Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 51

Sob que Bandeira?

TM - Pag. 364  

são inerentes à sua natureza. Uma mentira crida e praticada para ele se torna uma verdade. Assim se realiza o propósito dos agentes satânicos de que os homens chegassem a essas conclusões pela atuação de suas próprias mentes inventivas.

Mas como caem os homens em tal erro? - Começando com falsas premissas, e então fazendo com que tudo prove que a verdade é erro. Em alguns casos os primeiros princípios têm uma medida de verdade entrelaçada com o erro, mas não leva a qualquer ação justa, e este é o motivo de os homens serem desviados. Para poderem reinar e tornar-se uma força, empregam os métodos de Satanás para justificar seus próprios princípios. Exaltam-se como homens de juízo superior, e têm permanecido como representantes de Deus. São eles deuses falsos.

Sob que Bandeira?

24 de setembro

Tudo em nosso mundo está em agitação. Os eventos futuros lançam suas sombras adiante. Verdadeiramente ameaçadores são os sinais dos tempos. Não há segurança em coisa alguma que seja humana ou terrena. Os quatro anjos seguram os ventos; um momento de trégua tem-nos sido graciosamente dado por Deus. Todo o poder que nos é emprestado por Deus, seja físico, mental ou moral, deve ser sagradamente alimentado para fazer a obra que nos foi designada em favor de nossos semelhantes que perecem em sua ignorância. A advertência deve ir a todas as partes do mundo. Não deve haver demora.

Rapidamente se estão os homens arregimentando sob a bandeira que escolheram, desassossegadamente aguardando e vigiando os movimentos de seus líderes. Há os que


TM - Pag. 365  

vigiam e aguardam e estão trabalhando pela vinda do Senhor; enquanto outro grupo está rapidamente se enfileirando nas linhas que estão sob o comando do primeiro grande apóstata. Esperam um Deus na humanidade, e Satanás personifica aquele a quem eles procuram. Multidões serão tão enganadas devido à sua rejeição da verdade, que aceitarão a imitação. A humanidade é saudada como sendo Deus.

Alguém desceu das cortes celestes para representar a Deus na forma humana. O Filho de Deus Se fez homem e habitou entre nós. "NEle, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." João 1:4 e 5. "Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele e o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam. Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." João 1:9-12.

Há apenas dois grupos. Satanás atua com o seu poder enganador e errado, e mediante grandes enganos apanha todos os que se não firmam na verdade, os que tiverem desviado seus ouvidos de ouvi-la, e se têm voltado para as fábulas. Satanás mesmo não se firmou na verdade; ele é o mistério da iniqüidade. Pela sua sutileza dá ele aos seus erros destruidores da alma a aparência de verdade. Nisto está o seu poder de enganar. É por ser uma imitação da verdade que o espiritismo, o teosofismo e idênticos enganos alcançam tanto poder sobre o espírito dos homens. Nisto consiste a magistral atuação de Satanás. Pretende ele ser o salvador do homem, o benfeitor da humanidade, e assim com mais presteza engoda suas vítimas atraindo-as para a perdição.

Adverte-nos a Palavra de Deus que insone vigilância é o preço da segurança. Somente no caminho estreito da verdade e da justiça podemos nós escapar do poder


TM - Pag. 366  

do tentador. Mas o mundo está engodado. Satanás exerce sua habilidade ideando inúmeros planos e métodos para realizar seus propósitos. Para ele a dissimulação se tornou uma fina arte, e atua disfarçado em anjo de luz. Somente os olhos de Deus podem discernir seus projetos para contaminar o mundo com princípios falsos e ruinosos, que trazem estampadas a aparência de genuína bondade. Ele trabalha para restringir a liberdade religiosa, e para introduzir no mundo religioso uma espécie de escravidão. A menos que sejam guardadas pelo poder de Deus, as organizações e instituições trabalharão sob as ordens arbitrárias de Satanás para pôr os homens sob o controle dos homens; e a fraude e o engano terão a aparência de zelo pela verdade e pelo avanço do reino de Deus. Tudo que praticamos que não seja tão claro como o dia, pertence aos métodos do príncipe do mal. Seus métodos são praticados mesmo entre adventistas do sétimo dia, que pretendem ter luz avançada.

