O Lar Adventista

CAPÍTULO 42

Saúde e Aparência Pessoal da Mãe

LA - Pag. 251  

A Saúde da Mãe Deve Ser Cuidada

As forças da mãe devem ser carinhosamente nutridas. Em lugar de gastar suas preciosas energias em excessivo labor, seus cuidados e encargos devem ser diminuídos. Freqüentemente o marido e pai desconhece as leis físicas de cuja compreensão depende a felicidade de sua família. Absorvido na luta pela subsistência, ou empenhado em adquirir fortuna e assoberbado de cuidados e perplexidades, ele consente que pesem sobre a mulher e mãe responsabilidades que lhe sobrecarregam as energias no período mais crítico, causando-lhe enfraquecimento e doença. A Ciência do Bom Viver, pág. 373.

É de seu interesse, e de sua família, que ela evite um desnecessário acúmulo e use todos os meios ao seu alcance para preservar a vida, a saúde e as energias que Deus lhe deu; pois ela necessitará do vigor de todas as suas faculdades para sua grande obra. Uma parte do seu tempo deve ser gasta ao ar livre, em exercícios físicos, para que ela se possa revigorar e fazer seu trabalho em casa com alegria e inteireza, sendo a luz e a bênção do lar. Pacific Health Journal, maio de 1890.

Advogar a Reforma da Saúde

A vontade de Deus tem sido claramente expressa a todas as mães; deseja Ele que elas, por preceito e exemplo, advoguem a reforma da saúde. Devem plantar seus pés firmemente no princípio, em caso algum violando as leis físicas que Deus lhes implantou no ser. "Assumindo posição por um propósito verdadeiro", com firme integridade, as mães terão poder


LA - Pag. 252  

moral e graça do Céu para deixar sua luz brilhar no mundo, tanto em sua própria vida reta, como no nobre caráter de seus filhos. Good Health, fevereiro de 1880.

Exercer Domínio Próprio no Regime

A mãe necessita do mais perfeito domínio próprio; e para garanti-lo deve tomar toda precaução contra qualquer desordem física ou mental. Sua vida deve ser ordenada segundo as leis de Deus e da saúde. Como o regime materialmente afeta a mente e a disposição, ela deve ser muito cuidadosa neste particular, comendo o que é nutriente mas não estimulante, para que possa ter os nervos calmos e o temperamento sereno. Verificará que é então mais fácil exercer a paciência no trato com as variadas tendências de seus filhos e sustentar as rédeas do governo firme e amoravelmente. Pacific Health Journal, maio de 1890.

Irradiar Alegria sob Todas as Circunstâncias

A mãe pode e deve fazer muito no sentido de controlar os nervos e o espírito, quando deprimida; mesmo quando doente, ela pode, uma vez que se eduque, ser amável e contente, e pode suportar mais ruído do que pensara outrora ser possível. Ela não deve fazer os filhos sofrerem-lhe as enfermidades, e nublar-lhes o tenro e sensível espírito com suas depressões de espírito, fazendo-os achar que a casa é um túmulo, e o quarto da mãe o lugar mais triste do mundo. A mente e os nervos adquirem vigor e resistência pelo exercício da vontade. A força de vontade demonstrar-se-á em muitos casos poderoso calmante para os nervos. Não vos mostreis aos vossos filhos de fronte anuviada. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 136.

Considerar a Estima do Marido e dos Filhos

As irmãs não deviam, quando no trabalho, usar vestidos que as façam parecer espantalhos para afugentar os


LA - Pag. 253  

pássaros da plantação. É mais aprazível para o esposo e os filhos vê-las em trajes que lhes assentem bem, do que seria às simples visitas e estranhos. Algumas esposas e mães pensam, parece, que não tem importância a sua aparência enquanto estão trabalhando, e onde sejam vistas apenas pelo marido e os filhos; são, porém, muito exigentes em vestir-se com bom gosto para os olhos dos que não têm direito especial sobre elas. Não é a estima e o amor do esposo e dos filhos mais para serem prezados do que os dos estranhos ou amigos comuns? A felicidade do marido e dos filhos deve ser mais sagrada a toda esposa e mãe que a de todos os outros. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 464 e 465.

Usai roupas apropriadas. Isto aumentará o respeito dos filhos por vossa pessoa. Vede que também eles se vistam de maneira conveniente. Não permitais que contraiam hábitos de desalinho. Carta 47a, 1902.

Não Escravizar-se a Opiniões Alheias

Muitas vezes as mães mostram uma sensibilidade mórbida quanto ao que outros pensam de seus hábitos, vestuário e opiniões; e, em grande medida, escravizam-se ao pensamento do juízo que outros farão dela. Não é uma triste coisa que tais criaturas a caminho do juízo sejam controladas mais pelo temor do que seus vizinhos pensam delas do que pelo pensamento de suas obrigações para com Deus? Nós muito freqüentemente sacrificamos a verdade para estarmos em harmonia com os costumes e evitarmos o ridículo. ...

Uma mãe não pode se permitir escravizar-se à opinião; pois ela deve educar seus filhos para esta vida e para a vida futura. No que respeita ao vestuário, as mães não devem procurar exibir desnecessária ornamentação. Review and Herald, 31 de março de 1891.

Dar Lições de Asseio e Pureza

Se as mães se permitem usar no lar vestidos em desalinho, estarão


LA - Pag. 254  

ensinando os filhos a se apresentarem assim igualmente desleixados. Muitas mães pensam que no lar qualquer roupa serve, esteja embora puída e encardida. Mas logo perdem sua influência na família. Os filhos estabelecem comparação entre o vestuário de sua mãe e o de outras que se vestem com distinção, e seu respeito por ela diminui.

Mães, apresentai-vos tão atrativas quanto possível; não por trabalhosos adornos, mas pelo vestuário limpo e bem modelado. Assim dareis a vossos filhos constantes lições de asseio e pureza. O amor e o respeito pelos filhos devem ser da mais alta importância para toda mãe. Tudo em sua pessoa deve ensinar limpeza e ordem e estar associado em sua mente com a pureza. Há um senso de retidão, uma idéia apropriada das coisas, na mente das crianças, mesmo as menores; e como podem elas ser impressionadas com o desejo de pureza e santidade quando seus olhos diariamente estão em vestidos desalinhados e aposentos em desordem? Como podem os hóspedes celestiais, cujo lar está onde tudo é puro e santo, serem convidados em tais habitações? Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 143 e 144.

Ordem e limpeza é a lei do Céu; e para estar em harmonia com o arranjo divino, é nosso dever ser asseados e ter bom gosto. Testimonies, vol. 4, págs. 142 e 143.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>