, que encerram alguma verdade, mas desviam da fé original. O Senhor deu uma regra pela qual distingui-los: "À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação." Isa. 8:20, Trad. Trinitariana. Se eles desmerecem a lei de Deus, se não dão atenção a Sua vontade tal como é revelada nos testemunhos de Seu Espírito, são enganadores. Eles são controlados por impulso e impressões, que acreditam serem do Espírito Santo, e consideram mais dignos de confiança que a Palavra Inspirada. Pretendem que todo pensamento e sentimento é uma impressão do Espírito; e quando se raciocina com eles segundo as Escrituras, declaram que possuem alguma coisa mais digna de confiança. Ao passo, porém, que pensam ser guiados pelo Espírito de Deus, estão na verdade seguindo uma imaginação trabalhada por Satanás. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 98 e 99.

Satanás trabalhará da maneira mais sutil para introduzir invenções humanas revestidas de roupagens angélicas. Mas a luz da Palavra está brilhando por entre as trevas morais; e a Bíblia jamais será ultrapassada por manifestações miraculosas. A verdade precisa ser estudada, ser esquadrinhada em busca de tesouros ocultos. Maravilhosas iluminações não serão dadas à parte da Palavra, ou para tomar-lhe o lugar. Apegai-vos à Palavra, recebei a Palavra enxertada, que fará o homem sábio para a salvação. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 100.


RP - Pag. 122  

Não Confiando em Nossa Imaginação

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. I Cor. 2:4.

Vi que há perigo em cada novo aspecto de experiência na igreja, porque alguns ouvem coisas com um espírito tão forte. Embora alguns professores sejam fortes e eficientes no ensino, no ramo das doutrinas bíblicas, nem todos eles são homens que têm conhecimento da vida prática, e possam aconselhar as mentes perplexas com certeza e segurança. Não discernem a situação embaraçosa que certamente sobrevirá a cada família que faça uma mudança. Portanto, sejam todos cuidadosos quanto ao que dizem; se não sabem qual é a vontade de Deus em algum assunto, nunca falem usando um eu penso, assim suponho. Se não sabem uma coisa definida, digam-no, e deixem a pessoa fiar-se inteiramente em Deus. Façam-se muitas orações, até mesmo com jejum, para que ninguém ande em trevas, mas na luz, como Deus está na luz.

Podemos esperar que algo irrompa agora fora e dentro de nossas fileiras; e há mentes não disciplinadas pela graça do Espírito Santo, que não têm praticado as palavras de Cristo e que não compreendem as atuações do Espírito de Deus, os quais seguirão um procedimento errôneo por não seguirem inteiramente a Jesus. Eles seguem o impulso e sua própria imaginação.

Nada se faça de maneira desordenada, para que não haja grande perda ou sacrifício de propriedade, devido a discursos ardentes e impulsivos que despertam um entusiasmo que não é segundo a vontade de Deus; para que, por falta de equilibrada moderação, e devida contemplação, e de sadios princípios e propósitos, uma vitória que necessitava ser ganha se transforme em derrota. Haja sábia liderança nessa questão, e todos procedam sob a orientação de um Conselheiro sábio e invisível, que é Deus. Elementos humanos lutarão pelo domínio, e pode ser que se faça uma obra que não tenha a aprovação divina. Special Testimonies Relating to Various Matters in Battle Creek, págs. 17 e 18.


RP - Pag. 123  

Não Ser Guiados Pelas Emoções

Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz, para os meus caminhos. Sal. 119:105.

A santificação não é um feliz êxtase dos sentimentos, nem é obra de um instante, mas da vida toda. Se alguém afirma que o Senhor o santificou, tornando-o santo, a prova de sua pretensão à bênção será vista nos frutos de mansidão, paciência, longanimidade, veracidade e amor. Se a bênção que receberam os que alegam ser santificados, os leva a confiar em alguma emoção especial, e declaram não haver necessidade de examinar as Escrituras para saberem a revelada vontade de Deus, então a suposta bênção é falsa, pois leva seu possuidor a dar valor a suas próprias emoções e fantasias não santificadas, e fechar os ouvidos à voz de Deus em Sua Palavra.

Por que os que alegam ter recebido especiais manifestações do Espírito e o testemunho de que seus pecados estão todos perdoados haveriam de deduzir que podem deixar a Bíblia de lado e doravante andar sozinhos? Quando perguntamos aos que afirmam ter sido santificados instantaneamente se eles estão examinando as Escrituras como Jesus mandou que fizessem, para ver se não há alguma verdade adicional a ser aceita por eles, respondem: "Deus nos faz conhecer Sua vontade diretamente, em sinais e revelações especiais, e podemos deixar a Bíblia de lado."