Se os homens resistirem às advertências que o Senhor lhes envia, tornam-se até mesmo líderes de más práticas; tais homens pretendem exercer prerrogativas de Deus - atrevem-se a fazer o que Deus mesmo não fará, ao buscarem dominar a mente dos homens. Introduzem seus próprios métodos e planos, e, devido à sua falsa concepção de Deus, enfraquecem a fé dos outros na verdade, e introduzem falsos princípios que atuarão como fermento para macular e corromper nossas instituições e igrejas. Tudo o que diminua a concepção humana quanto à justiça e a eqüidade, e o juízo imparcial, qualquer artimanha ou preceito que coloque os agentes humanos de Deus sob o domínio de espíritos humanos, enfraquece a sua fé em Deus. Separa de Deus a alma, pois desvia do caminho da estrita integridade e justiça.

Deus não justificará qualquer estratégia pela qual o homem, ainda que seja no mínimo grau, domine ou oprima os seus semelhantes.


TM - Pag. 367  

A única esperança do homem caído é olhar para Jesus e O receber como o único Salvador. Logo que um homem comece a fazer uma regra de ferro para os outros homens, logo que comece a insistir e a tocar os homens segundo a sua própria vontade, desonra a Deus e põe em perigo sua própria alma e a de seus irmãos. O homem pecaminoso só pode encontrar esperança e justiça em Deus; e nenhum ser humano é justo além do tempo em que tem fé em Deus e com Ele mantém vital ligação. A flor do campo precisa ter a sua raiz no solo; deve ter ar, orvalho, chuva e luz do Sol. Só florescerá se receber essas vantagens, e todas elas vêm de Deus. O mesmo se dá com o homem. Recebemos de Deus aquilo que contribui para a vida da alma. Somos advertidos a não confiar no homem, nem a fazer da carne o nosso braço. Sobre todos os que assim fazem é pronunciada uma maldição.

Jesus e Nicodemos

Nicodemos procurou à noite uma entrevista com Jesus, dizendo: "Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer esses sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele." João 3:2. Tudo isso era verdade no que a isso diz respeito; mas o que disse Jesus? - Ele "respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus". João 3:3. Aqui estava um homem em elevada posição de confiança, um homem que era observado como alguém educado nos costumes dos judeus, alguém cujo espírito estava cheio de sabedoria. Possuía ele verdadeiramente talentos de caráter extraordinário. Não queria ir a Jesus de dia, pois isso o tornaria alvo de observações. Seria demasiado humilhante a um dirigente dos judeus reconhecer que simpatizava com o desprezado Nazareno. Nicodemos pensa: Descobrirei eu mesmo quanto à missão e os reclamos deste Mestre, se Ele é


TM - Pag. 368  

em verdade a luz para iluminar os gentios, e a glória de Israel.

Jesus virtualmente diz a Nicodemos: Não é controvérsia que ajudará teu caso; não são argumentos que trarão luz à alma. Deves ter um novo coração, ou então não poderás discernir o reino dos Céus. Não é maior evidência que te levará para uma posição correta; mas novos propósitos, novas fontes de ação. Deves nascer de novo. A não ser que ocorra tal mudança, tornando novas todas as coisas, as mais fortes evidências que pudessem ser apresentadas seriam inúteis. A falta está em teu próprio coração; tudo deve ser mudado, ou não poderás ver o reino de Deus.

Foi esta uma declaração muito humilhante para Nicodemos, e com sentimento de irritação pegou as palavras de Cristo, dizendo: "Como pode um homem nascer, sendo velho?" João 3:4. Não tinha ele mentalidade espiritual suficiente para discernir a significação das palavras de Cristo. Mas o Salvador não enfrenta argumento com argumento. Levantando a mão com solene e calma dignidade, insiste na verdade com maior certeza: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:5-8. Disse-Lhe Nicodemos: "Como pode ser isso?" João 3:9.

