Testemunhos Seletos - Volume 3

CAPÍTULO 75

Com Humildade e Fé

TS3 - Pag. 418  

Foram-me dadas instruções especiais para o povo de Deus, porque tempos perigosos estão perante nós. Aumenta no mundo o espírito de destruição e violência. Na igreja, o poder humano torna-se predominante; os que foram escolhidos para ocupar cargos de confiança julgam-se com o direito de dominar.

Os homens a quem o Senhor chama para ocuparem em Sua obra cargos importantes, devem cultivar humilde confiança nEle. Não devem buscar enfeixar em mãos demasiada autoridade; porque Deus não os chamou para dominarem, mas para estabelecerem planos e aconselharem-se com os coobreiros. Todo obreiro deve considerar-se igualmente sujeito aos reclamos e instruções de Deus.

Conselheiros Sábios

Em vista da importância da obra no sul da Califórnia e as perplexidades que a envolvem, deveriam ser escolhidos pelo menos cinco homens sábios e experientes para consultarem-se com os presidentes das Associações e Uniões locais no tocante a planos e métodos gerais. O Senhor não aprova a tendência manifestada por alguns de dominarem os que possuem experiência maior que a sua. Com essa sua maneira de agir, têm alguns demonstrado não estarem capacitados para o cargo importante que ocupam. Todo ser humano que busca dar-se proporções desmedidas e dominar seus semelhantes, demonstra que seria perigoso confiarem-se-lhe responsabilidades religiosas.

Não abrigue ninguém a idéia de que, a menos que se disponha do dinheiro necessário, não se deveria empreender atividade alguma que exija recursos. Se no passado houvéssemos seguido sempre esse método, freqüentemente teríamos perdido


TS3 - Pag. 419  

vantagens consideráveis, tais como as conseguidas ao comprarmos a escola de Fernando, e os sanatórios de Paradise Valley, Glendale e Loma Linda.

"Avançai"

Nem sempre deve ser considerado mais sábio o plano de não empreender coisa alguma que exija gastos elevados, sem ter à disposição o dinheiro necessário para terminar o empreendimento. Na edificação de Sua obra, nem sempre esclarece o Senhor todas as coisas para os Seus servos. Fazendo-os avançar pela fé, Ele algumas vezes prova a confiança de Seu povo. Freqüentemente põe-no em situações difíceis e críticas, e o manda avançar quando já os seus pés parece tocarem as águas do Mar Vermelho. Em ocasiões tais, quando os Seus servos elevam orações a Ele com ardente fé, é que Ele lhes depara uma solução e os leva a lugares espaçosos.

O Senhor quer que neste tempo o Seu povo creia que por eles Ele fará grandes coisas, como fez pelos filhos de Israel na jornada do Egito para Canaã. Devemos manifestar fé consciente, que não vacile em seguir as instruções do Senhor nos momentos mais difíceis. "Avançai" é a ordem que Deus dá ao Seu povo.

A execução dos planos de Deus exige fé e alegre obediência. Quando Ele indica a necessidade de estabelecer a obra em lugares onde ela poderá exercer influência, deve o povo seguir e trabalhar pela fé. Por seu procedimento piedoso, humildade, orações e esforços fervorosos, deve lutar para induzir os homens a apreciarem a boa obra que o Senhor estabeleceu em seu meio. Deus pretendia que o sanatório de Loma Linda viesse a ser de propriedade de nosso povo; e executou-o num momento em que as torrentes de dificuldades eram impetuosas e transbordavam de seu leito.

A defesa de interesses particulares para alcançar finalidades pessoais é uma coisa. Nisso podem os homens seguir sua


TS3 - Pag. 420  

própria orientação. Mas o levar avante a obra do Senhor na Terra é assunto totalmente diverso. Ao indicar Ele que a compra de determinada propriedade é necessária para o progresso de Sua causa e para a edificação de Sua obra, quer se trate de hospitais, escolas ou quaisquer outras instituições, Ele tornará possível a realização desses empreendimentos se os que têm experiência mostrarem fé e confiança em Seus planos e agirem com presteza para aproveitar as vantagens que Deus lhes aponta. Embora não devamos arrebatar a propriedade de ninguém, devemos, porém, quando são oferecidas vantagens, estar bem despertos para apreciá-las a fim de podermos fazer planos para a edificação da obra. E ao havermos feito isso, devemos empregar todas as nossas energias para obter do povo de Deus as ofertas voluntárias para a manutenção das novas instituições.

Freqüentemente vê o Senhor a Seus obreiros na incerteza quanto ao que devem fazer. Nesses momentos, se nEle depositarem confiança, Ele lhes revelará a Sua vontade. Daí em diante, a obra de Deus deve avançar rapidamente; e se o Seu povo atender ao apelo, Ele dará espírito voluntário às pessoas ricas para darem de seus recursos e possibilitar, assim, a conclusão de Sua obra na Terra. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Heb. 11:1. A fé na Palavra de Deus dará aos Seus filhos a posse de propriedades que lhes permitirão trabalharem nas grandes cidades que esperam a mensagem da verdade.