Há milhares que estão sendo enganados por confiarem nalguma emoção especial e rejeitarem a Palavra de Deus. Eles não estão edificando sobre o único fundamento certo e seguro - a Palavra de Deus. Uma religião destinada a criaturas inteligentes produzirá evidências razoáveis de sua genuinidade, pois haverá resultados marcantes no coração e caráter. A graça de Cristo será evidenciada em sua conduta diária. Podemos muito bem perguntar aos que professam estar santificados: Os frutos do Espírito aparecem em vossa vida? Manifestais a mansidão e humildade de Cristo e revelais o fato de que estais aprendendo diariamente na escola de Cristo, moldando vossa vida segundo o modelo de Sua vida altruísta?

A melhor evidência que qualquer um de nós pode ter de nossa ligação com o Deus do Céu é que guardamos os Seus mandamentos. A melhor prova de fé em Cristo é a desconfiança de si mesmo e a confiança em Deus. A única prova segura de que permanecemos em Cristo é refletir Sua imagem. Na medida em que fazemos isso, evidenciamos que somos santificados mediante a verdade, pois a verdade é exemplificada em nossa vida diária. Signs of the Times, 28 de fevereiro de 1895.


RP - Pag. 124  

Não Confiando nas Impressões

Meditarei nos Teus preceitos e às Tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos Teus decretos; não me esquecerei da Tua palavra. Sal. 119:15 e 16.

Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." II Tim. 3:16 e 17.

Todavia, o fato de que Deus revelou Sua vontade aos homens por meio de Sua Palavra, não tornou desnecessária a contínua presença e direção do Espírito Santo. Ao contrário, o Espírito foi prometido por nosso Salvador para aclarar a Palavra a Seus servos, para iluminar e aplicar os seus ensinos. E visto ter sido o Espírito de Deus que inspirou a Escritura Sagrada, é impossível que o ensino do Espírito seja contrário ao da Palavra.

O Espírito não foi dado - nem nunca o poderia ser - a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos. Diz o apóstolo João: "Não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." I João 4:1. E Isaías declara: "À lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, não haverá manhã para eles." Isa. 8:20.

Muito descrédito tem acarretado à obra do Espírito Santo o erro de certa gente que, presumindo-se iluminada por Ele, declara não mais necessitar das instruções da palavra divina. Tais pessoas agem sob impulsos que reputam como a voz de Deus às suas almas. Entretanto o espírito que as rege não é de Deus. Essa docilidade às impressões de momento, com desprezo manifesto do que ensina a Bíblia, só pode resultar em confusão e ruína, favorecendo os desígnios do maligno.

Como o ministério do Espírito Santo tem importância vital para a igreja de Cristo, é o decidido empenho de Satanás, por meio dessas excentricidades de gente desequilibrada e fanática, cobrir de opróbrio a obra do Espírito Santo e induzir o povo a negligenciar a fonte de virtude que Deus proveu para o Seu povo. O Grande Conflito, págs. 9 e 10.


RP - Pag. 125  

Uma Clara Voz Entre Outras Vozes

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Isa. 30:21.

Por entre a confusão de doutrinas enganadoras, o Espírito de Deus será um guia e um escudo aos que não têm resistido às evidências da verdade. Ele silencia todas as outras vozes além da que vem dAquele que é a verdade e a vida. Deus dá a cada pessoa a oportunidade de ouvir a voz do verdadeiro Pastor, para receber o conhecimento de Deus e nosso Salvador. Quando o coração recebe esta verdade como um tesouro precioso, Cristo é formado interiormente, a esperança da glória, enquanto todo o universo celestial exclama: Amém e amém! Temos absoluta necessidade do poder regenerador do Espírito Santo. Não dispomos de tempo para consultar carne e sangue.

Temos necessidade de iluminação divina. Todo indivíduo está procurando tornar-se um centro de influência, e enquanto Deus não trabalhar por Seu povo, eles não verão que a subordinação a Deus é a única segurança para toda alma. Sua graça transformadora em corações humanos conduzirá a uma unidade que ainda não foi compreendida, pois todos os que são assemelhados a Cristo estarão em harmonia uns com os outros. O Espírito Santo produzirá unidade.

"Ele Me glorificará." João 16:14. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. O Espírito Santo glorifica a Deus revelando-Lhe o caráter a Seu povo de tal modo que Ele Se torna o objeto de suas afeições supremas, e manifestando Seu caráter neles.

