Mensagens Escolhidas - Volume 3

CAPÍTULO 1

Que é a Igreja?

ME3 - Pag. 15  

A influência de Cristo tem de ser sentida em nosso mundo por intermédio de Seus filhos crentes. Quem é convertido deve exercer a mesma espécie de influência que pela instrumentalidade de Deus redundou em sua conversão. Toda a nossa obra neste mundo deve ser efetuada em harmonia, amor e unidade. Sempre devemos manter o exemplo de Cristo diante de nós, andando em Suas pegadas.

União é força, e o Senhor deseja que esta verdade seja sempre revelada em todos os membros do corpo de Cristo. Todos devem ser unidos em amor, em mansidão, em humildade de espírito. Organizados numa sociedade de crentes, com a finalidade de combinarem e difundirem sua influência, compete-lhes trabalhar como Cristo trabalhou. Sempre devem manifestar cortesia e respeito de uns para com os outros. Todo talento tem o seu lugar, e deve ser mantido sob o domínio do Espírito Santo.

Uma Sociedade Cristã Formada Para Seus Membros

A Igreja é uma sociedade cristã formada para os membros que a compõem, para que cada membro desfrute a ajuda de todas as virtudes e talentos dos outros membros e a atuação de Deus sobre eles, de acordo com seus diversos dons e capacidades. A Igreja é unida nos sagrados vínculos da comunhão, a fim de


ME3 - Pag. 16  

que cada membro tire proveito da influência do outro. Todos devem ater-se ao concerto de amor e harmonia. Os princípios e as virtudes cristãs de toda a sociedade de crentes devem produzir firmeza e força em ação harmoniosa. Todo crente deve tirar proveito e prevalecer-se da influência refinadora e transformadora das variegadas capacidades dos outros membros, para que aquilo que falta num deles seja manifestado mais abundantemente em outro. Todos os membros devem avançar juntos, para que a Igreja se torne um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.

O convênio na filiação da Igreja é que cada membro siga as pegadas de Cristo, que todos tomem sobre si o Seu jugo e aprendam dAquele que é manso e humilde de coração. Fazendo isso, "achareis descanso para a vossa alma - disse o querido Salvador. - Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve". Mat. 11:29 e 30.

Os que levam o jugo de Cristo avançarão juntos. Cultivarão simpatia e clemência, e, com santa emulação, procurarão mostrar aos outros a terna simpatia e amor de que eles mesmos sentem tão grande necessidade. Quem é fraco e inexperiente, embora seja débil, pode ser fortalecido pelos mais esperançosos e pelos de experiência amadurecida. Conquanto seja o menor de todos, ele é uma pedra que deve brilhar no edifício. É um membro vital do corpo organizado, unido a Cristo, a cabeça viva, e, por Seu intermédio, identificado com todas as excelências do caráter de Cristo, de modo que o Salvador não Se envergonhe de lhe chamar irmão.

Utilidade Aumentada Pelos Vínculos da Igreja

Por que os crentes constituem uma Igreja? Porque deste modo Cristo quer aumentar sua utilidade no mundo e fortalecer sua influência pessoal para o bem. Na Igreja deve ser mantida uma disciplina que proteja os direitos de todos e aumente o senso da dependência mútua. Deus nunca tencionou que a mente e o critério de um homem fossem um poder controlador. Ele nunca tencionou que um homem governasse, planejasse e ideasse


ME3 - Pag. 17  

sem a cuidadosa e devota consideração de todo o corpo, a fim de que todos possam agir de maneira sensata, esmerada e harmoniosa.

Os crentes devem brilhar como luzeiros no mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser ocultada. Uma igreja, separada e distinta do mundo, é, na opinião do Céu, o que há de mais valioso em toda a Terra. Os membros se comprometem a separar-se do mundo, dedicando seu serviço a um só Mestre, Jesus Cristo. Eles devem revelar que escolheram a Cristo como seu dirigente. ... A Igreja deve ser o que Deus tencionava que ela fosse, um representante da família de Deus em outro mundo. Carta 26, 1900.

Deus Tem um Corpo Organizado

Acautelai-vos dos que se apresentam com o grande encargo de denunciar a Igreja. Os escolhidos que se colocam em pé e enfrentam a tempestade da oposição do mundo, e que estão erguendo os espezinhados mandamentos de Deus para exaltá-los como santos e honrosos, são realmente a luz do mundo. ...