Alguns raios da verdade estavam penetrando na mente do príncipe. As palavras de Cristo encheram-no de respeitoso temor, e o levaram a indagar: "Como pode ser isso?" Com profunda sinceridade Jesus respondeu: "Tu és Mestre de Israel e não sabes isso?" João 3:10. Suas palavras dão a Nicodemos a


TM - Pag. 369  

lição de que em vez de se sentir irritado com as claras palavras da verdade e condescender com a ironia, devia ele ter uma opinião mais humilde de si mesmo, devido à sua ignorância espiritual. No entanto, as palavras de Cristo eram pronunciadas com tanta solenidade, e tanto o olhar como o tom de voz exprimiam tão ardoroso amor para com ele, que não ficou ofendido, ao reconhecer sua humilhante posição.

Certamente alguém a quem foram confiados os interesses religiosos do povo não devia ignorar verdade tão importante para eles compreenderem, como era a condição de entrada no reino dos Céus. "Na verdade, na verdade te digo", continuou Jesus, "que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" João 3:11 e 12.

Esta Lição É Para nós Hoje

Esta lição a Nicodemos, apresento como sumamente aplicável para os que estão hoje em posições de responsabilidade como guias em Israel, e cujas vozes freqüentemente se fazem ouvir nos concílios dando evidências do mesmo espírito que Nicodemos possuía. Terá a lição dada ao príncipe a mesma influência sobre o coração e a vida deles? Nicodemos se converteu em resultado dessa entrevista. As palavras de Cristo são pronunciadas com a mesma veracidade aos presidentes de Associações, anciãos de igrejas e aos que ocupam posição de oficiais em nossas instituições: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." João 3:5. "E vos darei um coração novo." Ezeq. 36:26.

Se tiverdes o Espírito Santo formando e moldando diariamente vosso coração, então tereis visão divina para perceber o caráter do reino de Deus. Nicodemos


TM - Pag. 370  

aceitou a lição de Cristo e se tornou verdadeiro crente. Sua voz se fez ouvir no concílio do Sinédrio em oposição às medidas por eles adotadas para conseguir a morte de Cristo. "Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir?" disse ele. Veio em réplica a desdenhosa resposta: "És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu."

Jesus teve um discípulo em Nicodemos. Naquela conferência noturna com Jesus, o convicto homem esteve diante do Salvador sob a influência amenizadora e subjugadora da verdade que lhe brilhava nas recâmaras da mente, impressionando-lhe o coração. Jesus disse: "Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do homem, que está no Céu." João 3:12 e 13. Não somente diz Jesus a Nicodemos que deve ter um novo coração para poder ver o reino dos Céus, mas também lhe diz como obter um novo coração. Ele lê a mente pesquisadora de alguém que verdadeiramente busca a verdade, e lhe apresenta a representação de Si mesmo: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:14 e 15. Boas novas! Boas novas! ecoa por todo o mundo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. É esta uma das lições de maior importância para cada alma vivente; pois as condições da salvação são aqui apresentadas em linhas distintas. Se alguém não tivesse outro texto da Bíblia, só este seria um guia para a alma.

Especialmente para todo o homem que aceita as responsabilidades de conselheiro, todo aquele que lida com almas


TM - Pag. 371  

humanas, deve esta grandiosa e bela verdade ser brilhante e resplandecente luz. Não é honra para o que está de posse da Palavra de Deus, dizer: "Não tenho experiência. Não compreendo essas coisas." Nunca será ele mais sábio enquanto não se tornar de muito menos importância aos seus próprios olhos. Deve aprender a lição como uma criancinha. Deve tornar seu primeiro dever compreender a obra de Deus na regeneração da alma. Tal mudança deveria ocorrer em cada homem antes que este aceite a posição de líder ou governante em ligação com a sagrada obra de Deus. Se a pessoa não tiver vital ligação com Deus, prevalecerão seu espírito e sentimentos. Bem podem eles ser representados como fogo estranho oferecido em lugar do sagrado. O homem tem entremeado na obra de Deus seus próprios defeitos de caráter, invenções humanas e terrenas, enganos que servem de armadilha para eles mesmos e para todos os que os aceitam.