Eles vêem claramente que nunca houve justiça no mundo senão a dEle, nem excelência no mundo a não ser a que provém de Sua Pessoa. Quando o Espírito foi derramado do alto, a igreja encheu-se de luz, mas Cristo era a fonte dessa luz; Seu nome estava em toda língua, Seu amor ocupava cada coração. Assim será também quando o anjo que desce do Céu tendo grande poder iluminar toda a Terra com a Sua glória. ...

O dom de Seu Espírito Santo, rico, pleno e abundante, é para Sua igreja semelhante a uma protetora muralha de fogo, contra que não prevalecerão os poderes do inferno. Na imaculada pureza e perfeição de Seu povo, Cristo vê a recompensa de todos os Seus sofrimentos, humilhação e amor, e como suplemento de Sua glória - sendo Ele o grande centro de que irradia toda glória. Home Missionary, 1º de novembro de 1893.


RP - Pag. 126  

Preparados Para Dar a Razão de Nossa Esperança

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor. I Ped. 3:15 e 16.

Isto é o que havemos de ver, se estivermos unidos a Deus. Deus quer que confiemos nEle, e não no homem. Deseja que tenhamos novo coração; deseja conceder-nos revelações de luz, do trono de Deus. Devemos lutar contra toda dificuldade, mas em se apresentando algum ponto controvertido, porventura devereis ir a um homem para saber qual sua opinião, e então moldar vossas conclusões pelas dele? - Não, ide a Deus. Dizei-Lhe qual é vossa necessidade; tomai a Bíblia e buscai como a tesouros escondidos.

Nós não nos aprofundamos bastante, em nossa pesquisa da verdade. Toda alma que crê na verdade presente será levada a uma situação em que lhe será exigido dar a razão da esperança que há nela. O povo de Deus será convocado perante reis, príncipes, dominadores e grandes homens da Terra, e terão de ter convicção de que sabem que é a verdade. Têm de ser homens e mulheres convertidos. Deus, pelo Seu Santo Espírito, pode ensinar-vos mais num momento, do que poderíeis aprender dos grandes homens da Terra. O Universo contempla a luta que se processa na Terra. A um preço infinito, Deus proveu a todo homem uma oportunidade de saber o que é que o fará sábio para a salvação. Quão ansiosamente olham os anjos, para ver quem se prevalecerá dessa oportunidade!

Quando uma mensagem é apresentada ao povo de Deus, não deve ele erguer-se em oposição a ela; deve ir à Bíblia, comparando-a com a lei e o testemunho, e se não subsistir à prova, não será verdadeira. Deus quer que nossa mente se expanda. Deseja colocar sobre nós a Sua graça. Podemos ter cada dia um banquete de iguarias; pois Deus pode abrir-nos todo o tesouro do Céu. Devemos ser um com Cristo, assim como Ele é um com o Pai, e o Pai nos amará como ama a Seu Filho. Podemos receber o mesmo auxílio que Cristo recebeu, podemos ter forças para qualquer emergência, pois Deus será nossa defesa, na frente e na retaguarda. Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 415 e 416.


RP - Pag. 127  

Capazes de Distinguir Falsas Teorias

Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Jud. 3.

Judas transmite esta mensagem para prevenir os crentes contra a sedutora influência de falsos mestres, homens que têm forma de piedade mas não são líderes dignos de confiança. Nestes últimos dias, surgirão falsos mestres que se tornarão ativamente zelosos. Serão apresentados todos os tipos de teorias para desviar a mente de homens e mulheres da própria verdade que define a posição que podemos ocupar com segurança neste tempo em que Satanás está operando com poder nos pregadores, induzindo-os a ter a pretensão de ser justos, deixando de colocar-se, porém, sob a orientação do Espírito Santo.

Falsas teorias serão mescladas com todos os aspectos da experiência, e defendidos com ardor satânico, para cativar a mente de toda alma que não está arraigada e firmada no pleno conhecimento dos sagrados princípios da Palavra. Entre nós mesmos surgirão falsos mestres, dando atenção a espíritos enganadores cujas doutrinas são de origem satânica. Esses mestres arrastarão discípulos atrás deles. Insinuando-se sorrateiramente, usarão de palavras lisonjeiras e farão hábeis deturpações com enganosa habilidade.

A única esperança de nossas igrejas é manterem-se bem despertas. Os que estão bem firmados na verdade da Palavra, os que provam tudo por um "Assim diz o Senhor", estão seguros. O Espírito Santo guiará os que prezam a sabedoria de Deus acima dos enganosos sofismas de instrumentos satânicos. Haja muita oração, não segundo as normas humanas, mas sob a inspiração da verdade segundo é em Jesus Cristo. As famílias que crêem na verdade devem falar palavras de sabedoria e inteligência - palavras que lhes advenham como resultado de examinar as Escrituras.