Digo-vos, meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado por cujo intermédio Ele irá operar. Poderá haver mais de uma vintena de Judas entre eles, poderá haver um Pedro impetuoso que em circunstâncias aflitivas negue a seu Senhor. Poderá haver pessoas representadas por João, a quem Jesus amava; talvez ele tenha, porém, um zelo que destruiria a vida dos homens mandando descer fogo do céu sobre eles para punir um insulto a Cristo e à verdade. Mas o grande Mestre procura dar lições instrutivas para corrigir esses males existentes. Ele está fazendo hoje a mesma coisa com Sua Igreja. Está indicando os seus perigos. Está-lhes apresentando a mensagem laodiceana.

Ele lhes mostra que todo egoísmo, todo orgulho, toda exaltação-própria, toda descrença e preconceito, que conduzem à resistência contra a verdade e afastam da luz verdadeira, são perigosos e, a menos que se arrependam [desses pecados], os que acalentam essas coisas serão deixados em trevas, como sucedeu com a nação judaica. Procure toda alma responder agora


ME3 - Pag. 18  

à oração de Cristo. Que toda alma ecoe essa oração em espírito, em petições, em exortações, para que todos eles sejam um, assim como Cristo é um com o Pai, e labutem com essa finalidade.

Em vez de apontar as armas da peleja contra as nossas próprias fileiras, sejam elas dirigidas contra os inimigos de Deus e da verdade. Ecoai a oração de Cristo de todo o vosso coração: "Pai santo, guarda-os em Teu nome, que Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós." João 17:11.

Que Foi Proposto Pela Oração de Cristo

A oração de Cristo não é somente pelos que agora são Seus discípulos, mas por todos os que irão crer em Cristo por meio das palavras de Seus discípulos, até o fim do mundo. Jesus estava prestes a depor Sua vida, a fim de trazer à luz a vida e a imortalidade. Cristo, em meio de Seus sofrimentos e sendo diariamente rejeitado pelos homens, olha através de dois mil anos para Sua Igreja que estaria em existência nos últimos dias, antes do fim da história da Terra.

O Senhor tem tido uma Igreja desde aquela época, durante todas as transformações operadas pelo tempo, até o período presente, 1893. A Bíblia nos apresenta uma igreja-modelo. Seus componentes devem estar em união uns com os outros e com Deus. Quando os crentes são unidos a Cristo, a Videira que Vive, o resultado é serem um com Cristo, cheios de simpatia, ternura e amor.

Os que Acusam a Igreja

Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado.

Constantemente surgem homens e mulheres que se tornam inquietos e desassossegados, querendo estabelecer um novo sistema e realizar alguma coisa estupenda. Satanás está à espera de uma oportunidade para dar-lhes algo que fazer em sua especialidade. Deus deu a cada um a sua obra.


ME3 - Pag. 19  

Restaurar, não Demolir

Há oportunidades e privilégios na Igreja para ajudar os que estão morrendo e para infundir zelo à Igreja, mas não para dilacerá-la. Há abundantes oportunidades na Igreja para andar segundo as normas de Cristo. Se o coração está cheio de zelo para avançar em direção a mais profunda santificação e santidade, labutai então nesse sentido com toda a humildade e dedicação. A Igreja necessita do frescor e da inspiração de homens que respiram na própria atmosfera do Céu, a fim de vitalizar a Igreja, embora o joio se encontre no meio do trigo. ...

Quisera advertir a todos os crentes que aprendam a manter piedosa vigilância sobre si mesmos, para que Satanás não lhes afaste o coração de Deus e passem inconscientemente a trabalhar segundo o método de Satanás, sem perceber que mudaram de dirigentes, e se encontrem sob o perigoso poder de um tirano.

Como uma Igreja, devemos estar bem despertos e labutar pelos que erram entre nós, como cooperadores de Deus. São-nos fornecidas armas espirituais, poderosas para destruir a fortaleza do inimigo. Não devemos arremessar os raios contra a militante Igreja de Cristo, pois Satanás está fazendo tudo que pode nesse sentido, e seria melhor que vós que pretendeis ser o remanescente do povo de Deus não fôsseis encontrados ajudando-o, denunciando, acusando e condenando. Procurai restaurar, não demolir, desalentar e destruir. Manuscrito 21, 1893. (Publicado na Review and Herald, 8 de novembro de 1956.)

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>