Conselhos Sobre Mordomia

CAPÍTULO 38

O Trabalho da Recolta de Donativos

CM - Pag. 189  

Seguindo qualquer plano que se possa pôr em execução para levar aos outros o conhecimento da verdade presente e das maravilhosas providências ligadas à causa que avança, em primeiro lugar consagremo-nos completamente Àquele cujo nome desejamos exaltar. Oremos, também, fervorosamente em favor dos que esperamos visitar, levando-os, um a um, com fé viva, à presença de Deus.

O Senhor conhece os pensamentos e propósitos do homem, e com que facilidade nos pode enternecer! Como pode o seu Espírito, como um fogo, dominar o coração empedernido! Como pode Ele encher a alma de amor e ternura! Como nos pode dar as graças de Seu Santo Espírito, e preparar-nos para entrar e sair, ao trabalhar em prol de almas! Dever-se-ia sentir em toda a igreja, hoje, o poder da graça vencedora, e ele pode ser sentido, se dermos ouvidos aos conselhos de Cristo aos Seus seguidores. Ao aprendermos a praticar a doutrina de Cristo, nosso Salvador, certamente veremos a salvação de Deus.

A todos os que estão prestes a empreender trabalho missionário especial com o folheto preparado para ser usado na campanha da Recolta de Donativos, eu diria: Sede diligentes em vossos esforços; vivei sob a direção do Espírito Santo. Aumentai, diariamente vossa experiência cristã. Os que têm especial aptidão, trabalhem pelos descrentes, e tanto nas camadas mais elevadas como nas mais humildes da sociedade. Buscai diligentemente as almas que perecem. Oh, pensai no ardente desejo que Cristo tem de levar novamente para o Seu aprisco os que se extraviaram!

Vigiai pelas almas como quem tem de dar contas. Em vosso trabalho missionário na igreja e na vizinhança,


CM - Pag. 190  

fazei vossa luz brilhar com raios tão claros e constantes que nenhum homem se possa levantar no juízo e dizer: "Por que não me falastes dessa verdade? Por que não cuidastes de minha alma?"

Sejamos, então diligentes na distribuição de impressos cuidadosamente preparados para ser usados entre os que não são da nossa fé. Aproveitemos ao máximo cada oportunidade de captar a atenção dos descrentes. Ponhamos impressos em cada mão que os queira receber. Consagremo-nos à proclamação da mensagem: "Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." Isa. 40:3. Instrumentos divinos e humanos devem unir-se para a realização de um grande objetivo. Hoje é o dia de nossa responsabilidade. "O Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida." Manuscrito 2, 1914.

Fruto Desse Duplo Esforço

Na providência de Deus, os que levam a responsabilidade de Sua obra têm-se esforçado por dar nova vida aos velhos métodos de trabalho, e também delinear novos planos e novos métodos de despertar o interesse dos membros da igreja num esforço unido para alcançar o mundo. Um dos novos planos para alcançar os descrentes é a campanha da Recolta de Donativos para as missões. Em muitos lugares, durante os poucos anos passados, isso se tem demonstrado um grande êxito, trazendo bênçãos para muitos e aumentando o afluxo de meios para a tesouraria das missões. Ao se fazer com que os que não são da nossa fé se familiarizem com o progresso da mensagem do terceiro anjo, em terras pagãs, sua simpatia tem sido despertada, e alguns têm procurado saber mais acerca da verdade que tanto poder tem para transformar corações e vidas. Homens e mulheres de todas as


CM - Pag. 191  

classes têm sido alcançados e o nome de Deus, glorificado.

Em anos passados, falei em favor do plano de apresentar aos nossos amigos e vizinhos o trabalho de nossa missão e seu progresso, e me referi ao exemplo de Neemias. E agora desejo insistir com nossos irmãos e irmãs para que estudem de novo a experiência desse homem de oração e fé, e são juízo, que ousou tomar a liberdade de pedir auxílio a seu amigo, o Rei Artaxerxes, para levar avante os interesses da causa de Deus. Compreendam todos que, ao apresentar as necessidades de nossa obra, só podem os crentes refletir a luz para os outros, quando, como o Neemias da antiguidade, se aproximam de Deus e vivem em íntima ligação com o Doador de toda luz. Se quisermos ganhar outros do erro para a verdade, nossa própria alma deve estar firmemente arraigada no conhecimento da verdade. Precisamos, agora, examinar, diligentemente, as Escrituras, para que, ao travarmos conhecimento com descrentes, possamos elevar, perante eles, a Cristo como o ungido, o crucificado, o Salvador ressurrecto, testificado pelos profetas, testemunhado pelos crentes, e em cujo nome recebemos o perdão de nossos pecados. Manuscrito 2, 1914.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>