O Juízo de Amaleque

Deus empenha sua santíssima Palavra de que Ele vos abençoará se andardes em Seus caminhos e praticardes a justiça e o juízo. "Na tua bolsa não terás diversos pesos, um grande e um pequeno. Na tua casa não terás duas sortes de efa, um grande e um pequeno. Peso inteiro e justo terás, efa inteiro e justo terás, para que se prolonguem os teus dias na terra que te dará o Senhor, teu Deus. Porque abominação é ao Senhor, teu Deus, todo aquele que faz isso, todo aquele que faz injustiça. Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saíeis do Egito; como te saiu ao encontro no caminho e te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus." Deut. 25:13-18.


TM - Pag. 372  

Não obstante freqüentemente terem os filhos de Israel entristecido ao Senhor por se afastarem de Seus conselhos, assim mesmo tinha Ele terno cuidado para com eles. Viu o Senhor Jesus que seus inimigos tiravam vantagem de suas circunstâncias, para os prejudicar; pois essa obra devia trazer sofrimento aos cansados que jornadeavam sob a orientação de Deus. Ouvi os juízos que Deus pronunciou: "Será ,pois ,que, quando o Senhor, teu Deus, te tiver dado repouso de todos os inimigos em redor, na terra que o Senhor, teu Deus, te dará por herança, para possuí-la, então, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do Céu; não te esqueças." Deut. 25:19.

Escrevo estas Palavras de Deus a fim de que os que professam ser Seus filhos não recebam a maldição pronunciada sobre Amaleque, por lhe haverem seguido as práticas. Se os pagãos tiverem essa denúncia de sua atitude por submeterem o cansado e o afadigado, como Se exprimirá o Senhor para com os que têm tido luz, grandes oportunidades e privilégios, mas não têm manifestado o espírito de Cristo para com os seus próprios irmãos?

O Senhor vê todo o trato de um irmão para com o outro, que enfraquece a fé e enfraquece a confiança neles mesmos como homens que lidam com justiça e eqüidade. Na mais positiva linguagem expressa Ele Seu desprazer ante a iniqüidade praticada no comércio. Diz Ele: "Seria Eu limpo com balanças falsas? E com um saco de pesos enganosos?" Miq. 6:11. Pode ser que o mesmo mal aqui mencionado não tenha sido cometido em nossas instituições, mas atos que estas coisas representam têm sido e ainda estão sendo feitas.

Uma página após outra poderia ser escrita com relação a estas coisas. Associações inteiras estão se tornando levedadas com os mesmos princípios pervertidos. "Porque os seus ricos estão


TM - Pag. 373  

cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras; e a sua língua é enganosa na sua boca." Miq. 6:12. O Senhor atuará para purificar Sua igreja. Digo-vos com verdade que o Senhor está prestes a virar e transtornar as instituições chamadas pelo Seu nome.

Justamente quão cedo começará esse processo purificador, não posso dizer, mas não será protelado por muito tempo. Aquele que tem em Sua mão o crivo de joeirar purificará Seu templo de toda a impureza moral. Limpará completamente Sua eira. Deus tem uma controvérsia com todos os que praticam a mínima injustiça; pois assim procedendo rejeitam a autoridade de Deus e põem em perigo seu interesse na expiação, a redenção que Cristo efetuou para todo o filho e filha de Adão. Valerá a pena seguir um rumo que a Deus seja aborrecível? Valerá a pena pôr fogo estranho em nossos incensários para oferecer diante de Deus, e dizer que isso não faz diferença?

Não tem estado de acordo com a ordem de Deus centralizar tanto em Battle Creek. O estado de coisas que agora existe foi-me apresentado como advertência. Dói-me o coração ante a apresentação. O Senhor deu advertências para evitar essa desmoralizadora condição, mas estas não têm sido atendidas. "Vós sois o sal da Terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens." Mat. 5:13.

Apelo aos meus irmãos para que despertem. A não ser que haja uma rápida mudança, devo apresentar os fatos ao povo; pois este estado de coisas deve mudar; homens não convertidos não devem por mais tempo ser gerentes e diretores de tão importante e sagrada obra. Com Davi somos forçados a dizer: "Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a Tua lei." Sal. 119:126.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>