O Colportor Evangelista

CAPÍTULO 15

Cooperando com Outros Obreiros do Evangelho

CEv - Pag. 100  

Combinar a Obra da Imprensa com a da Pregação

A imprensa é um poderoso instrumento que Deus estabeleceu para ser combinada com as energias do pregador vivo, a fim de levar a verdade perante todas as nações, etnias, línguas e povos. Life Sketches, pág. 217.

Missão dos Mensageiros Silenciosos

Fui instruída de que mesmo onde o povo ouve a mensagem do pregador vivo, o colportor deve continuar sua obra em cooperação com o pastor; porque ainda que o ministro apresente fielmente a mensagem, o povo não é capaz de reter toda ela. Por isto, a página impressa é essencial, não somente em despertá-los para o reconhecimento da importância da verdade para este tempo, mas em enraizá-los e firmá-los na verdade e em estabelecê-los contra erros enganosos. As revistas e os livros são o meio de o Senhor conservar a mensagem para este tempo continuamente perante o povo. As publicações farão muito maior obra iluminando e confirmando almas na verdade do que a que pode ser cumprida unicamente pelo ministério da palavra. Os silenciosos mensageiros que são colocados nos


CEv - Pag. 101  

lares do povo pelo trabalho do colportor, fortalecerão o ministério evangélico em todo sentido; porque o Espírito Santo impressionará a mente ao lerem os livros do mesmo modo que o faz à mente dos que ouvem a pregação da Palavra. O mesmo ministério de anjos que auxilia a obra do pastor, acompanha os livros que contêm a verdade. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 534.

Cooperar com o Ministro do Evangelho

A obra de cooperar com o ministro evangélico em levar a verdade presente a todos as nações, línguas e povos é sem dúvida a mais importante. Deve ela ser conduzida em harmonia com a exaltada verdade que professamos amar. Mediante a obra da colportagem, a mente de muitos que estão agora absorvidos em iniqüidade e erro pode ser iluminada. Mediante este instrumento um povo pode ser preparado para estar em pé no grande dia de Deus, que está mesmo diante de nós. Review and Herald, 20 de maio de 1890.

Parte da Obra Médica e Ministerial

A pregação da Palavra é um meio ordenado pelo Senhor, pelo qual Sua mensagem de advertência deve ser dada ao mundo. Nas Escrituras, o fiel mestre é representado como um pastor do rebanho de Deus. Ele deve ser respeitado e sua obra, apreciada. A genuína obra médica está ligada ao ministério, e a colportagem deve participar tanto da obra médico-missionária como do ministério. Aos que estão empenhados nesta obra, digo: Ao visitardes as pessoas, dizei-lhes que sois um obreiro evangélico e que amais ao Senhor. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 542.


CEv - Pag. 102  

O Colportor e a Obra Bíblica

Tenho recebido cartas, em que me fazem perguntas com respeito aos deveres do colportor. Alguns têm dito que, visitando o povo, têm encontrado oportunidades favoráveis de apresentar a verdade para este tempo e quase têm sido forçados a dar estudos bíblicos. Estas oportunidades eles não poderiam, conscienciosamente, desprezar. Por outro lado, vêm cartas dizendo que nossos colportores estão negligenciando sua obra a fim de dar estudos bíblicos sobre assuntos doutrinários e que os preconceitos suscitados por estes estudos têm dificultado ao colportor entregar seus livros; e alguns pedem conselho com respeito a isto.

Não se Demorar em Assuntos Doutrinários

Cremos que há verdade em ambas as afirmações - que os colportores acham oportunidades favoráveis para levar o povo a uma melhor compreensão da Bíblia e que, por causa da maneira como aproveitam estas oportunidades, se levanta o preconceito e a obra é impedida. Quando o colportor entra em seu trabalho, não deve permitir-se ser distraído, mas inteligentemente conservar-se em seu posto com toda a diligência. E, todavia, conquanto seja fiel em colportar, não deve negligenciar as oportunidades de ajudar os que estão buscando luz e os que precisam do consolo das Escrituras. Se o colportor anda com Deus, se ora pedindo sabedoria celestial para que possa em seu trabalho fazer o bem, e unicamente o bem, será ligeiro em compreender as necessidades daqueles com quem chega em contato. Aproveitará o máximo de suas oportunidades para atrair almas a Cristo, não se demorando em assuntos doutrinários, mas no amor de Deus, Sua misericórdia e bondade no plano da salvação. No espírito de Cristo, ele estará


CEv - Pag. 103  

pronto para falar a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado.

A grande necessidade do ser humano é conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A Bíblia contém muitas lições práticas, as quais o colportor pode, sem dano, apresentar. Se ele pode por esse meio comunicar um conhecimento de religião prática, estará alimentando o povo que necessita exatamente tal precioso alimento. Manual do Colportor, págs. 45 e 46.

Deve Ser Estudioso da Bíblia

Temos uma importante obra a fazer pelo Mestre - abrir a Palavra de Deus àqueles que estão nas trevas do erro. Jovens amigos, agi como tendo um sagrado encargo. Deveis ser estudantes da Bíblia, sempre prontos para dar a todo homem que vos peça, a razão da esperança que há em vós. Por meio de vossa verdadeira dignidade cristã, dai evidência de que sabeis que tendes uma verdade que é do interesse do povo ouvir. Se esta verdade estiver engastada na alma, ela se manifestará no semblante e no comportamento, num calmo e nobre domínio próprio e numa paz, que só o cristão pode possuir. Testimonies, vol. 5, pág. 401.

Dar Estudos Bíblicos

Ao visitar o colportor as pessoas em seu lar, muitas vezes terá oportunidade de ler-lhes da Bíblia ou dos livros que ensinam a verdade. Quando ele descobre aqueles que estão buscando a verdade, pode realizar estudos bíblicos com eles. Estes estudos bíblicos são justamente o de que o povo necessita. Deus usará em Seu serviço aqueles que assim mostram um profundo interesse nas almas que perecem. Por meio deles, Ele comunicará luz aos que estão prontos para receber instrução. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 543.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>