Agora é o nosso tempo de prova e provação. Agora é o tempo em que os membros de toda família que crê precisam cerrar os lábios para não proferir palavras de acusação a respeito de seus irmãos. Que eles falem palavras que transmitam ânimo e fortaleçam a fé que atua pelo amor e purifica a alma. Kress Collection, pág. 5.


RP - Pag. 128  

Aptos Para Fazer Distinção Entre a Verdade e o Erro

Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. II Cor. 11:13 e 14.

A verdade é eficaz, e mediante a obediência seu poder transforma a mente à imagem de Jesus. É a verdade como é em Jesus que aviva a consciência e transforma a mente; pois chega ao coração acompanhada pelo Espírito Santo. Há muitos que, tendo falta de discernimento espiritual, tomam a simples letra da Palavra e verificam que, desacompanhada do Espírito de Deus, ela não aviva a alma nem santifica o coração. Pode-se ser capaz de citar algo do Antigo e do Novo Testamento, estar familiarizado com os preceitos e as promessas da Palavra de Deus; a menos, porém, que o Espírito Santo impressione o coração com a verdade, iluminando a mente com a luz divina, ninguém cai sobre a Rocha e se despedaça; pois é o instrumento divino que liga a alma com Deus.

Sem a iluminação do Espírito de Deus, não seremos capazes de discernir do erro a verdade, e sucumbiremos sob as astutas tentações e enganos que Satanás fará vir sobre o mundo. Estamos perto da terminação do conflito entre o Príncipe da luz e o príncipe das trevas, e logo os enganos do inimigo porão à prova nossa fé, para ver de que espécie é. Satanás operará milagres à vista da besta e enganará "os que habitam sobre a Terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta". Apoc. 13:14.

Embora o príncipe das trevas procure cobrir a Terra de trevas e os povos de densa escuridão, o Senhor manifestará Seu poder convertedor. Deverá ser realizada na Terra uma obra semelhante à que ocorreu no derramamento do Espírito Santo nos dias dos primeiros discípulos, quando eles pregavam a Jesus, e este crucificado. Muitos se converterão em um dia; pois a mensagem avançará com poder. Então se poderá dizer: "O nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo." I Tess. 1:5. É o Espírito Santo que atrai os homens para Cristo; pois Ele toma as coisas de Deus e mostra-as ao pecador. Jesus disse: "Ele Me glorificará, porque há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar." João 16:14. Review and Herald, 29 de novembro de 1892.


RP - Pag. 129  

Separando o que é Verdadeiro do que é Fictício

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. II Tim. 4:3 e 4.

Muito se está dizendo relativamente à comunicação do Espírito Santo, e isto está sendo por alguns interpretado de tal maneira que é um dano às igrejas. Vida eterna é o recebimento dos elementos vivos das Escrituras e o fazer a vontade de Deus. Isto é comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus. Aos que isto fazem, são trazidos à luz vida e imortalidade pelo evangelho, pois a Palavra de Deus é realidade e verdade, espírito e vida. É privilégio de todos quantos crêem em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal alimentar-se da Palavra de Deus. A influência do Espírito Santo torna a Palavra, a Bíblia, uma verdade imortal, que ao indagador que ora, comunica nervos e músculos espirituais.

"Examinais as Escrituras", declarou Cristo, "porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Os que cavam abaixo da superfície descobrem às escondidas gemas da verdade. O Espírito Santo acha-Se presente com o sincero indagador. Sua iluminação resplandece sobre a Palavra, gravando a verdade na mente com nova importância. O pesquisador enche-se de um senso de paz e alegria nunca dantes experimentadas. A preciosidade da verdade é compreendida como nunca dantes. Uma nova luz celeste brilhe sobre a Palavra, iluminando-a como se cada letra se tingisse de ouro. O próprio Deus falou à mente e ao coração, tornando a Palavra espírito e vida.

Todo sincero investigador da Palavra ergue o coração a Deus, implorando o auxílio do Espírito. E descobre em breve aquilo que o leva acima de todas as fictícias declarações do pretenso mestre, cujas teorias fracas e vacilantes não são apoiadas pela Palavra do Deus vivo. Essas teorias foram inventadas por homens que não aprenderam a primeira grande lição de que o Espírito e a vida de Deus se encontram em Sua Palavra. Caso houvessem recebido no coração o elemento eterno contido na Palavra de Deus, veriam quão débeis e inexpressivos são todos os esforços para arranjar algo novo que cause sensação. Eles necessitam aprender mesmo os elementares princípios da Palavra de Deus. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 38 e 39.


