Orientação da Criança

CAPÍTULO 50

Que Compreende a Verdadeira Educação?

OC - Pag. 293  

XII. Desenvolvimento das Faculdades Mentais

Que Inclui a Verdadeira Educação?

A Amplitude da Verdadeira Educação

A verdadeira educação significa mais que um certo curso de estudo. É vasta. Inclui o harmônico desenvolvimento de todas as aptidões físicas e das faculdades mentais. Ensina o amor e o temor de Deus, sendo o preparo para o fiel desempenho dos deveres da vida. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 64.

A devida educação inclui, não somente a disciplina mental, mas aquele cultivo que garante a sã moral e o correto comportamento. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 331.

A primeira grande lição em toda educação é conhecer e compreender a vontade de Deus. Devemos introduzir na vida diária o esforço de adquirir esse conhecimento. Aprender a ciência apenas através da interpretação humana é falsa educação; aprender de Deus e de Cristo, porém, é aprender a ciência do Céu. A confusão em matéria educativa sobreveio devido a não haverem sido exaltados a sabedoria e o conhecimento de Deus. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 447.

Influência Contrária à Rivalidade Egoísta

Qual é o pendor da educação dada atualmente? Qual é o objetivo para que se apela mais freqüentemente? O proveito próprio. Grande parte dessa educação é uma perversão desse nome. Na verdadeira educação, a ambição egoísta, a avidez do poder, a desconsideração pelos direitos e necessidades da humanidade - coisas que são uma maldição para o nosso mundo - encontram uma influência contrária. O plano de vida estabelecido por Deus tem um lugar para cada ser humano. Cada um deve aperfeiçoar os seus talentos até


OC - Pag. 294  

ao máximo ponto; e a fidelidade no fazer isso confere honra à pessoa, sejam muitos ou poucos os seus dons.

No plano divino não há lugar para rivalidade egoísta. Os que "se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento". II Cor. 10:12. O que quer que façamos deve ser feito "segundo o poder que Deus dá". I Ped. 4:11. Deve ser feito "de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis". Col. 3:23 e 24. Precioso é o serviço efetuado e a educação obtida na prática desses princípios. Quão diversa é, porém, grande parte da educação que hoje se dá! Desde os tenros anos da criança consiste ela num apelo à competição e rivalidade; alimenta o egoísmo, a raiz de todos os males. Educação, págs. 225 e 226.

Modelo Dado no Éden

O método de educação instituído ao princípio do mundo deveria ser para o homem o modelo, durante todo o tempo subseqüente. Como ilustração de seus princípios, foi estabelecida uma escola-modelo no Éden, o lar de nossos primeiros pais. O jardim do Éden era sala de aulas; a Natureza, o livro; o próprio Criador, o instrutor. Educação, pág. 20.

Exemplificado no Grande Mestre

No ensino de Seus discípulos, o Salvador seguiu o sistema de educação estabelecido no princípio. Os primeiros doze escolhidos, juntamente com alguns poucos outros, que mediante o auxílio às suas necessidades tinham de quando em quando ligação com eles, formavam a família de Jesus. Achavam-se com Ele em casa, à mesa, em particular, no campo. Acompanhavam-nO em Suas viagens, participavam de Suas provações e dificuldades, e tanto quanto lhes era possível participavam de Seu trabalho.


OC - Pag. 295  

Às vezes Ele os ensinava enquanto juntos se assentavam ao lado das montanhas; outras, junto ao mar ou do barco do pescador, e ainda outras vezes enquanto andavam pelo caminho. Sempre que falava à multidão, os discípulos formavam a roda mais achegada. Comprimiam-se ao lado dEle, para que nada perdessem de Suas instruções. Eram ouvintes atentos, ávidos de compreender as verdades que deviam ensinar em todas as terras e a todas as épocas. Educação, págs. 84 e 85.

A Verdadeira Educação Tanto é Prática como Literária

Na infância e na juventude devem ser combinados o ensino prático e o literário, e armazenados na mente os conhecimentos. ...

Deve-se ensinar as crianças a ter parte nos deveres domésticos. Devem ser ensinadas a ajudar ao pai e à mãe nas pequenas coisas que podem fazer. Sua mente deve ser educada a pensar, sua memória exercitada para lembrar o trabalho designado; e ao se educarem nos hábitos de utilidade no lar, estão sendo ensinadas a realizar os deveres práticos, próprios de sua idade. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 368 e 369.

Não é a Escolha Natural da Juventude

Aquela espécie de educação que habilita os jovens para a vida prática, eles naturalmente não a escolhem. Insistem em seus desejos, seus gostos ou aversões, preferências e inclinações; mas se os pais têm idéias corretas a respeito de Deus, da verdade e das influências e associações que deveriam rodear os filhos, compreenderão que sobre eles repousa a responsabilidade por Deus dada, de guiar cuidadosamente a juventude inexperiente. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 132.

Não é um Método de Escape das Responsabilidades da Vida

Grave-se nos jovens o pensamento de que a educação não consiste em ensinar-lhes como escapar das ocupações desagradáveis e fardos pesados da vida; mas que seu propósito é suavizar o trabalho,


OC - Pag. 296  

ensinando melhores métodos e objetivos mais elevados. Ensinai-lhes que o verdadeiro alvo da vida não é adquirir o maior ganho possível para si, mas honrar ao seu Criador, cumprindo a sua parte no trabalho do mundo, e estendendo mão auxiliadora aos mais fracos e mais ignorantes. Educação, págs. 221 e 222.