A indiferença, formalismo e incredulidade com que alguns obreiros fazem o seu trabalho constitui ofensa grave ao Espírito de Deus. Diz o apóstolo Paulo: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a Palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. E, ainda que seja oferecido por libação


TS3 - Pag. 421  

sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós." Filip. 2:14-17.

Devemos incutir-nos uns aos outros aquela fé viva que Cristo tornou acessível a todo crente. A obra deve prosseguir à medida que o Senhor prepare o caminho. Ao levar Ele os Seus a situações difíceis, têm eles a vantagem de poderem reunir-se para orar, lembrando que todas as coisas vêm de Deus. Aqueles que ainda não participaram das experiências probantes que acompanham a obra dos últimos dias, logo terão que passar por cenas que provarão fortemente a sua confiança em Deus. No tempo em que Seu povo não vê meio de avançar, quando o Mar Vermelho lhes está na frente e os exércitos perseguidores à retaguarda, é que Deus lhes ordena: "Avançai." Procede Ele dessa maneira para lhes provar a fé. Ao vos sobrevirem essas circunstâncias, avançai, confiantes em Cristo. Andai passo a passo no caminho que Ele vos indicar. Provas vos sobrevirão, mas avançai. Adquirireis com isso uma experiência que vos fortalecerá a fé em Deus e vos capacitará para serviço mais fiel.

O Exemplo de Cristo

Deve o povo de Deus adquirir experiência mais profunda e mais vasta nas coisas religiosas. Cristo é o nosso exemplo. Se, mediante fé viva e santificada obediência à palavra de Deus, manifestamos o amor e a graça de Cristo, se demonstramos conceito acertado pelas providências com que Deus dirige a Sua obra, manifestaremos ao mundo um poder convincente. Não é a posição elevada que nos confere valor aos olhos de Deus. O homem é medido pela sua consagração e fidelidade no cumprimento da vontade divina. Se o remanescente povo de Deus andar perante Ele com humildade e fé, Deus, por meio deles executará o Seu eterno propósito, capacitando-os para trabalharem em harmonia para dar ao mundo a verdade tal qual é em Jesus. Ele os usará a todos - homens, mulheres e crianças - para fazer brilhar a luz sobre o mundo e dele tirar um povo que será fiel aos Seus mandamentos. Por meio da fé


TS3 - Pag. 422  

que o Seu povo nEle deposita, Deus mostrará ao mundo que Ele é o Deus verdadeiro, o Deus de Israel.

"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo", exorta o apóstolo Paulo, "para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nEle, como também padecer por Ele." Filip. 1:27-29.

"Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

"Não atente cada um para o que é propriamente seu mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. ... Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-Se a Si mesmo, ... sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos Céus, e na Terra e debaixo da Terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é O que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." Filip. 2:1-13.


TS3 - Pag. 423  

Fui encarregada de apresentar estas palavras aos nossos irmãos do sul da Califórnia. Elas são necessárias em toda parte em que haja uma igreja estabelecida, porque um espírito estranho se tem introduzido em nosso meio.

É tempo de que os homens humilhem perante Deus o coração, e aprendam a trabalhar segundo a Sua maneira. Os que têm buscado dominar os seus coobreiros, tratem de examinar o espírito de que estão animados. Devem buscar o Senhor com jejum, oração e contrição de espírito.

Em Sua vida terrestre, Cristo deu um exemplo que todos podem seguir com segurança. Ele ama o Seu rebanho e não quer que sobre ele se estabeleça autoridade alguma que lhes restrinja a liberdade no trabalho que Lhe prestam. Ele nunca comissionou ninguém para que dominasse sobre a Sua herança. A verdadeira religião bíblica produzirá o domínio próprio e não de um sobre outro. Como povo, carecemos de uma medida maior do Espírito Santo, a fim de, sem exaltação, podermos anunciar a mensagem solene de que Deus nos incumbiu.

Irmãos, aplicai a vós mesmos as vossas palavras de censura. Ensinai o rebanho de Deus a contemplar a Cristo e não ao homem que é falível. Toda alma que se torna instrutora da verdade deve produzir em sua própria vida os frutos da santidade. Ao contemplar a Cristo e segui-Lo, apresentará às almas que lhes são confiadas um exemplo do que deve ser o cristão verdadeiro, disposto a aprender. Deixai que Deus vos ensine o Seu método. Consultai-O diariamente para saber qual seja a Sua vontade. Ele dará conselho infalível a todos quantos O buscarem de coração sincero. Andai de maneira digna da vocação com que fostes chamados, louvando a Deus, tanto com vosso procedimento diário como com as vossas orações. Dessa maneira pregando a Palavra da vida, constrangereis outras almas a seguirem a Cristo.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>