RP - Pag. 130  

Lançando um Firme Fundamento

Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Efés. 4:14.

A voz de Deus nos está falando por meio de Sua Palavra, e há muitas vozes que serão ouvidas por nós; mas Cristo afirmou que devemos acautelar-nos dos que dirão: "Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-Lo ali!" Mat. 24:23. Por conseguinte, como saberemos que eles não têm a verdade, a não ser que levemos tudo às Escrituras? Cristo recomendou que nos acautelemos dos falsos profetas que se nos apresentam em Seu nome, dizendo que eles são o Cristo.

Ora, se adotásseis o ponto de vista de que não é importante compreenderdes as Escrituras por vós mesmos, estaríeis em perigo de ser desencaminhados por essas doutrinas. Cristo disse que haverá um grupo de pessoas que dirá no dia do juízo executivo: "Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres?" Mat. 7:22. Mas Cristo replicará: "Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniqüidade." Mat. 7:23.

Aproxima-se o tempo em que Satanás operará milagres bem à vossa vista, alegando ser o Cristo; e se os vossos pés não estiverem firmemente estabelecidos na verdade de Deus, sereis então demovidos de vosso fundamento. A única segurança para vós está em buscar a verdade como a tesouros escondidos. Cavai em busca da verdade como o faríeis por tesouros na Terra, e apresentai a Palavra de Deus, a Bíblia, perante vosso Pai celestial, dizendo: "Ilumina-me; ensina-me o que é a verdade."

E quando Seu Espírito Santo entrar em vosso coração, para inculcar a verdade em vossa alma, não a deixareis sair com facilidade. Tendes obtido tal experiência em examinar as Escrituras, que todo ponto é estabelecido. E é importante que examineis as Escrituras continuamente. Deveis abastecer a mente com a Palavra de Deus; pois podeis ser separados e colocados onde não tereis o privilégio de reunir-vos com os filhos de Deus. Então precisareis dos tesouros da Palavra de Deus escondidos em vosso coração, e quando a oposição irromper ao vosso redor, tereis de levar tudo às Escrituras. Review and Herald, 3 de abril de 1888.


RP - Pag. 131  

Edificando Sobre a Rocha

Todo aquele, pois, que ouve estas Minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Mat. 7:24.

Ao estardes aqui hoje, e verdes os defeitos de vosso caráter à luz do grande padrão moral de Deus, não haveis de dizer: "Repararei o passado; irei trabalhar na vinha do Senhor"? Não vos apegareis às promessas de Deus por viva fé, apropriando-vos da justiça de Cristo e constatando que a luz do Céu brilha em vossa vida? Deveis introduzir a Cristo em todos os vossos pensamentos e ações. Um elo defeituoso torna a corrente sem valor, e um defeito em vosso caráter impedirá que entreis no reino dos Céus. Deveis colocar tudo em ordem. Mas não podeis fazer esta grande obra sem o auxílio divino. Estais dispostos a aceitar as promessas de Deus e apossar-vos delas por viva fé em Sua palavra imutável?

Deveis andar pela fé, não pelos sentimentos. Não precisamos de uma religião sensacional, mas de uma religião baseada em uma fé inteligente. Esta fé está firmada na rocha eterna da Palavra de Deus. Os que andam pela fé estão sempre buscando a perfeição de caráter mediante constante obediência a Cristo. O Capitão de nossa salvação nos deu Suas ordens, e devemos prestar implícita obediência; se, porém, fecharmos o Livro que revela Sua vontade, e não investigarmos ou examinarmos, nem buscarmos compreender, como poderemos cumprir suas obrigações? Se adotarmos esta maneira de proceder, acabaremos sendo achados em falta. ...

Aproximamo-nos de uma crise, e estou preocupada com nossa alma. Por que será que temos visto homens abandonando a fé? Estamos numa situação em que sabemos o que cremos e não seremos sacudidos para fora? Isso de alguns estarem abandonando a verdade não deve desalentar-nos, mas fazer apenas que busquemos mais fervorosamente a bênção de Deus. Não é a educação, nem os talentos ou a posição dos homens, que irá salvá-los. Temos de ser guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação.

Qual é a vossa situação diante de Deus, hoje? A questão não é: Como subsistireis no dia de angústia ou em alguma ocasião futura?, e sim: Como vai vossa alma hoje? Ireis trabalhar hoje? Precisamos de uma experiência pessoal e individual neste dia. Necessitamos hoje de que Cristo permaneça conosco. Review and Herald, 9 de abril de 1889.....

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>