A Educação Deve Despertar o Espírito de Serviço

Acima de qualquer outro meio, o serviço feito por amor de Cristo, nas pequeninas coisas da vida diária, tem o poder de moldar o caráter e orientar a vida no sentido do desinteressado serviço. Despertar este espírito, estimulá-lo e orientá-lo devidamente, eis a obra dos pais e professores. Não lhes poderia ser confiada obra mais importante. O espírito de serviço é o que reina no Céu, e anjos hão de cooperar com todo o esforço feito no intuito de o desenvolver e estimular.

Essa educação deve basear-se na Palavra de Deus. Somente aí nos são apresentados seus princípios, em toda a sua plenitude. A Bíblia deve ser tomada como fundamento do estudo e do ensino. O conhecimento essencial é o conhecimento de Deus e dAquele que Ele enviou. A Ciência do Bom Viver, pág. 401.

Põe a Educação Moral Acima da Cultura Intelectual

As crianças carecem grandemente de educação apropriada, a fim de virem a ser de utilidade ao mundo. Qualquer esforço, porém, que exalte a cultura intelectual acima da educação moral, é mal orientado. Instruir, cultivar, polir e refinar jovens e crianças, deve ser a principal preocupação de pais e mestres. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 84 e 85.

Seu Alvo é a Edificação do Caráter

A mais elevada espécie de educação é aquela que dê tal conhecimento e disciplina que leve ao melhor desenvolvimento do caráter, e habilite a alma para aquela vida que se mede pela vida de Deus. A eternidade não deve ficar fora de nossos cálculos. A mais elevada educação é aquela que ensine às


OC - Pag. 297  

nossas crianças e jovens a ciência do cristianismo, que lhes dê um conhecimento experimental dos caminhos de Deus, e lhes comunique as lições que Cristo deu a Seus discípulos sobre o caráter paternal de Deus. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 45 e 46.

É um Ensino que Dirige e Desenvolve

Há tempo para instruir as crianças, e tempo para educar a juventude, e é essencial que estas duas coisas sejam combinadas em alto grau na escola. As crianças podem ser preparadas para o serviço do pecado, ou para o serviço da justiça. A educação em tenra idade molda-lhes o caráter tanto na vida secular, como na religiosa. Diz Salomão: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Prov. 22:6. Essa linguagem é positiva. Essa instrução recomendada por Salomão é dirigir, educar e desenvolver.

Para que os pais e mestres façam essa obra, eles próprios devem compreender "o caminho" em que a criança deve andar. Isso abrange mais que mero conhecimento de livros. Envolve tudo quanto é bom, virtuoso, justo e santo. Compreende a prática da temperança, da piedade, bondade fraternal, e amor para com Deus e de uns para com os outros. A fim de atingir a esse objetivo, é preciso dar atenção à educação física, mental, moral e religiosa da criança. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 315 e 316.

Prepara Obreiros Para Deus

Sobre os pais e mães, recai a responsabilidade de dar educação cristã aos filhos que lhes foram confiados. Em caso algum eles devem deixar que qualquer ramo de negócio de tal maneira lhes absorva a mente, o tempo e os talentos que a seus filhos seja permitido afastarem-se até estarem separados de Deus. Não devem permitir que os filhos escapem de suas mãos para as de incrédulos.


OC - Pag. 298  

Devem fazer tudo o que estiver em suas forças para evitar que absorvam o espírito do mundo. Devem prepará-los para se tornarem coobreiros de Deus. Devem ser a mão humana de Deus, preparando a si mesmos e aos filhos para uma vida sem fim. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 545.

Ensina o Amor e o Temor de Deus

Pais cristãos, por amor de Cristo, não examinareis vossos desejos, vossos alvos para com os vossos filhos, e vereis se suportarão a prova da lei de Deus? A educação mais necessária é a que lhes ensine o amor e o temor de Deus. Review and Herald, 24 de junho de 1890.

É por Muitos Considerada Antiquada

A educação, que é tão duradoura como a eternidade, é quase inteiramente negligenciada como sendo antiquada e indesejável. A educação da criança para assumir a obra de edificação de caráter com relação ao seu bem atual, à sua paz e felicidade presentes, e para lhe guiar os pés na vereda levantada para que nela andem os remidos do Senhor, não é considerada da moda, e, portanto, não essencial. A fim de que nossos filhos entrem pelos portais da cidade de Deus como vencedores, devem ser ensinados a temer a Deus e a guardar os Seus mandamentos na vida presente. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 111.

Está Sempre Progredindo e Nunca Termina

A obra de nossa existência aqui é um preparo para a vida eterna. A educação principiada na Terra não se completará nesta vida; prosseguirá por toda a eternidade - sempre em progresso, sem nunca se completar. Mais e mais amplamente se revelarão a sabedoria e o amor de Deus no plano da redenção. Ao guiar seus filhos às fontes das águas vivas, o Salvador lhes comunicará abundância de conhecimentos. E dia-a-dia as maravilhosas obras de Deus,


OC - Pag. 299  

as provas de Seu poder na criação e manutenção do Universo, desdobrar-se-ão perante o seu espírito em uma nova beleza. À luz que irradia do trono, os mistérios desaparecerão e a alma encher-se-á de espanto em face da simplicidade das coisas dantes não compreendidas. A Ciência do Bom Viver, pág. 466.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>